Na sequência dos anteriores CICA (Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente), financiados pela DRCT, o V CICA procura continuar a alargar e aprofundar questões relacionadas com a infância e a adolescência. Este V CICA, subordinado ao tema “Vamos Brincar?!” vem procurar corresponder às necessidades de atualização de conhecimentos científicos e pedagógicos inscritas nas avaliações que os participantes às anteriores edições fizeram, onde é referido reiteradas vezes o tema em questão, enquanto estratégia fundamental para uma abordagem à infância e às suas problemáticas mais consentânea com as reais necessidades de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens. Como refere o Relatório da Lego Foundation/UNICEF (2018), o brincar constitui uma das formas mais importantes através da qual as crianças desenvolvem conhecimentos e competências essenciais para a vida, pelo que as oportunidades de brincar e os contextos favorecedores do brincar, da exploração e da manipulação devem estar presentes ao longo da infância. Brincar é uma atividade estimulante e enriquecedora desde diferentes perspetivas, como refere Anna Tardos (2014) no seu livro “El adulto y el juego del niño”, pois enquanto brinca, a criança descobre as propriedades dos objetos e aprende o que pode fazer com eles, aprende a observar e a agir, aprende a superar obstáculos, aprende a prever o que pode acontecer. Stuart Brown, fundador do National Institute for Play, nos Estados Unidos, refere que brincar é um exercício físico e um exercício para a mente, com implicações ao longo da vida. Brincar contribui para capacidades essenciais como a resolução de problemas, o lidar com as incertezas e com o inesperado, a socialização e o gerir as regras de convivência sociais e desenvolve o pensamento criativo de crianças, jovens e adultos. Por todas estas razões, e porque o NICA-UAc se preocupa com as questões da infância e do seu desenvolvimento, V CICA, irá procurar oferecer aos seus participantes oportunidades diversificadas de discutir, analisar, debater, problematizar e divulgar investigação e boas práticas, promotoras de um melhor entendimento e aprofundamento sobre estas questões, numa análise cuidada das suas especificidades, na procura de oferecer aos participantes uma oportunidade para melhor as compreenderem e apreenderem, e perspetivarem as suas implicações para a formação e a ação dos indivíduos e das sociedades atuais. O evento decorrerá numa versão híbrida (presencial e online), durante 4 dias (duas tardes online e duas manhã presenciais), e contará com a participação de especialistas regionais (Dr. Ricardo Ávila da Biblioteca Luís da Silva Ribeiro de Angra do Heroísmo; Dr. André Ruela, da Expolab - Lagoa), nacionais (Doutor Carlos Neto, da FMH – Universidade de Lisboa; Doutores Jorge Nuno Silva e Tiago Hirth, da Universidade de Lisboa e da Associação Ludus, e estrangeiros (Doutor Andrés Payá, da Universidade de Valência) que procurarão, a partir de diferentes perspetivas e de distintas áreas científicas, analisar as questões do brincar, compreender as suas implicações no desenvolvimento dos mais novos e adiantar estratégias de atuação pedagógica capazes de estabelecer conexões relevantes no domínio educacional. Ao longo do Encontro serão realizadas duas mesas redondas online sobre temáticas de interesse no âmbito do brincar, em dois fins de tarde das quintas-feiras 21 e 28 de outubro; e quatro workshops, precedidos de pequenas conferências que os contextualizem, que permitam uma abordagem mais próxima e mais prática aos contextos de ação e intervenção dos participantes, que terão lugar durante duas manhãs de sábado, em formato presencial (dois workshops em cada dia). Dada a abrangência da temática, este evento destina-se a um público bastante alargado, podendo interessar a profissionais da área da educação, da filosofia, a psicólogos, a sociólogos, ligados ao acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem ou problemas de desenvolvimento, a profissionais da área das artes, a famílias com crianças e jovens e ao público em geral que se interessa pelas questões relacionadas com a educação e a aprendizagem no seu sentido mais amplo.
As despesas que se apresentam dizem respeito à componente presencial do evento, relativa a duas manhãs de sábado, para a dinamização dos workshops. 1) Deslocações e alojamento: As despesas de deslocação e alojamento são respeitantes aos oradores nacionais e regionais convidados. No valor relativo às despesas de deslocação (viagens) foram considerados o distanciamento temporal do evento e a necessidade de se realizarem alterações às passagens até lá. Do Continente Português deslocam-se dois convidados: o Doutor Jorge Nuno Silva, da Universidade de Lisboa, e o Dr. Tiago Hirth, da Associação Ludus (Lisboa). Da Ilha Terceira, desloca-se um convidado, o Dr. Ricardo Ávila, da Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, de Angra do Heroísmo. Relativamente ao alojamento, o mesmo diz respeito a: 2 noites para cada um dos 3 convidados que desenvolverão a componente presencial do Congresso. 2) Divulgação e publicitação: a despesa respeita a uma lona para publicitação do evento, no valor de 32,28€; 3) Outros serviços essenciais à execução do evento são contemplados: a) 363,44€ para despesas de aluguer do auditório do Nonagon e 250€ do Auditório da Expolab durante duas manhãs de sábado, de modo a se poderem realizar dois workshops em simultâneo, considerando que, com as regras sanitárias em vigor, a capacidade das salas esse encontra bastante reduzida; b) 907,40€ para aluguer do equipamento e assistência técnica do Nonagon para as duas manhãs de sábado; c) 500€ para despesas de coffee-break. 4) Consumíveis: a despesa dirá respeito a material para apoio ao secretariado e compra de material de escrita a entregar aos participantes, no valor de 38,35€.