PO Açores 2020 - FEDER
Acrónimo:PO ACORES 2020-2015-SMART
Centro de Custos:620
Código da Operação:ACORES-01-0145-FEDER-000017
Título:SMART - SMART-TOURISM
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Bruno Fernambuco, Lúcia Cláudio
Investigador Responsável:Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges Tiago
Unidades Orgânicas:FEG - Faculdade de Economia e Gestão
Unidades I&D:CEEAplA - Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico
EntidadeFundação Gaspar Frutuoso
Custo Total Elegível132.450,78 €
PO Açores 2020 - FEDER (85.0 %)112.583,16 €
Principais Objetivos:

Este projeto tem como objetivo estudar e analisar o comportamento das empresas e dos turistas no domínio digital, potenciando a capacidade de resposta do tecido empresarial regional do cluster do Turismo constante da estratégia RIS3 Açores. Irá permitir desenvolver novas abordagens metodológicas de tratamento de big data no turismo, monitorizar a evolução dos comportamentos de compra e a utilização dos meios digitais por parte dos turistas e avaliar e otimizar a atuação das empresas regionais. Prevê a realização de workshops com especialistas internacionais, uma plataforma online de divulgação de informação, bem como a publicação de artigos científicos e teses de doutoramento e de mestrado relacionadas com o projeto. Aumentar a Produção Científica de Qualidade e Orientada para a Especialização Inteligente.

Descrição do Projeto:

Este projeto desenvolve um modelo de avaliação e acompanhamento do turismo 3.0., aplicado aos Açores. Compreende a aplicação de técnicas inovadoras de tratamento de big data nos social media, avaliando a atividade das empresas e dos turistas. Prevê a criação de bases de dados, realização de inquéritos, sistematização e disponibilização de informação, formação e identificação de fatores críticos de desenvolvimento, com aplicação dos modelos STAR e DINESERV3.0. e facultando às empresas regionais uma ferramenta de apoio.

Resultados:

No decorrer dos três anos, o projeto SMART Tourism pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Maximização das sinergias entre os diferentes stakeholders do setor do turismo;
  • Organização de seminários, conferências e workshops;
  • Dinamização de processos de transferência de conhecimento entre a academia e as empresas;
  • Publicação de livro e artigos em revistas internacionais e nacionais;
  • Apresentações e comunicações em encontros científicos internacionais e nacionais;
  • Promoção e desenvolvimento de teses de Doutoramento e Mestrado;
  • Incentivo ao surgimento de aplicações computacionais.

Albúm


Evidências/Publicações