
Acrónimo: | M1.1.C/C.S./014/2019/01_IGEaD |
Centro de Custos: | 962 |
Código da Operação: | M1.1.C/C.S./014/2019/01 |
Título: | Potencial do Ensino à Distância na promoção da inclusão geográfica nos Açores |
Início-Fim: | 01-01-2020 - 01-11-2022 |
Entidade Beneficiária Principal: | Fundação Gaspar Frutuoso |
Gestores da FGF: | Gonçalo Goulart, Paula Oliveira |
Investigador Responsável: | Francisco José Rodrigues De Sousa |
Unidades Orgânicas: | FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
Unidades I&D: | CICS.NOVA.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais |
Entidade | Montante |
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Financiamento Total | 24.360,00 € |
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia (100.0 %) | 24.360,00 € |
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia (100.0 %) | 24.360,00 € |
Principais Objetivos:
1. Estudar o potencial do EaD na promoção da inclusão geográfica em contexto insular;
1.1. Compreender experiências de estudantes açorianos no âmbito do EaD;
1.2. Compreender o eventual interess
e de residentes em zonas periféricas dos Açores por formação superior
oferecida a distância pela UAc;
1.3. Avaliar a recetividade de potenciais candidatos açorianos ao ensino superior relativamente a abordagens ao
EaD em desenvolvimento na UAc;
2. Explorar possibilidades de internacionalização do EaD desenvolvido nos Açores.
Descrição do Projeto:
Este projeto está predominantemente orientado para o estudo do potencial do Ensino a Distância (EaD) na
promoção da inclusão geográfica em contexto insular, sem prejuízo da sua exploração como meio de
internacionalização.
Sabendo que o EaD, ao permitir o acesso ao ensino em qualquer momento e em qualquer lugar, pode contribuir
decisivamente para a atenuação dos efeitos das barreiras geográficas, um maior desenvolvimento do EaD a partir
dos Açores pode constituir-se como fator de inclusão no acesso ao ensino superior, sobretudo para açorianos que
residam na periferia do arquipélago. Assim, pretende-se compreender o eventual interesse destes últimos por
formação superior oferecida a distância pela Universidade dos Açores (UAc) e avaliar a sua recetividade
relativamente a abordagens ao EaD em desenvolvimento nesta Instituição de Ensino Superior. Complementarmente
a esta orientação, especialmente focada nas necessidades da população Açoriana, pretende-se explorar
possibilidades de aproveitamento do EaD como meio de internacionalização, contribuindo para o reforço da
inserção de parte da oferta formativa da UAc em roteiros de formação internacional.