AA
Ana Margarida Moura de Oliveira Arroz
Entidades de I&D
CHANGE – Global Change and Sustainability Institute
GBA-cE3c - Grupo de Biodiversidade dos Açores
Perfis Externos
Áreas de Conhecimento
Entidades Financiadoras
Outras Fontes de Financiamento
Município de Angra do Heroísmo
Hiperligações
Centro da Biodiversidade dos Açores
Partilhar este perfil:
de 152 Publicações
Exposição/Intervenção Urbana "Açorianos Há milhões de anos"
Georreferenciação de paisagens sonoras de Angra do Heroísmo no Mapa Mundial Interativo de Sons da Radio Aporee.
Assessing nature exposure: a study on the reliability and validity of a Portuguese version of the nature exposure scale
The Field Guide audio series: mobile learning using place-based and inquiry-led approaches to promote adolescents’ interest in nature
“Although I was alone, I always felt accompanied”: the experiences of adolescent girls walking in a forest
As áreas naturais protegidas mais conhecidas pelos residentes na ilha Terceira
Belonging without being: Relationships between problematic gaming, internet use, and social group attachment in adolescence
Emotion regulation weakens the associations between parental antipathy and neglect and self-harm
Help Me Control My Impulses!: Adolescent Impulsivity and Its Negative Individual, Family, Peer, and Community Explanatory Factors
Relatório metodológico da intervenção “O que é uma floresta?”
Ask a scientist: Using place-based mobile learning to promote adolescents’ interest in nature
Cultural probes for environmental education: Designing learning materials to engage children and teenagers with local biodiversity
Educação Ambiental e outros modos de vida
Guia Prático da Fauna de Artrópodes Predadores dos Ecossistemas Agrícolas dos Açores
Guia de atividades pedagógicas: à (re)descoberta da Natureza
Nature exposure scale: Psychometric properties, reliability and validity evidence from Azores (Portugal)
Perspectivas e vivências da natureza na Ilha Terceira: um estudo exploratório
Azores Green Gardens - Relatório final do projeto PO ACORES-01-0145-FEDER-000070
Jardim António Borges: um património singular de Ponta Delgada
O olhar dos visitantes sobre o jardim
Social representations about sustainble development: the perspectives of residents of small island´s cities
Teachers´s perspectives and practices on biodiversity web portals as an opportunity to reconnect education with nature.
The Field Guide App: Connecting Island Communities to Local Conservation Through Mobile Interaction
Urban sustainability: Q method application to five cities of the Azorean Islands
What Is Most Desirable for Nature? An Analysis of Azorean Pupils: Biodiversity Perspectives When Deciding on Ecological Scenarios
[re]Connecting People and Nature in the Azores: The Field Guide App
Um guia digital para a Natureza: promover a floresta dos Açores com aprendizagem baseada no lugar.
Cientista por um dia! Bioblitz na Terceira.
Linho Redescoberto. Documentário multilingue.
Programa e livro de resumos do Colóquio Jardins e seus visitantes: propósitos e estratégias de comunicação
Programa e livro de resumos do VIII FIPED Portugal - Fórum Internacional de Pedagogia: Cidades Universitárias.
Global Island Monitoring Scheme (GIMS): a proposal for the long-term coordinated survey and monitoring of native island forest biota
Representations of the Azores: A methodological triangulation between an hierarchical evocation analysis and a phenomenographic analysis
Understanding how people conceptualize gardens: A step in the placemaking process towards a sustainable use of gardens in the Azores
Children preferences for less diverse green spaces do not disprove biophilia
Educação para o desenvolvimento sustentável nos Açores: valorização dos patrimónios natural, construído e imaterial
Programa e livro de resumos do VII FIPED Portugal: stand up science. Fórum Internacional de Pedagogia
Bugs and Society I: Raising Awareness About Endemic Biodiversity
Bugs and Society II: Testing Two Communication Strategies for Public Engagement in the Azores
In the Azores, looking for the regions of knowing
Programa e livro de resumos do VI FIPED Portugal:ciência e qualidade de vida - investigar para quê?
Promover o património natural: A exposição “Açorianos há milhões de anos"
Programa e livro de resumos do V FIPED Portugal: à descoberta da investigação. V Fórum Internacional de Pedagogia
Resultados do World Café: Estratégias para a Conservação da Natureza nos Açores. Conservação da Natureza nos Açores: Informar a estratégia para o horizonte 2015-2020 a partir de resultados de investigação
Speaking of the Sea in the Azores Islands: We sometimes went for Lapas
Speaking of the sea in the Azores Islands; we sometimes went for Lapas.
The Azorean Biodiversity Portal as an exemplar e-infrastructure for small islands and outermost regions of Europe
The Azorean Biodiversity Portal: Porbiota: e-infrastructure for small islands bryophyte conservation
"Locais do inóspito: Ideias de jovens açorianos sobre grutas",
Cryptotermes brevis (Isoptera: Kalotermitidae) in the Azores
How do we understand the sea? Perpectives from the Azores and Newfoundland
Investigando o passado para planear o futuro: uma análise bibliométrica das publicações dos Açores em revistas do SCI entre 1974-2012.
Investigando o passado para planear o futuro: uma análise bibliométrica das publicações dos açores em revistas do SCI entre 1974-2012
Lugares do mar: entre as perspetivas curriculares e as perspetivas das crianças
Perspectives about the Sea in the Azores: Respecting narratives that sustain inshore fishing communities
Selecção de marcos internacionais, nacionais e regionais no âmbito da educação ambiental para a compreensão da evolução no domínio
The Azorean Biodiversity Portal, a key e-infrastructure for the integrated management of terrestrial and marine biodiversity in Azores.
"ESQUADRÕES T uma intervenção piloto de voluntariado intergeracional"
"Planos de emergência familiar: estratégias de empowerment para uma cultura de precaução em risco sísmico"
"RCE Açores: DS em Ilhas"
"Uma experiência da realidade açoriana a partir de processo participativo"
A Comunicação de Risco na Mitigação das Alterações Climáticas: Como Promover Práticas Pró-Ambientais?". Trabalho apresentado em Jornadas de "Ciência nos Açores
Da Psicologia Social com as Ciências da natureza: Contributos para a Governança ambiental e o Empowerment Comunitário
Da Psicologia social com as ciências da natureza: Contributos para a Governança ambiental e o Empowerment Comunitário". Trabalho apresentado em Jornadas de "Ciência nos Açores
Das Representações de Risco à Negociação na Gestão Integrada da Água". Trabalho apresentado em Jornadas de "Ciência nos Açores
Desenvolvimento Sustentável em Ilhas
Estratégias de empowerment para a uma cultura de precaução: o contributo da perceção e comunicação de risco sísmico"
Investigando o passado para planear o futuro: uma análise bibliométrica das publicações dos Açores em revistas do SCI entre 1974-2012". Trabalho apresentado em Livro de Actas das Jornadas ‘Ciência nos Açores: Que futuro?
Investigating the past to foresee the future: a bibliometric analysis on Azorean research in SCI Journals during 1999-2012.". Trabalho apresentado em Jornadas de "Ciência nos Açores
Múltiplas perspectivas sobre conhecimento, política e ciências do mar: Educação,I Jornadas Ciência nos Açores: Que futuro?
Abordagens do ambiente em contexto educativo
De marginal a bem patrimonial: processos de divulgação científica na exposição: Tesouros de seis patas.
Em Defesa do Ambiente!: uma análise de conteúdo das medidas propostas por alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico nas PASE de Língua Portuguesa 2007 nos Açores
O ambiente sob o signo da infância: diversidade de conceitos e expectativas face ao futuro
Places of fear and attachment. How Azoreans perceive seismic and volcanic risk
Relatório Final do Projecto FCT: What can the Macaronesian islands teach us about speciation? A case study of Tarphius beetles and Hipparchia butterflies
Relatório Final do Projecto TERMODISP: As Térmitas no arquipélago dos Açores: Monitorização e controle dos voos de dispersão e prevenção da colonização nas principais localidades afectadas com ênfase na térmita de Madeira seca Cryptotermes brevis (Walker).
Relatório final da campanha: SOS térmitas- Unidos na prevenção. Programa de Comunicação de risco para o combate às térmitas nos Municípios Açorianos (Ponta Delgada)
Relatório final do Projecto "O que é que as ilhas da Macaronésia nos podem ensinar sobre especiação? Estudo de Tarphius (Coleoptera) e Hipparchia (Lepidoptera) de vários arquipélagos da Macaronésia
"SOS Térmitas" - Relatório científico
2º Relatório de Progresso - Componente Científica do Projecto África Annes (PTDC/CCI/72381/2006)
AGRUPAI-T Como tornar comum um problema de todos nós? Um estudo de caso para a facilitação da participação e envolvimento público na gestão de uma praga urbana.
AGRUPAI-T: Associar para Gerir o Risco Urbano para o Património Açoriano Infestado por Térmitas.
AGRUPAI-T: mediação para uma gestão integrada do risco no controlo de uma praga urbana.
Active aging and intergenerational cooperation in volunteer work: The T- Squads as a pilot intervention on termite pest control in the Azores (Portugal).
Construção de significados a partir das PASE 2008: concepção e regulação do sistema analítico.
Creating emergency plans Risk Communication and Families¿ Preparedness for Seismic Events in the Azores.
Da informação ao conhecimento: a comunicação de risco na mitigação das alterações climáticas.
Do envolvimento à participação: o papel da comunicação na gestão dos riscos
Livro de resumos do Workshop Africa Annes - Do envolvimento à participação
Livro de resumos do Workshop Africa Annes ‘Do envolvimento à participação: o papel da comunicação na gestão de riscos’
Locais do inóspito: prespectivas de alinos dos Açores sobre grutas.
O que é que há dentro de uma garrafa de coca-cola? As crianças como consumidores críticos
Planos de emergência para eventos sísmicos: famílias e contextos.
Relatório Final - Componente Científica do Projecto Africa Annes (PTDC/CCI/72381/2006)
Relatório anual - GenErations of Azores and Renewable Energy - A comparative study.
Unidos na Prevenção: concepção regulada de dispositivos de comunicação para o envolvimento dos cidadãos no controlo de uma infestação.
"Blessing for the Family Dinner Table in the children's name we say
"Elas vêem ai mas nós já cá estamos!"Envolvimento, Empowerment e participação pública: Comunicação de risco e gestão integrada de uma infestação urbana de Térmitas nos Açores.
"United we stand, divided we fall"- ewpowerment and commitment in the loal action. A risk communication program on the governance of na urban termite plague in the Azores
1º Relatório de progresso - Componente científica do Projecto África Annes (PTDC/CCI/72381/2006)
Chama-lhe nomes: uma página na rede social Facebook. Relatório final do Projecto. O que é que as ilhas da Macaronésia nos podem ensinar sobre especiação?
Como teias de seda: lógicas e racionalidades sociais e políticas na gestão de uma praga urbana nos Açores.
Eating, jigging or watching? Ocean heritage and sustainable development.
Eating, jigging or watching? Ocean heritage and sustainable development. In: R.Amoêda, S. Lira & C. Pinheiro (eds.).
Incontrolabilidade biológica e vulnerabilidades da gestão pública como factores de desresponsabilização pessoal: o risco atribuído por cidadãos a uma praga urbana nos Açores.
Insectos pela cidade: uma intervenção urbana. "O que é que as ilhas da Macaronésia nos podem ensinar sobre especiação? Estudo de Tarphius (Coleoptera) e Hipparchia (Lepidoptera) de vários arquipélagos da Macaronésia
PORQUE GOSTO! Critérios de consumo alimentar dos jovens do Pico (Açores, Portugal)
Perspectivas acerca do património Natural dos Açores: Exploração preliminar dos dados obtidos junto de alunos do 3º ciclo e secundário na Região Autónoma dos Açores¿
Preparedness to manage volcanic and seismic risk: a study of risk perception in the Azores
Preparedness to manage volcanic and seismic risk: a study of risk perception in the Azores.
Programa e livro de resumos do Ciclo de Palestras Conhecer e proteger a natureza
The Azorean Biodiversity Portal: An internet database for regional biodiversity outreach
What if 'it' happened now? How do families communicate and prepare for seismic hazards in the Azores?
10º Congresso em Psicologia Ambiental. Comportamento Humano e Alterações Globais. Lisboa, Portugal.
5º Congreso Mundial de Educación Ambiental
Acomodação, Apego ou Evitamento? Risco sísmico percepcionado por açoreanos e governance do risco em fases de pré-ocorrência
Acomodação, apego ou evitamento? - Risco sísmico percepcionado por açoreanos e governance do risco em fases de pré-ocorrência.
Can different interests favour the propagation of a pest? Managing the risk of termite infestation in the Azores
Comunicação risco - as térmitas dos Açores
Conservação da biodiversidade: atitudes das crianças acerca dos invertebrados no âmbito de um projecto do 1º CEB.
How to prepare for, respond to and recover from na earthquake? Seismic risk perception in the Azores
How to prepare for, respond to and recover from na earthquake? Seismic risk perception in the Azores.
How to solve environmental problems: propositions from children of the 6th grade.
Impacto das acções do PNAAS na mortalidade e mobilidade - Análise custo-benefício do plano nacional de acção ambiente e saúde
International perspectives about the sea and sea life: Cetaceans and whale watching.
Knowledge and commitment: challenging children’s environmental perspectives.
Portraits of the future drawn by children or the (un)sustainable relationship between man and environment from children's point of view.
Primeiro relatório de progresso do projecto África Annes: Incorporação da Percepção Social na Comunicação de Risco Ambiental
Relatório de Actividades do quinquénio 2005-2009
Staying in dangerous places: accommodation, attachment, or avoidance? – Seismic and volcanic risk perceived by Azoreans.
“Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério” – perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem
"Eles que façam como eu digo!" Estratégias de combate à obesidade propostas por crianças dos Açores nas Provas de Avaliação Sumativa Externa (PASE) de Língua Portuguesa e Matemática de 2008.
Como evitar o excesso de peso? Análise das respostas de alunos açorianos nas PASE 2008.
Considering relationships of words, thoughts and “knowledge: Following ecological principles to enhance research and education
Entre contexto e espaço natural: perspectivas das crianças acerca do ambiente.
Imagens do futuro: representações e preocupações das crianças sobre o ambiente.
"Science, society, politics and the media: Joining efforts to manage the risk of termite infestation in the Azores. Sustainability in Practice Conference
Framing plagues: media influence and public understanding
O mundo das crianças em prespectiva.
Seismic and volcanic risk perception. A critical review of literature in the field.
Sumário Executivo. In P. Borges & T. Myles (coords.), Térmitas dos Açores.
Sumário executivo
A universidade poderá promover as energias alternativas a partir da Educação Ambiental?
O educador e a intervenção ambiental: uma experiência de formação transdisciplinar pós-graduada
Concepções de crianças em idade pré-escolar: da problematização das abordagens metodológicas ensaiadas à sua relevância educativa.
iferenciação entre seres vivos e não vivos em crianças em idade pré-escolar.
Avaliação das disciplinas de projecto educacional em articulação curricular e mobilização pedagógica no plano curricular da licenciatura em educação de infância da Universidade dos Açores
Projectos curriculares de formação inicial de professores e dispositivos de legitimação: o Projecto AVAL.
Teachers´Projects, innovations and professionalism: Making links.
Projectar a formação, avaliar o seu impacto
Projectar a formação, avaliar o seu impacto. O Projecto ANIMA.
0 Projetos de Investigação
Não existem projetos
2 Prestações de Serviço
Formação
Formação
2005 |
Doutoramento Doutoramento em Psicologia Especialização em Psicologia Universidade dos Açores, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Tribos académicas e sociedades pós-modernas: um estudo da diversidade epistemológica de docentes universitários" |
1996 |
Mestrado Pré-Bolonha Mestrado em Psicologia Especialização em Psicologia Pedagógica Universidade de Coimbra, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Ensino superior e formação pedagógica: da receptividade dos docentes às suas necessidades de formação" |
1987 |
Licenciatura Psicologia Universidade de Coimbra, Portugal |
Áreas de Conhecimento
Biografia
Ana Arroz holds a Ph.D. in Psychology from the University of the Azores (UAc) since 2005. She is a researcher at the Biodiversity Group of the Azores, Center for Ecology, Evolution, and Environmental Changes (GBA-cE3c), Assistant Professor at the UAc (FCSH), and Coordinator of the Psychology department at FCSH. Her research focuses on Environmental Psychology, aiming to understand the perspectives of children, youth, and adults regarding biodiversity and nature conservation, their behaviors in the face of various environmental risks, and the role that place identity, connection, and contact with nature play as predictors. Over the past decade, she has been involved in the design and evaluation of interventions in the field of science/risk communication, aiming to promote participation and negotiation among stakeholders in risk situations. She has been actively engaged in creating, implementing, and evaluating communication devices based on representations and resistance to biodiversity loss and invasive species. Understanding the disconnection from nature and exploring ways to reconnect young people and vulnerable groups is currently a stimulating issue at the interface of Environmental and Health Psychology. She aims to establish partnerships with artificial intelligence, designers, and artists to develop methodologies for exploring contact with nature and participatory intervention NBS devices. In addition to her research activities, she is involved in non-governmental organizations in the areas of culture, well-being, and social entrepreneurship, facilitating the development of synergies with the local community. Throughout her career at the UAc, Angra do Heroísmo campus, she has been part of various university and departmental bodies, including the General Council, the Senate, the Scientific Council, the Pedagogical Council, and the Assembly and Scientific Commission of FCSH. She participated in the establishment, interim management, and scientific commission of CIFOP and is currently part of the Coordinating Commission and Scientific Council of the Research and Development unit GBA-cE3c. Regarding teaching, she served as the Coordinator of the Master's in Environmental Education, Director of the Bachelor's in Psychology, and the Bachelor's in Primary School Teachers. She contributed to the design and restructuring of 13 courses, eight of which were postgraduate. Has been or is responsible for 26 different curriculum units (UC), 17 of which are from the 1st Cycle of Studies, 8 from the 2nd Cycle, and 1 from the 3rd Cycle. She has taught a total of 58 distinct UCs, 29 in the 1st Cycle, 24 in the 2nd Cycle, and one in the 3rd Cycle. She has supervised 3 doctoral theses, 32 master's dissertations, and 5 undergraduate projects. She has supervised 69 internships of various kinds. Ana Arroz has been actively involved in research in Environmental Psychology, Environmental Education, and Education for Sustainability. She co-founded RCE Azores, a Regional Center of Expertise affiliated with the United Nations University for Education for Sustainable Development. Currently, she co-leads the FCT project "Sense and Sensibility in Interactivity," which aims to connect children and adolescents with nature through the design of sensory, experiential, and aesthetic experiences. She is the author of 25 publications, including nine published articles in international scientific journals with IF, 6 articles in international scientific journals without IF, 7 chapters in scientific books with peer review and 4 articles in national scientific journals, with peer review. She is a co-author of 3 books and co-editor of 8 abstract books of scientific meetings. She is the author and co-author of 35 reports. She co-leads 1 national scientific research project and participates or participated as a team member in 53 projects. She is responsible for the Science Communication component of AZORESBIOPORTAL (http://azoresbioportal.uac.pt/).
Hiperligações
Entidades
Entidades de I&D
CHANGE – Global Change and Sustainability Institute
GBA-cE3c - Grupo de Biodiversidade dos Açores
Entidades Financiadoras