Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) e a Caixa de Crédito Agrícola, conscientes de que o reconhecimento das atividades de investigação e desenvolvimento em diversas áreas científicas constitui um estímulo para a progressão do conhecimento em temáticas essenciais para a melhoria da ciência e/ou da qualidade de vida humana, e que a cooperação institucional é uma mais-valia para a promoção e o avanço do conhecimento científico, do desenvolvimento tecnológico e da inovação, estabeleceram um protocolo entre si para a atribuição do Prémio Mérito Científico da Universidade dos Açores.

O Prémio Mérito Científico da Universidade dos Açores, no valor monetário de 2500 € (dois mil e quinhentos euros), patrocinado integralmente pela Caixa de Crédito Agrícola, visa distinguir, reconhecer e promover o trabalho científico dos membros da comunidade da Universidade dos Açores (UAc), assumindo um papel dinamizador para uma cultura de excelência na investigação em todos os domínios científicos.

Candidaturas

Destinatários

Nos termos do Artigo 3.º do Regulamento, o Prémio destina-se docentes e investigadores que detenham vínculo à UAc ou à FGF, a bolseiros relativamente aos quais a UAc ou a FGF sejam entidades financiadoras ou de acolhimento e a outros investigadores que sejam membros integrados de unidades de investigação da UAc.

Área científica do Prémio em 2024

Nesta primeira edição do Prémio Mérito Científico da Universidade dos Açores, que ocorre no ano em que se celebra o 25.º aniversário da Fundação Gaspar Frutuoso, o Conselho Diretivo da FGF deliberou atribuir o Prémio na área científica “Ciências Exatas e Naturais”.

Apresentação das candidaturas

As candidaturas ao Prémio Mérito Científico da Universidade dos Açores estão abertas entre as 00h00 do dia 12 de fevereiro e as 23h59 do dia 18 de fevereiro de 2024.

As candidaturas devem ser apresentadas em formulário eletrónico próprio, disponível na página da internet da FGF. Cada candidato poderá apresentar apenas uma candidatura, nos termos definidos no Regulamento e no Edital. Só serão admitidos a concurso artigos científicos com resultados originais, publicados em revistas indexadas na SCOPUS ou na WEB of SCIENCE com fator de impacto igual ou superior a 5 (cinco). As candidaturas submetidas fora de prazo ou que não cumpram os requisitos indicados no Regulamento e no Edital serão excluídas.

 

O período de candidaturas para o Candidaturas abertas

12 a 18 de fevereiro de 2024