PROSCIENTIA
Acrónimo:M3.3.B/ORG.R.C/023/2023
Centro de Custos:1166
Código da Operação:M3.3.B/ORG.R.C/023/2023
Título:VII CICA - Famílias na Infância
Início-Fim:20-04-2023 - 20-12-2023
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Investigador Responsável:Sofia de Oliveira Major
Unidades Orgânicas:FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Unidades I&D:NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
Principais Objetivos:

O Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (CICA) conta já com seis edições com o apoio da DRCT/DRCTD, sendo um evento científico que já tem o seu lugar nos congressos organizados nos Açores, gerando sempre muitas expetativas nos profissionais/investigadores que o atendem considerando a perspetiva interdisciplinar que tem incutida. Este ano, o VII CICA irá focar-se no tema “Famílias na Infância”, procurando trazer contributos científicos e práticos nesta área, o que permitirá responder às necessidades de atualização de conhecimentos científicos e pedagógicos de educadores de infância, professores, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, investigadores e demais profissionais, através do debate e partilha de conhecimentos e da investigação realizada em torno desta temática. Considerando o modelo ecológico proposto por Urie Bronfenbrenner, a família integra o microssistema da criança. Neste sentido, a família representa o primeiro contexto de socialização das crianças, ocupando um lugar de destaque no desenvolvimento integral da criança (e.g., motor, cognitivo, socioemocional, moral), e um papel preponderante nas primeiras experiências de vinculação, socialização, aprendizagem. Acresce que a família pode, igualmente, representar um fator protetor ou de risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, destacando-se assim a relevância da realização de um congresso internacional acerca desta temática nos Açores. A Organização Mundial Saúde (OMS) define a família como o contexto de promoção da saúde e redução da doença, onde desde que nascem, os indivíduos desenvolvem crenças e comportamentos de saúde. Também a UNESCO destaca o papel da família ao considerar a escola, família e assistência médica como os três pilares para a garantia de inclusão e equidade educacional. Em vigor desde 2 de setembro de 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança (adotada pela Assembleia Geral da ONU) evidencia no seu preâmbulo o papel inigualável da família, “como grupo fundamental da sociedade e ambiente natural para o crescimento e o bem-estar de todos os seus membros e, em particular, das crianças, deve receber a proteção e a assistência necessárias para poder assumir plenamente suas responsabilidades dentro da comunidade”. O papel nuclear da família na infância tem despertado o interesse da comunidade científica em áreas tão dispersas do conhecimento (e.g., genética, medicina, enfermagem, psicologia, educação, sociologia, filosofia, economia), salientando a sua interdisciplinaridade. No contexto nacional, e enfatizando a importância da relação família-escola, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016) contemplam uma secção focada na Intencionalidade Educativa, em que é bem patente a relevância do papel dos pais/família enquanto parceiros, ao considerar que o desenvolvimento deste processo requer a participação de diferentes intervenientes (crianças, outros profissionais, pais/famílias), através formas de comunicação e estratégias que promovam esse envolvimento e facilitem a articulação entre os diversos contextos de vida da criança. Considerando que o Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA-UAc) procura promover investigação sobre as questões da infância e do seu desenvolvimento, o VII CICA tem como objetivo oferecer aos seus participantes a oportunidade de discutir, analisar, debater, problematizar e divulgar investigação e boas práticas, promotoras de um melhor entendimento e aprofundamento sobre as questões relativas ao papel das famílias na infância através de três conferências, oito workshops e três eventos externos que se traduzirão numa oportunidade ímpar de reflexão, discussão e aprendizagem. O evento regressará ao seu formato presencial durante quatro dias, e contará com a participação de 11 especialistas de diversas áreas profissionais e de investigação provenientes de diversos locais, dos quais uma regional (Anabela Faria, Coordenadora Regional de Intervenção Precoce; Ilha Terceira) e oito nacionais (Álvaro Laborinho Lúcio, reconhecido jurista, professor universitário e escritor com vários papéis de destaque em associações ligadas a Direitos da Criança e Direitos dos Menores e da Família; Maria João Seabra Santos, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com vasta experiência em programas de treino parental; Margarida (Bru) Junça, mediadora de leitura e contadora de histórias, responsável pela Hora da Leitura do 1º e 2º Ano de Escolaridade no Estudo em Casa durante a pandemia de COVID-19; Rita Francisco, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, coordenadora do Mestrado em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde e da Pós-graduação sobre Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens; Maria Barbosa Ducharne, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, investigadora responsável de vários projetos focados no tema das famílias adotivas (AdoPt - Adoptive Families' strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study); Vanda Gato, formadora técnica na Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), coordenadora e fundadora do Centro Regenerativo Florescer; Lígia Azevedo, Direção Geral da Educação, coordenadora do projeto SeguraNet; e Andreia Hall, Professora Associada do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, coordenadora do projeto Histórias com sabor a Matemática e membro da equipa do Circo Matemático; provenientes de Lisboa, Coimbra, Porto, Aveiro, Évora). O VII CICA conta ainda com dois especialistas internacionais: Francisco Javier Méndez Carrillo, Professor Catedrático, especialista em Psicologia Clínica da Universidade de Múrcia (Espanha), diretor de coleções de livros “Ojos Solares” sobre prevenção e tratamento de problemas psicológicos na infância e “Guías para Padres y Madres”; e Luis Abad Mas diretor da Red Cenit (Valência, Espanha). As diversas áreas científicas e de atuação dos especialistas convidados deixam antever momentos de partilha interdisciplinar, troca de ideias, com reflexão, discussão e aprendizagem acerca de implicações das famílias no desenvolvimento de crianças e jovens. O encontro irá também contar com dois momentos de comunicações livres abertos à participação de investigadores regionais, nacionais e internacionais que submetam resumos devidamente fundamentados e avaliados pela comissão científica, envolvendo temáticas no âmbito do tema do encontro que potenciarão a divulgação de resultados de investigação. Por fim, o VII CICA integra três eventos em contexto extrauniversitários que permitirão que os contributos dos especialistas convidados se alarguem à comunidade geral e aproximar, assim, a Ciência dos cidadãos: 1) sessão de leitura para pais e filhos na Livraria Letras Lavadas (Margarida Bru Junça), 2) sessão para pais e filhos sobre saúde e bem-estar das famílias no Projeto Novas Rotas (Rita Francisco), e 3) sessão para pais e filhos sobre a família vai à escola no Colégio São Francisco Xavier (Vanda Gato). Dada a abrangência do tema do VII CICA, este evento destina-se a um público bastante alargado, podendo interessar a profissionais e investigadores da área da educação, da psicologia, da filosofia, da matemática e da língua portuguesa, da enfermagem, do direito, da sociologia, do serviço social ligados ao trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias numa diversidade de contextos, bem como a membros do setor político e da sociedade, como pais. O VII CICA conta ainda com diversas parcerias científicas com entidades regionais, nacionais e internacionais (e.g., CINEICC), com empresas (Letras Lavadas), com o governo (Secretaria Regional da Saúde e Desporto), e com a sociedade civil (Colégio São Francisco Xavier e Projeto Novas Rotas - Escola Básica Integrada das Capelas), que permitirão projetar a Região Autónoma dos Açores através do estabelecimento e reforço de parcerias com estas entidades.

Descrição do Projeto:

O Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (CICA) conta já com seis edições com o apoio da DRCT/DRCTD, sendo um evento científico que já tem o seu lugar nos congressos organizados nos Açores, gerando sempre muitas expetativas nos profissionais/investigadores que o atendem considerando a perspetiva interdisciplinar que tem incutida. Este ano, o VII CICA irá focar-se no tema “Famílias na Infância”, procurando trazer contributos científicos e práticos nesta área, o que permitirá responder às necessidades de atualização de conhecimentos científicos e pedagógicos de educadores de infância, professores, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, investigadores e demais profissionais, através do debate e partilha de conhecimentos e da investigação realizada em torno desta temática. Considerando o modelo ecológico proposto por Urie Bronfenbrenner, a família integra o microssistema da criança. Neste sentido, a família representa o primeiro contexto de socialização das crianças, ocupando um lugar de destaque no desenvolvimento integral da criança (e.g., motor, cognitivo, socioemocional, moral), e um papel preponderante nas primeiras experiências de vinculação, socialização, aprendizagem. Acresce que a família pode, igualmente, representar um fator protetor ou de risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, destacando-se assim a relevância da realização de um congresso internacional acerca desta temática nos Açores. A Organização Mundial Saúde (OMS) define a família como o contexto de promoção da saúde e redução da doença, onde desde que nascem, os indivíduos desenvolvem crenças e comportamentos de saúde. Também a UNESCO destaca o papel da família ao considerar a escola, família e assistência médica como os três pilares para a garantia de inclusão e equidade educacional. Em vigor desde 2 de setembro de 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança (adotada pela Assembleia Geral da ONU) evidencia no seu preâmbulo o papel inigualável da família, “como grupo fundamental da sociedade e ambiente natural para o crescimento e o bem-estar de todos os seus membros e, em particular, das crianças, deve receber a proteção e a assistência necessárias para poder assumir plenamente suas responsabilidades dentro da comunidade”. O papel nuclear da família na infância tem despertado o interesse da comunidade científica em áreas tão dispersas do conhecimento (e.g., genética, medicina, enfermagem, psicologia, educação, sociologia, filosofia, economia), salientando a sua interdisciplinaridade. No contexto nacional, e enfatizando a importância da relação família-escola, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016) contemplam uma secção focada na Intencionalidade Educativa, em que é bem patente a relevância do papel dos pais/família enquanto parceiros, ao considerar que o desenvolvimento deste processo requer a participação de diferentes intervenientes (crianças, outros profissionais, pais/famílias), através formas de comunicação e estratégias que promovam esse envolvimento e facilitem a articulação entre os diversos contextos de vida da criança. Considerando que o Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA-UAc) procura promover investigação sobre as questões da infância e do seu desenvolvimento, o VII CICA tem como objetivo oferecer aos seus participantes a oportunidade de discutir, analisar, debater, problematizar e divulgar investigação e boas práticas, promotoras de um melhor entendimento e aprofundamento sobre as questões relativas ao papel das famílias na infância através de três conferências, oito workshops e três eventos externos que se traduzirão numa oportunidade ímpar de reflexão, discussão e aprendizagem. O evento regressará ao seu formato presencial durante quatro dias, e contará com a participação de 11 especialistas de diversas áreas profissionais e de investigação provenientes de diversos locais, dos quais uma regional (Anabela Faria, Coordenadora Regional de Intervenção Precoce; Ilha Terceira) e oito nacionais (Álvaro Laborinho Lúcio, reconhecido jurista, professor universitário e escritor com vários papéis de destaque em associações ligadas a Direitos da Criança e Direitos dos Menores e da Família; Maria João Seabra Santos, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com vasta experiência em programas de treino parental; Margarida (Bru) Junça, mediadora de leitura e contadora de histórias, responsável pela Hora da Leitura do 1º e 2º Ano de Escolaridade no Estudo em Casa durante a pandemia de COVID-19; Rita Francisco, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, coordenadora do Mestrado em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde e da Pós-graduação sobre Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens; Maria Barbosa Ducharne, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, investigadora responsável de vários projetos focados no tema das famílias adotivas (AdoPt - Adoptive Families' strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study); Vanda Gato, formadora técnica na Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), coordenadora e fundadora do Centro Regenerativo Florescer; Lígia Azevedo, Direção Geral da Educação, coordenadora do projeto SeguraNet; e Andreia Hall, Professora Associada do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, coordenadora do projeto Histórias com sabor a Matemática e membro da equipa do Circo Matemático; provenientes de Lisboa, Coimbra, Porto, Aveiro, Évora). O VII CICA conta ainda com dois especialistas internacionais: Francisco Javier Méndez Carrillo, Professor Catedrático, especialista em Psicologia Clínica da Universidade de Múrcia (Espanha), diretor de coleções de livros “Ojos Solares” sobre prevenção e tratamento de problemas psicológicos na infância e “Guías para Padres y Madres”; e Luis Abad Mas diretor da Red Cenit (Valência, Espanha). As diversas áreas científicas e de atuação dos especialistas convidados deixam antever momentos de partilha interdisciplinar, troca de ideias, com reflexão, discussão e aprendizagem acerca de implicações das famílias no desenvolvimento de crianças e jovens. O encontro irá também contar com dois momentos de comunicações livres abertos à participação de investigadores regionais, nacionais e internacionais que submetam resumos devidamente fundamentados e avaliados pela comissão científica, envolvendo temáticas no âmbito do tema do encontro que potenciarão a divulgação de resultados de investigação. Por fim, o VII CICA integra três eventos em contexto extrauniversitários que permitirão que os contributos dos especialistas convidados se alarguem à comunidade geral e aproximar, assim, a Ciência dos cidadãos: 1) sessão de leitura para pais e filhos na Livraria Letras Lavadas (Margarida Bru Junça), 2) sessão para pais e filhos sobre saúde e bem-estar das famílias no Projeto Novas Rotas (Rita Francisco), e 3) sessão para pais e filhos sobre a família vai à escola no Colégio São Francisco Xavier (Vanda Gato). Dada a abrangência do tema do VII CICA, este evento destina-se a um público bastante alargado, podendo interessar a profissionais e investigadores da área da educação, da psicologia, da filosofia, da matemática e da língua portuguesa, da enfermagem, do direito, da sociologia, do serviço social ligados ao trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias numa diversidade de contextos, bem como a membros do setor político e da sociedade, como pais. O VII CICA conta ainda com diversas parcerias científicas com entidades regionais, nacionais e internacionais (e.g., CINEICC), com empresas (Letras Lavadas), com o governo (Secretaria Regional da Saúde e Desporto), e com a sociedade civil (Colégio São Francisco Xavier e Projeto Novas Rotas - Escola Básica Integrada das Capelas), que permitirão projetar a Região Autónoma dos Açores através do estabelecimento e reforço de parcerias com estas entidades.

Albúm


Evidências/Publicações