Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
Acrónimo:M1.1.C/C.S./011/2019/01
Centro de Custos:963
Código da Operação:M1.1.C/C.S./011/2019/01
Título:Educadores Incríveis + Crianças Felizes = Programa IY-TCM nos Açores
Início-Fim:01-01-2020 - 01-01-2022
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Gonçalo Goulart, Paula Oliveira
Investigador Responsável:Sofia de Oliveira Major
Unidades Orgânicas:FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Unidades I&D:NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
EntidadeFundação Gaspar Frutuoso
Financiamento Total25.000,00 €
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia (100.0 %)25.000,00 €
Principais Objetivos:

O presente projeto foi desenhado atendendo aos objetivos da medida 1.1.c – “Implementação de projetos de I&DI” na área das Ciências Sociais e Humanas, procurando enquadrar-se em dois desafios societais: “Europa num Mundo em Mudança – Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Ponderadas” e “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” (cf. Políticas públicas e impacto do projeto). Na resposta a estes desafios, foram definidos três objetivos gerais para o projeto: 1. Contribuir para a redução das desigualdades sociais das crianças que frequentam jardins de infância localizados em zona de intervenção prioritária da ilha de São Miguel; 2. Dotar educadores de infância de estratégias mais eficazes/positivas no trabalho com as crianças das suas salas; 3. Analisar a eficácia do programa da série Anos Incríveis, Incredible Years - Teacher Classroom Management Programme (IY-TCM), no bem-estar emocional, stresse e autoeficácia de educadores de infância e nas aptidões sociais e problemas de comportamento das crianças. Estes três objetivos têm como base comum a implementação do programa IY-TCM.

Descrição do Projeto:

Este projeto procura dar resposta a uma evidente lacuna apontada pelos educadores de infância: escassez de formação
específica acerca de estratégias para lidar com os desafios comportamentais das crianças. Objetivos: a) contribuir para a
redução das desigualdades sociais, b) dotar educadores de estratégias mais eficazes no trabalho com as crianças, e c)
analisar a eficácia do programa Anos Incríveis - Teacher Classroom Management Programme (IY-TCM). Serão
selecionados 30 educadores de infância, repartidos em dois grupos: grupo de intervenção (15 educadores - formação
TCM) e grupo de controlo (15 educadores - tratamento habitual). A avaliação irá decorrer em três momentos: pré,
pós-intervenção e follow-up. Serão avaliadas variáveis dos 30 educadores (stresse, autoeficácia, burnout) e variáveis das
450 crianças (estimativa) (problemas de comportamento). Ao proporcionar esta intervenção será possível ultrapassar
dificuldades de acesso a formação resultantes da insularidade da RAA.

Albúm


Evidências/Publicações