TU-SÉNIOR 55+ Turismo Sénior e Bem-Estar no Destino Açores: Criação de um Produto Cultural

 

DESIGNAÇÃO DO PROJETO

TU-SÉNIOR 55+ - Turismo Sénior e Bem-Estar no Destino Açores: Criação de um Produto Cultural

CÓDIGO DO PROJETO

AÇORES-01-0145- FEDER-000044

OBJETIVO PRINCIPAL

Pretendemos alcançar os seguintes objetivos principais:

  • Compreender as motivações, as expetativas, os desejos e as necessidades dos seniores de vários locais (ilhas dos Açores, Continente Português e Comunidades na diáspora: EUA e Canadá), designadamente sobre o consumo de um produto de vertente cultural e de otimização da saúde e bem-estar;
  • Construir um programa de turismo sénior para um espaço temporal desejado (prevê-se 5 dias a uma semana), fundamentado nas solicitações e motivações dos seniores para o destino Açores e respeitando as suas especificidades em termos de limitações funcionais, mobilidades, experiências gastronómicas saudáveis, experiências de termalismo e aquisição de conhecimentos acerca do património cultural e natural açoriano, tendente à otimização do bem-estar global e da promoção do envelhecimento ativo;
  • Promover os Açores como um destino sénior por excelência, através da difusão dos resultados destes estudos (1 e 2), junto do público sénior e dos agentes de turismo.

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Fundação Gaspar Frutuoso, FP.

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 96 466,80 € 

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 81 996,78€

DESCRIÇÃO

Numa época de globalização dos modos de vida e de mundialização crescente das economias nacionais, o turismo tornou-se uma dimensão elementar da modernidade ocidental e a mobilidade espacial alargada, essa, uma condição de vida e uma forma de estar na contemporaneidade. Somos herdeiros de uma tradição em que as viagens se tornaram fatores incontornáveis quer na constituição da nacionalidade quer na afirmação da identidade europeia, ou mesmo, na própria natureza da insularidade. Desde há muito, a região Açores se constituiu simultaneamente um local de passagem e de abastecimento; assim um pólo transoceânico estrategicamente situado para acolher viajantes de todo o mundo.

Diversificaram-se as categorias sociais que integram a procura e conferem expressão às internacionais tendências atuais dos mercados. Inequivocamente, dentro da dinâmica global, o turismo Sénior constitui um segmento em forte expansão, dotado de rendimentos substanciais que tem requerido uma afetação de recursos impar. Nem sempre foi reconhecida a sua especificidade no âmbito do sector turístico em geral e da pesquisa, em particular.

O incremento da procura do destino Açores, na procura Sénior, requer um conhecimento efetivo que permita uma adequação da oferta das iniciativas, das ações, dos programas, isto é, dos produtos colocados à disposição deste tipo de público que é considerado de forma avulsa desprovido de qualquer especificidade que permita maximizar a eficiência das ações empreendidas e dos investimentos para atender à sua satisfação.

Ao elegermos o segmento do turismo sénior procuramos corresponder às preocupações institucionais de várias instâncias internacionais que elegeram a promoção do envelhecimento ativo e da solidariedade entre as gerações como objetivos maiores capazes de orientar prioridades de investigação e de fomentar iniciativas diversas no desenvolvimento de produtos e serviços com sentido de preocupação com o bem-estar destas populações. Nesse sentido, o presente estudo visa, em última instância, o desenvolvimento de modelos programáticos de ações/iniciativas, que terão uma duração de 5 a 8 dias, com conteúdos próprios e atividade lúdico-expressivas, adequados à promoção da saúde e bem-estar e com a maior adaptabilidade possível ao tipo de público Sénior nas suas diferentes valências, limitações e necessidades revertendo em mais-valias para a Região com possibilidades de ser replicado a uma escala mais alargada. A necessidade de apetrechar com conteúdos estimulantes as ações desde o acolhimento, ao acompanhamento e à monitorização de todas as atividades para este segmento populacional, só pode ser suportada por um processo de investigação interdisciplinar. Concretamente, de cariz multidisciplinar, a equipa de investigação constituída inclui elementos altamente qualificados quer nos âmbitos do envelhecimento e do turismo para além da psicologia/gerontologia, economia, sociologia, ecologia e estatística que cremos serem mais-valias no seio de um projeto que, pela sua natureza, requer a concertação de práticas de investigação e a mobilização de saberes que se complementam para alcançar os objetivos da pesquisa. Sendo o objetivo principal a conceção, estruturação e desenvolvimento de um produto promocional de ações e iniciativas sequenciadas que integrem as atividades artesanais, gastronómicas, culturais e ambientais num quadro articulado e programático que configure um itinerário ocupacional que vá de encontro às necessidades de saúde e bem-estar da pessoa idosa. Em termos metodológicos, o presente estudo utiliza o método multisítio e a análise multivariada, desenrolando-se em duas etapas ou dois estudos complementares:

O Estudo 1 centra-se na realização de um inquérito por questionário a uma amostra descentrada em 4 localidades, selecionadas de acordo com a sua pertinência de ligação ao arquipélago: Lisboa, Costa Leste dos Estados Unidos e Toronto no Canadá para além de S. Miguel, Terceira e Faial. A presente pesquisa é predominantemente de teor quantitativo e implica a construção de um instrumento de sondagem com fatores e dimensões standardizados capazes de permitir avaliar as atitudes, apetências, motivações, expetativas e solicitações do público de turismo sénior com mais de 55 anos de idade.

O Estudo 2 será desenvolvido junto dos agentes, promotores e atores privilegiados que no ramo turístico detém informação relevante quer em termos de conhecimento especializado, quer em termos de perceção do estado e das tendências do turismo sénior no conjunto do sector. A auscultação dos principais agentes implicados irá requerer uma metodologia mais de teor qualitativo, sendo concretizada pela implementação de entrevistas em profundidade que serão tratadas em função de uma análise de conteúdo e da criação de categorias compreensivas/interpretativas suscetíveis de nos facultarem material inalcançável por outra via.

RESULTADOS

  • Criação de um Produto Cultural de Turismo Sénior e Bem-Estar para o Destino Açores;
  • Criação de uma página  Web e de um facebook Tu-senior + 55;
  • Organização de um Congresso sobre Turismo Sénior;
  • Participação em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais com vista à divulgação dos resultados científicos do projeto;
  • Publicações nacionais e internacionais com os resultados dos dois estudos do projeto;
  • Construção do e-book com os resultados do Projeto;
  • Implementação de networking entre parceiros locais, nacionais e internacionais.

FOTOGRAFIAS