Acrónimo:CATL III
Centro de Custos:951
Título:Os CATL como contextos de Promoção do Desenvolvimento e de Facilitação do Sucesso Escolar
Início-Fim:21-11-2019 - 30-09-2021
Entidade Beneficiária:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Bruno Machado, Fábio Sousa
Investigador Responsável:Ana Cristina Pires Palos
Unidades Orgânicas:FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Unidades I&D:CICS.NOVA.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Financiamento Total:19.998,70
Outras Fontes de Financiamento:19.998,70 (100.0 %)
Descrição da Prestação de Serviços:

O estudo intitulado “OS CATL COMO CONTEXTOS DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E DE FACILITAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR” tem como objetivo geral perceber se a frequência de um CATL faz a diferença em termos de desenvolvimento e de facilitação do sucesso escolar das crianças.

Mais especificamente, pretende-se analisar se há diferenças entre as crianças que frequentam e não frequentam os CATL a nível de: competências sociais, aptidões para a aprendizagem escolar, aproveitamento escolar, potencial criativo e comportamentos problemáticos.

Com o intuito de explorar a hipótese de que as crianças inscritas em CATL e as que não os frequentam poderem apresentar níveis de desenvolvimento e de aproveitamento escolar distintos, serão estudados intensivamente dois grupos de crianças, residentes na ilha de São Miguel: um de crianças inscritas em CATL e outro de crianças que não se encontrem inscritas nos mesmos. Os grupos serão emparelhados para variáveis-chave: idade, sexo, ano de escolaridade, nível de escolar.