Start Cluster Turismo

 

DESIGNAÇÃO DO PROJETO

Start Cluster Turismo

CÓDIGO DO PROJETO

ACORES-01-0145-FEDER-000008

OBJETIVO PRINCIPAL

Este projeto tem como objetivo estudar e mapear o cluster do Turismo, constante da estratégia RIS3 Açores. Irá permitir delimitar os agentes do cluster, identificar as redes de relacionamento e avaliar as necessidades para o desenvolvimento do cluster. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento da metodologia de clusters na delimitação e identificação do papel dos vários agentes que intervêm na dinamização e geração de valor no cluster, com a avaliação da aplicabilidade das metodologias existentes, mapeamento do cluster do turismo nos Açores e identificação de estratégias colaborativas para o fomento do cluster.

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Fundação Gaspar Frutuoso, FP

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 144. 908,48€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 123.172, 21€

DESCRIÇÃO

Este projeto desenvolve as metodologias de definição de cluster aplicadas ao turismo nos Açores. Compreende a aplicação de algoritmos para delimitação do cluster, a caracterização das empresas e agentes intervenientes e a avaliação das interações com outras atividades na região. Prevê a constituição de bases de dados, realização de inquéritos, sistematização e disponibilização de informação e identificação de estratégias colaborativas.

RESULTADOS

Está prevista a disponibilização de uma plataforma online de divulgação de informação, a publicação de artigos científicos e teses de doutoramento e de mestrado. 

FOTOGRAFIAS