• Fundação
    • O Patrono
    • O Fundador
    • Estrutura Orgânica
    • Equipa
    • Caracterização Jurídica
    • Objetivos e Competências
    • Informação Institucional
    • Documentos Legais
    • Galeria FGF
    • Contactos
  • Media
    • Agenda
    • Notícias
    • Eventos
      • IOBC
    • 500 Anos Gaspar Frutuoso
      • Biografia
      • Obra
      • Legado
      • Programa
      • Calendário de Eventos
      • Galeria
      • Downloads
    • Material Gráfico FGF
    • Galeria de Eventos
  • Prémios
    • Ana Neto
    • Mérito Científico UAc
    • Mérito de Ingresso UAc
  • Emprego
    • Oportunidades de Emprego
    • Bolsas
  • Investigação
    • Projetos e Prestações de Serviço
    • Investigadores
    • Entidades de I&D
    • Entidades Financiadoras
    • Evidências e Publicações Científicas
    • Documentos de Apoio
    • Submissão de Projetos
    • Recursos Humanos
    • Programas de Financiamento
  • Portal do Investigador  
EN
PT

Francisco José Rodrigues De Sousa

francisco josé rodrigues de sousa | sousa, francisco | francisco sousa
Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Portugal. Membro integrado do CICS.

  Enviar Mensagem

  Entidades de I&D

FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

CICS.NOVA.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

  Perfis Externos

cienciavitae.ptD819-F198-6DA4

scopus.com7005110255

orcid.org0000-0002-1080-5449

scholar.google.com.br

  Entidades Financiadoras

Direção Regional da Ciência e da Tecnologia

Direção Regional da Solidariedade Social

  Hiperligações

http://sites.uac.pt/fsousa

Partilhar este perfil:

de 128 Publicações

Kit de ferramentas Dislexia

 2025
  Sousa, Francisco; Bonança, Rita; Laureano, Maria; Bento, Marco
Ciência Vitae

Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano

 2023
  Sousa, Francisco
  Currículo e formação de professores: considerações sobre o desenvolvimento profissional
Ciência Vitae

Populações, desigualdades e ação pública

 2023
  Diogo, Fernando; Sousa, Francisco; Pimentel, Dulce; Lúcio, J
Ciência Vitae

Promotion of Functional Foods in a School Context: Evaluation of Food Education Sessions Involving Cooking Skills

 2023
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça da
  Journal of Culinary Science & Technology
Ciência Vitae

Retrato dos CATL nos Açores: das perspetivas às potencialidades

 2023
  Palos, Ana Cristina; Sousa, Francisco; Diogo, Ana Matias; Serpa, Margarida S
Ciência Vitae

Adesão ao padrão alimentar mediterrânico e fatores sociodemográficos em estudantes do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira, Açores, Portugal

 2022
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
Ciência Vitae

Adherence to the Mediterranean food pattern and sociodemographic factors in students of the 3rd cycle of basic education on Terceira Island, Azores, Portugal

 2022
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Graça Silveira, Maria
  Journal Biomedical and Biopharmaceutical Research
Ciência Vitae

Consumo de alimentos y estado de peso en estudiantes de tercer ciclo de educación básica y sus padres: un estudio transversal

 2022
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Maria Graça Silveira
  Revista Española de Nutrición Humana y Dietética
Ciência Vitae

Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations

 2022
  Almeida, Sílvia de; Sousa, Francisco; Figueiredo, Maria Pacheco
Ciência Vitae

Editorial introduction

 2022
  Almeida, Silvia; Sousa, Francisco; Figueiredo, Maria Pacheco
Ciência Vitae

Food consumption and weight status among students in the third cycle of basic education and their parents: a cross-sectional study

 2022
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Da Silveira, Maria Graça
  Revista Española de Nutrición Humana y Dietética
Ciência Vitae

The Unknown Carnival of Terceira Island (Azores, Portugal): Community, Heritage, and Identity on Stage

 2022
  Andrea Mattia Marcelli; Francisco Sousa; Josélia Fonseca; Leonor Sampaio da Silva; Marxiano Melotti; Susana Goulart Costa
  Sustainability
Ciência Vitae

Virtual learning environments - issues of design and inclusion

 2022
  Sousa, Francisco
  Hands-on-science: rethinking STEAM education in times of uncertainty
Ciência Vitae

Why do we need curriculum autonomy? A (re)assertion of relevance as a key-issue in Curriculum Studies

 2022
  Almeida, Sílvia de; Sousa, Francisco; Figueiredo, Maria Pacheco
  Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations
Ciência Vitae

Oficinas no ensino básico: oásis de relevância curricular?

 2021
  Sousa, Francisco
  V Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares
Ciência Vitae

Orientações curriculares para a educação pré-escolar e teoria geral do currículo: entre o comum e o específico

 2021
  Sousa, Francisco
  V Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares
Ciência Vitae

Escala de actitudes frente a los alimentos funcionales: propriedades psicométricas y adaptación para uso entre adultos

 2020
  Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
  XXIV Jornadas Internacionales de Nutrición Práctica
Ciência Vitae

Estudo de identificação das perspetivas dos principais intervenientes nos CATL - Relatório final

 2020
  Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Serpa, M
Ciência Vitae

Que espaço curricular para os alimentos promotores de saúde?

 2020
  Sousa, Francisco; Nunes, Catarina
  XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Attitudes towards functional foods scale: psychometric proprieties and adaptation for use among adolescents

 2019
  Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco
  Acta Médica Portuguesa
Ciência Vitae

Autonomia e flexibilidade curricular com nuances insulares: a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores e outras particularidades

 2019
  Sousa, Francisco; Dinis, Raquel
  II Seminário sobre currículo, inovação e flexibilização em educação
Ciência Vitae

Challenges of distance learning at the University of the Azores: outcomes of the implementation of MAPE to Engineering programes

 2019
  Quadros, S
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Equilibrando comunicação assíncrona e síncrona no ensino a distância: a criação do "Call center" no modelo MAPE

 2019
  Sousa, Francisco
  6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Ciência Vitae

Estudo dos Centros de Atividade de Tempos Livres da Região Autónoma dos Açores : um projeto em foco na promoção do desenvolvimento das crianças

 2019
  Major, Sofia; Caldeira, Suzana Nunes; Palos, Ana Cristina; Sousa, Francisco
Ciência Vitae

Nove ilhas, sessenta e oito professores: desafios na conceção e gestão de uma oficina em b-learning

 2019
  Dinis, Raquel; Sousa, Francisco
  5.º Congresso “Literacia, Media e Cidadania”
Ciência Vitae

O modelo MAPE de ensino a distância: questões de ética e gestão da informação

 2019
  Sousa, Francisco; Fonseca, Josélia (4114-5678-D40C)
  5.º Congresso “Literacia, Media e Cidadania”
Ciência Vitae

O projeto "Alimentos promotores de saúde em contexto escolar - mais conhecimento melhor crescimento"

 2019
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
  Contexto & Educação
Ciência Vitae

Reforçando a dimensão curricular da orientação vocacional: a emergência da oficina SOV

 2019
  Sousa, Francisco; Araújo, Joana
  II Seminário “Currículo, inovação e flexibilização”
Ciência Vitae

A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem

 2018
  Sousa, Francisco
  Revista Internacional de Formação de Professores
Ciência Vitae

Concepções de professores sobre currículo e cultura

 2018
  Cristina Silveira; Francisco Sousa
  Revista Transmutare
Ciência Vitae

Conceções de currículo em que assentam as OCEPE: o explícito e o implícito

 2018
  Sousa, Francisco
  XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Diferença e relevância no currículo: diferenciar em função da relevância?

 2018
  Sousa, Francisco
  Currículo, entre o comum e o singular
Ciência Vitae

Entre o comentário em vão e a regulação eficaz: afinações num modelo curricular de ensino a distância

 2018
  Sousa, Francisco
  XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”
Ciência Vitae

Formação de professores no contexto da cibercultura

 2018
  Francisco Sousa; Marcio Da Costa Berbat; Victor F
  Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade
Ciência Vitae

Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a project

 2018
  Sousa, Francisco
  Teacher learning through teacher teams
Ciência Vitae

Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE

 2018
  Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina; Francisco Sousa; Ana Cristina Palos
  Brazilian Journal of Education, Technology and Society
Ciência Vitae

O currículo para a educação pré-escolar entre o específico e o comum: o caso das OCEPE

 2018
  Sousa, Francisco
  Revista de estudos curriculares
Ciência Vitae

Projeto “Alimentos Promotores de Saúde em Contexto Escolar —Mais Conhecimento Melhor Crescimento”

 2018
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
  V Congresso Internacional em Saúde
Ciência Vitae

Using action research and an imported conceptual framework to study the individual dimension of curriculum relevance

 2018
  Sousa, Francisco
  (Participatory) Action Research: Principles, approaches and applications
Ciência Vitae

Estreitamento curricular no 1.º ciclo do ensino básico – a área das expressões". Trabalho apresentado em III Workshop "Professores Investigadores

 2017
  Sousa, Francisco; Costa, Daniela
  III Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae

História, Geografia e Cultura dos Açores, 3.º Ciclo – Orientações curriculares

 2017
  Cordeiro, Carlos; Sousa, Francisco; Azevedo, José M
Ciência Vitae

Importância atribuída pelos alunos e encarregados de educação à introdução de temáticas relacionadas com os alimentos funcionais no currículo escolar

 2017
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco
  Congresso Anual da APNEP
Ciência Vitae

Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básico

 2016
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco
  FIPED Portugal VI - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae

Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionais

 2016
  Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
  Acta Portuguesa de Nutrição
Ciência Vitae

Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação-ação

 2016
  Sousa, Francisco
  II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo
Ciência Vitae

Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de aprendizagem numa instituição de ensino superior periférica

 2016
  Sousa, Francisco
  II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo
Ciência Vitae

Perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e seus encarregados de educação sobre os alimentos promotores de saúde

 2016
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco
  XVIII Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica
Ciência Vitae

A relevância curricular no ensino de história - a importância das TIC

 2015
  Faria, João; Sousa, Francisco
  FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae

Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantes

 2015
  Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
  19.º Congresso Português de Obesidade
Ciência Vitae

As tecnologias de informação e comunicação no ensino da história e da geografia: Inclusão ou exclusão digital?

 2015
  Cabral, Diogo; Sousa, Francisco
  FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae

Cultura, experiência e inclusão social em abordagens curriculares sensíveis à identidade não ostensiva

 2015
  Pinto, Susana Cristina; Sousa, Francisco
  2.º Congresso Internacional “Psicologia, Educação e Cultura”
Ciência Vitae

Currículo, conhecimento e a disciplina de Estudos Curriculares

 2015
  Sousa, Francisco
  Currículo, internacionalização e cosmopolitismo: desafios contemporâneos em contextos luso-afro-brasil
Ciência Vitae

O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios

 2015
  Sousa, Francisco
  Da Investigação às Práticas
Ciência Vitae

Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE

 2015
  Sousa, Francisco
  II European Conference on Curriculum Studies. Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices
Ciência Vitae

Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história

 2015
  Cordeiro, Pedro; Sousa, Francisco
  FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae

The emergence of a curriculum model for online learning in a context of late investment in distance education

 2015
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

As escolas como espaços de investigação e desenvolvimento : questões emergentes em duas escolas açorianas". Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores

 2014
  Sousa, Francisco
  II Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae

Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: consolidação de um modelo

 2014
  Sousa, Francisco
  XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Ciência Vitae

Formar professores investigadores: que margem de manobra no plano curricular?

 2014
  Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina
  XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares
Ciência Vitae

Internacionalização da formação de professores: contributos de duas universidades portuguesas

 2014
  Sousa, Francisco; Morgado, José Carlos
  XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Ciência Vitae

Investigação de desenvolvimento: Desenvolvimento de quê e para quê?

 2014
  Sousa, Francisco
  FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae

Investigação sobre métodos de ensino: contributo para a afinação de um instrumento de observação

 2014
  Jaques, Evangelina; Rocha, Patrícia; Gomes, Sérgia; Sousa, Francisco
  FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae

Is action research necessarily collaborative? Discussing some findings from the RRC project

 2014
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Learner engagement in the construction of a relevant curriculum: the project RRC". Trabalho apresentado em International Conference "A child's world - next steps

 2014
  Sousa, Francisco
  International Conference "A child's world - next steps"
Ciência Vitae

Nuances in the embedment of ESDGC in the Azorean curriculum

 2014
  Sousa, Francisco
  A child's world: Contemporary issues in education
Ciência Vitae

Portugal – Teacher education with an Atlantic flavor

 2014
  Sousa, Francisco; Castanho, Graça; Morgado, José Carlos
  Education
Ciência Vitae

Professores investigadores e formação contínua – no rescaldo do proejto ICR". Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores

 2014
  Sousa, Francisco
  II Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae

Professores investigadores e formação inicial : o modelo formativo da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores". Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores

 2014
  Sousa, Francisco
  II Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae

Studying the development of an online course on Curriculum: implications for the students’ workload in light of the Bologna principles

 2014
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

The mirage of curricular autonomy

 2014
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

CTD-O: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it

 2013
  Sousa, Francisco
  European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility
Ciência Vitae

Cultura e experiência enquanto ferramentas concetuais no trabalho curricular

 2013
  Sousa, Francisco
  Estudos Curriculares: Um debate contemporâneo (pp. 65-79). Curitiba: CRV.
Ciência Vitae

Integração e relevância curricular

 2013
  Alonso, Luísa; Sousa, Francisco
  Investigação para um currículo relevante
Ciência Vitae

Investigação para um currículo relevante

 2013
  Sousa, Francisco; Alonso, Luísa; Roldão, M
Ciência Vitae

O papel das narrativas na construção da identidade profissional

 2013
  Eugénio, Sandra; Oliveira, Mariana; Sousa, Francisco
  Investigação para um currículo relevante
Ciência Vitae

Portugal - The mirage of curricular autonomy

 2013
  Sousa, Francisco
  Balancing curriculum regulation and freedom across Europe
Ciência Vitae

"As crianças ainda são imaturas" - Perspetivas dos educadores de infância sobre a abordagem de temáticas ambientais nos jardins de infância dos Açores

 2012
  Pacheco, Cidália; Sousa, Francisco; Gabriel, Rosalina
  Abordagens do ambiente em contexto educativo
Ciência Vitae

"As crianças ainda são imaturas": Perspectivas dos educadores de infância sobre a abordagem a temáticas ambientais nos jardins de infância dos Açores

 2012
  Pacheco, Cidália M
  Abordagens do ambiente em contexto educativo
Ciência Vitae

"Se já havia lá gente, eu acho que foi uma redescoberta": Procurando oportunidades de diferenciação curricular inclusiva em uma escola portuguesa

 2012
  Sousa, Francisco
  Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas
Ciência Vitae

A emergência de uma política curricular nos Açores: Sentidos e interrogações

 2012
  Alonso, Luísa; Sousa, Francisco
  Revisitar os Estudos Curriculares: Onde estamos e para onde vamos? XIX Colóquio da AFIRSE
Ciência Vitae

Azorean children’s engagement with rural communities in the age of globalization: Folklore, resistance or global citizenship on a small scale?

 2012
  Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina
  International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future
Ciência Vitae

Formação ambiental de educadores de infância: um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem

 2012
  Godinho, Ana Isabel; Rodrigues, António Félix; Sousa, Francisco
  Abordagens do ambiente em contexto educativo
Ciência Vitae

Insularism and curriculum: Trends in Atlantic Islands

 2012
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Investigação-ação sobre questões curriculares: Quem define a agenda?

 2012
  Sousa, Francisco
  VI colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares
Ciência Vitae

Nuances in the embedment of ESDGC in the regional curriculum of the Azores

 2012
  Sousa, Francisco
  International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future
Ciência Vitae

Programa de governo para a educação e formação: interrogações e expectativas

 2012
  Sousa, Francisco
  Diário Insular
Ciência Vitae

The project RRC: A partnership based on action research

 2012
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

A diferenciação como princípio de organização curricular

 2011
  Sousa, Francisco
  IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares - Conferências
Ciência Vitae

A relevância do currículo no ensino básico: Contributos de um projecto de investigação-acção

 2011
  Sousa, Francisco; Mira Leal, Susana
  XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular

 2011
  Sousa, Francisco
  Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular
Ciência Vitae

Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal

 2011
  Sousa, Francisco; Mira Leal, Susana; Cabral, Ana Paula
  Nuances - Estudos sobre Educação
Ciência Vitae

Que lugar para a Teoria e Desenvolvimento Curricular na Formação Pedagógica de Formadores em Portugal?

 2011
  Sousa, Francisco
  XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Schools’ ownership of the curriculum and their self-evaluation: Findings from two European regions

 2011
  Sousa, Francisco; Melo, Rodrigo Q
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Territorial inequality and school-based curriculum: Voices from Portuguese and Czech rural schools

 2011
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference

 2011
  Sousa, Francisco
  The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference
Ciência Vitae

A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR

 2010
  Sousa, Francisco
  Interacções
Ciência Vitae

Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidade

 2010
  Sousa, Francisco
  IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro
Ciência Vitae

Diferenciação curricular e deliberação docente

 2010
  Sousa, Francisco
Ciência Vitae

Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: O contributo do projecto ICR

 2010
  Sousa, Francisco; Machado, Odília
  IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro
Ciência Vitae

Políticas curriculares na tensão entre o global e o local: Que possibilidades de avaliação?

 2010
  Sousa, Francisco
  XXII Colóquio da ADMEE – Europa
Ciência Vitae

School culture and relevance of the curriculum: Consolidation and expansion of an action research project

 2010
  Sousa, Francisco; Rusenescu, Ileana
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Teacher evaluation, curricular autonomy and professional development: trends and tensions in the Portuguese educational policy

 2010
  Morgado, José Carlos; Sousa, Francisco
  Journal of Education Policy
Ciência Vitae

Um currículo regional relevante é também internacional

 2010
  Sousa, Francisco
  Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares
Ciência Vitae

A importância das histórias contadas pelas famílias no desenvolvimento das competências linguísticas: Um estudo com crianças de quatro anos

 2009
  Sousa, Francisco; Balbino, Alice; Coelho, Ana Maria; Correia, Sónia
  Arquipélago - Ciências da Educação
Ciência Vitae

Auto-avaliação das organizações educativas açorianas: A incipiente abordagem às questões curriculares no projecto Qualis

 2009
  Sousa, Francisco; Roldão, Maria do Céu
  Investigar, avaliar, descentralizar: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Cidadania e relevância do currículo: O contributo do projecto ICR

 2009
  Sousa, Francisco; Silva, Fernanda
  Investigar, avaliar, descentralizar: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Projecto Qualis: Que lugar para as questões curriculares?

 2009
  Sousa, Francisco; Roldão, M
  Arquipélago - Ciências da Educação
Ciência Vitae

Towards a relevant curriculum: Recent outcomes from an action research project

 2009
  Sousa, Francisco; Silva, Fernanda
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Exploring opportunities for an inclusive approach to curriculum differentiation

 2008
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva

 2008
  Sousa, Francisco
  IV colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares
Ciência Vitae

Producing (more or less inclusive) discourses on identity and difference: What role can Curriculum Theory and Development play?

 2008
  Sousa, Francisco
  European Conference on Educational Research, Göteborg (Sweden).
Ciência Vitae

Que relevância reconhecem as crianças no currículo: Trilhando um percurso de investigação-acção

 2008
  Sousa, Francisco; Valadão, Francisco
  Infâncias Possíveis, Mundos Reais: 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança
Ciência Vitae

Educação e culturas: duas lições e um desafio à construção de um currículo relevante

 2007
  Sousa, Francisco
  Atlântida - Revista de Cultura
Ciência Vitae

Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açoriana

 2007
  Sousa, Francisco
  Investigação em Educação Inclusiva
Ciência Vitae

Construir currículo na ultra-periferia da Europa em tempo de globalização: Reflexões sobre o currículo regional dos Açores

 2006
  Sousa, Francisco
  VII Colóquio Sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares
Ciência Vitae

Curriculum making on the edge of Europe in the age of globalization: Two alternative scenarios

 2006
  Sousa, Francisco
  Second World Curriculum Studies Conference
Ciência Vitae

Currículo, saberes docentes e saberes discentes: Reflexões sobre a transitividade do verbo ensinar

 2006
  Sousa, Francisco
  VII Colóquio sobre questões curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares
Ciência Vitae

Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa.

 2005
  Sousa, Francisco
  Arquipélago – Ciências da Educação
Ciência Vitae

“Pedagogia por competências” e “pedagogia por objectivos”: Que relação?

 2004
  Sousa, Francisco
  Revista de Estudos Curriculares
Ciência Vitae

Pequenas e grandes escolas, agrupamentos e respectivos projectos educativos: Alguns problemas na teorização sobre diferentes realidades organizativas

 2003
  Sousa, Francisco
  Arquipélago – Ciências da Educação
Ciência Vitae

Políticas educativas e curriculares face à diferença: Virtudes e limitações de uma abordagem categorial

 2003
  Sousa, Francisco
  VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

Tazos e Barbies: Quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância

 2002
  Sousa, Francisco
  V Colóquio Sobre Questões Curriculares, I Colóquio Luso-brasileiro
Ciência Vitae

Formar educadores de infância atentos à realidade social: o contributo da Universidade dos Açores

 2000
  Sousa, Francisco
  Informar - Revista de Acção Educativa
Ciência Vitae

Formar educadores para a diferenciação curricular e para a equidade: Uma preocupação da Universidade dos Açores

 2000
  Sousa, Francisco
  Inovação, currículo e formação
Ciência Vitae

Reconstructing children’s experience when teaching and assessing them: Lessons from Dewey

 2000
  Sousa, Francisco
  Journal of Early Childhood Teacher Education
Ciência Vitae

Do debate sobre o modelo aos efeitos da avaliação dos alunos: a não-linearidade da relação produção científica - regulamentação - práticas docentes.

 1999
  Sousa, Francisco
  Informar - Revista de Acção Educativa
Ciência Vitae

Decisão sobre os efeitos da avaliação: Uma situação dilemática a abordar na formação de professores do 1º ciclo do ensino básico

 1998
  Sousa, Francisco
  INOVAÇÃO – Revista do Instituto de Inovação Educacional
Ciência Vitae

Formação para o profissionalismo docente a partir da investigação sobre práticas profissionais

 1998
  Sousa, Francisco
  IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae

5 Projetos de Investigação

  • M1.1.C/C.S./014/2019/01_IGEaD
  • Fechado
CC962
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCSH • CICS.NOVA.UAc

Potencial do Ensino à Distância na promoção da inclusão geográfica nos Açores


  • M3.3.b/ORG.RC/0122/2017
  • Fechado
CC704
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCSH • CICS.NOVA.UAc

III Workshop Professores Investigadores


  • M3.3.a/I/0000052/2014
  • Fechado
CC440
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCSH

International Conference A Child's World – Next Steps


  • M3.3.b/I/0000039/2014
  • Fechado
CC422
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCSH

II Workshop Professores Investigadores


  • M3.2.2/I/010/2012
  • Fechado
CC225
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCSH

Workshop "Professores investigadores - abordagens práticas


1 Prestação de Serviço

  • CATL II
  • Concluído
CC937
 Direção Regional da Solidariedade Social
 FCSH • CICS.NOVA.UAc

Estudo das Perspetivas dos Principais Intervenientes nos CATL


Formação

  Formação

2024/10/30 - 2024/10/30 Outro
Workshop "Ignate and Inspire - desenho de investigação com o software Idea Puzzle"
Universidade dos Açores, Portugal
2024/07/16 - 2024/07/16 Outro
Workshop "Gamificação com recurso ao Moodle"
Universidade dos Açores, Portugal
2024/07/16 - 2024/07/16 Outro
Workshop "Estratégias de Aprendizagem colaborativa"
Universidade dos Açores, Portugal
2024/07/05 - 2024/07/05 Outro
Workshop "Flipped learning: potenciar a aprendizagem ativa no ensino superior"
Universidade dos Açores, Portugal
2024/07/05 - 2024/07/05 Outro
Workshop "Digital storytelling: conenctar alunos e conteúdos no ensino superior"
Universidade dos Açores, Portugal
2024/06/17 - 2024/06/17 Outro
Workshop "Desafios e oportunidades de integração das tecnologias digitais e da inteligência artificial no ensino superior"
(Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
2023/06/19 - 2024/07/30 Pós-Graduação
Pós-Graduação em Educação Digital e em Rede
Universidade Aberta, Portugal
2022/02/03 - 2022/02/03 Outro
Ação de formação "Gamificação no processo de ensino-aprendizagem"
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, Portugal
2016 - 2016 Outro
Fundamentals of Graphic Design
California Institute of the Arts (via Coursera), Estados Unidos
2015 - 2015 Outro
Design thinking - 2nd iteration
Macromedia University of Applied Sciences/ iversity, Alemanha
2014 - 2014 Outro
Conflict resolution & negotiation
Pluris, Portugal
2010 - 2011 Outro
Formação em Blended Learning FBL'01
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2008 Pós-Graduação
Competências pedagógicas e didáticas em e-learning e TIC
Aniconsulta (formação adjudicada pela Universidade dos Açores), Portugal
1999 - 2005 Doutoramento
Ramo de Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular
Universidade dos Açores, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Gerir o currículo na encruzilhada das diferenças: contributo para a conceptualização da diferenciação curricular"
1997 Outro
Desenvolvimento Curricular
Universidade dos Açores, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Desenvolvimento Curricular"
1991 - 1992 Licenciatura
Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Variante de Português e Inglês
Universidade do Algarve, Portugal
1988 - 1991 Outro
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade dos Açores, Portugal

Biografia

Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Portugal. Membro integrado do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (pólo da Universidade dos Açores - CICS.NOVA.UAc). "Co-convenor" da rede 3 (Curriculum) da European Educational Research Association.

  Hiperligações

http://sites.uac.pt/fsousa

Entidades

  Entidades de I&D

FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

CICS.NOVA.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

  Entidades Financiadoras

Direção Regional da Ciência e da Tecnologia

Direção Regional da Solidariedade Social

Enviar uma mensagem

© 2025   Política de Privacidade

Developed by Valuring

Confirmar Ação

Tem a certeza que pretende continuar? Esta ação é irreversível.

Portal do

Investigador

Estamos agora mais próximos dos investigadores