Gaspar Frutuoso

Gaspar Frutuoso nasceu na Ilha de São Miguel (Ponta Delgada, 1522 — Ribeira Grande, c. 1591), filho de Frutuoso Dias, mercador e proprietário rural; e de sua esposa Isabel Fernandes. Foi historiador, sacerdote e humanista açoriano.

Bacharel em Artes e Teologia pela Universidade de Salamanca e Doutor em Teologia, Gaspar Frutuoso destacou-se pela autoria da obra "Saudades da Terra" (6 livros, 8 tomos). Ao longo desta obra, Gaspar Frutuoso faz a primeira “história” comparada insular, tratando os arquipélagos das Canárias, Madeira e, principalmente, dos Açores.

Foi pároco da vila da Lagoa, na freguesia de Santa Cruz, onde existem registos por ele lavrados referentes aos anos de 1558 a 1560.

Em 1560 partiu para Salamanca, talvez para se doutorar. Nesse mesmo ano, mudou-se para Bragança, passando a ser um colaborador próximo do bispo D. Julião de Alva, aí permanecendo até 1563. Por carta de confirmação de 20 de maio de 1565, foi nomeado vigário e pregador da Matriz de Nossa Senhora da Estrela da então Vila da Ribeira Grande, cargo que exerceu, durante 26 anos, até à sua morte.

Assinatura