Francisco José Rodrigues De Sousa
francisco josé rodrigues de sousa | sousa, francisco | francisco sousa
Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Portugal. Membro integrado do CICS.
Entidades de I&D
FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
CICS.NOVA.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Perfis Externos
Entidades Financiadoras
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
Direção Regional da Solidariedade Social
Hiperligações
Partilhar este perfil:
de 121 Publicações
Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano
2023
Sousa, Francisco
Currículo e formação de professores: considerações sobre o desenvolvimento profissional
Ciência Vitae
Populações, desigualdades e ação pública
2023
Diogo, Fernando; Sousa, Francisco; Pimentel, Dulce; Lúcio, J
Ciência Vitae
Promotion of Functional Foods in a School Context: Evaluation of Food Education Sessions Involving Cooking Skills
2023
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça da
Journal of Culinary Science & Technology
Retrato dos CATL nos Açores: das perspetivas às potencialidades
2023
Palos, Ana Cristina; Sousa, Francisco; Diogo, Ana Matias; Serpa, Margarida S
Ciência Vitae
Adherence to the Mediterranean food pattern and sociodemographic factors in students of the 3rd cycle of basic education on Terceira Island, Azores, Portugal
2022
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Graça Silveira, Maria
Journal Biomedical and Biopharmaceutical Research
Consumo de alimentos y estado de peso en estudiantes de tercer ciclo de educación básica y sus padres: un estudio transversal
2022
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Maria Graça Silveira
Revista Española de Nutrición Humana y Dietética
Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations
2022
Almeida, Sílvia de; Sousa, Francisco; Figueiredo, Maria Pacheco
Ciência Vitae
The Unknown Carnival of Terceira Island (Azores, Portugal): Community, Heritage, and Identity on Stage
2022
Andrea Mattia Marcelli; Francisco Sousa; Josélia Fonseca; Leonor Sampaio da Silva; Marxiano Melotti; Susana Goulart Costa
Sustainability
Virtual Learning Environments - issues of design and inclusion
2022
Sousa, Francisco
Hands-on-science 2022 - Rethinking STEAM education in times of uncertainty
Ciência Vitae
Why do we need curriculum autonomy? A (re)assertion of relevance as a key-issue in Curriculum Studies
2022
Almeida, Sílvia de; Sousa, Francisco; Figueiredo, Maria Pacheco
Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations
Ciência Vitae
Oficinas no ensino básico: oásis de relevância curricular?
2021
Sousa, Francisco
V Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares
Ciência Vitae
Orientações curriculares para a educação pré-escolar e teoria geral do currículo: entre o comum e o específico
2021
Sousa, Francisco
V Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares
Ciência Vitae
Escala de actitudes frente a los alimentos funcionales: propriedades psicométricas y adaptación para uso entre adultos
2020
Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
XXIV Jornadas Internacionales de Nutrición Práctica
Ciência Vitae
Estudo de identificação das perspetivas dos principais intervenientes nos CATL - Relatório final
2020
Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Serpa, M
Ciência Vitae
Que espaço curricular para os alimentos promotores de saúde?
2020
Sousa, Francisco; Nunes, Catarina
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Attitudes towards functional foods scale: psychometric proprieties and adaptation for use among adolescents
Autonomia e flexibilidade curricular com nuances insulares: a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores e outras particularidades
2019
Sousa, Francisco; Dinis, Raquel
II Seminário sobre currículo, inovação e flexibilização em educação
Ciência Vitae
Challenges of distance learning at the University of the Azores: outcomes of the implementation of MAPE to Engineering programes
2019
Quadros, S
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Equilibrando comunicação assíncrona e síncrona no ensino a distância: a criação do "Call center" no modelo MAPE
2019
Sousa, Francisco
6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Ciência Vitae
Nove ilhas, sessenta e oito professores: desafios na conceção e gestão de uma oficina em b-learning
2019
Dinis, Raquel; Sousa, Francisco
5.º Congresso “Literacia, Media e Cidadania”
Ciência Vitae
O modelo MAPE de ensino a distância: questões de ética e gestão da informação
2019
Sousa, Francisco; Fonseca, Josélia (4114-5678-D40C)
5.º Congresso “Literacia, Media e Cidadania”
Ciência Vitae
O projeto "Alimentos promotores de saúde em contexto escolar - mais conhecimento melhor crescimento"
Reforçando a dimensão curricular da orientação vocacional: a emergência da oficina SOV
2019
Sousa, Francisco; Araújo, Joana
II Seminário “Currículo, inovação e flexibilização”
Ciência Vitae
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
Concepções de professores sobre currículo e cultura
Conceções de currículo em que assentam as OCEPE: o explícito e o implícito
2018
Sousa, Francisco
XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Diferença e relevância no currículo: diferenciar em função da relevância?
2018
Sousa, Francisco
Currículo, entre o comum e o singular
Ciência Vitae
Entre o comentário em vão e a regulação eficaz: afinações num modelo curricular de ensino a distância
2018
Sousa, Francisco
XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”
Ciência Vitae
Formação de professores no contexto da cibercultura
2018
Francisco Sousa; Marcio Da Costa Berbat; Victor F
Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade
Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a project
2018
Sousa, Francisco
Teacher learning through teacher teams
Ciência Vitae
Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE
2018
Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina; Francisco Sousa; Ana Cristina Palos
Brazilian Journal of Education, Technology and Society
O currículo para a educação pré-escolar entre o específico e o comum: o caso das OCEPE
Projeto “Alimentos Promotores de Saúde em Contexto Escolar —Mais Conhecimento Melhor Crescimento”
2018
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
V Congresso Internacional em Saúde
Ciência Vitae
Using action research and an imported conceptual framework to study the individual dimension of curriculum relevance
2018
Sousa, Francisco
(Participatory) Action Research: Principles, approaches and applications
Ciência Vitae
Estreitamento curricular no 1.º ciclo do ensino básico – a área das expressões". Trabalho apresentado em III Workshop "Professores Investigadores
2017
Sousa, Francisco; Costa, Daniela
III Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae
História, Geografia e Cultura dos Açores, 3.º Ciclo – Orientações curriculares
2017
Cordeiro, Carlos; Sousa, Francisco; Azevedo, José M
Ciência Vitae
Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básico
2016
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco
FIPED Portugal VI - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae
Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionais
2016
Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
Acta Portuguesa de Nutrição
Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação-ação
2016
Sousa, Francisco
II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo
Ciência Vitae
Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de aprendizagem numa instituição de ensino superior periférica
2016
Sousa, Francisco
II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo
Ciência Vitae
Perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e seus encarregados de educação sobre os alimentos promotores de saúde
2016
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco
XVIII Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica
Ciência Vitae
A relevância curricular no ensino de história - a importância das TIC
2015
Faria, João; Sousa, Francisco
FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae
Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantes
2015
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria Graça
19.º Congresso Português de Obesidade
Ciência Vitae
As tecnologias de informação e comunicação no ensino da história e da geografia: Inclusão ou exclusão digital?
2015
Cabral, Diogo; Sousa, Francisco
FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae
Cultura, experiência e inclusão social em abordagens curriculares sensíveis à identidade não ostensiva
2015
Pinto, Susana Cristina; Sousa, Francisco
2.º Congresso Internacional “Psicologia, Educação e Cultura”
Ciência Vitae
Currículo, conhecimento e a disciplina de Estudos Curriculares
2015
Sousa, Francisco
Currículo, internacionalização e cosmopolitismo: desafios contemporâneos em contextos luso-afro-brasil
Ciência Vitae
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios
Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE
2015
Sousa, Francisco
II European Conference on Curriculum Studies. Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices
Ciência Vitae
Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história
2015
Cordeiro, Pedro; Sousa, Francisco
FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae
The emergence of a curriculum model for online learning in a context of late investment in distance education
2015
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
As escolas como espaços de investigação e desenvolvimento : questões emergentes em duas escolas açorianas". Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores
2014
Sousa, Francisco
II Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae
Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: consolidação de um modelo
2014
Sousa, Francisco
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Ciência Vitae
Formar professores investigadores: que margem de manobra no plano curricular?
2014
Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina
XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares
Ciência Vitae
Internacionalização da formação de professores: contributos de duas universidades portuguesas
2014
Sousa, Francisco; Morgado, José Carlos
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Ciência Vitae
Investigação de desenvolvimento: Desenvolvimento de quê e para quê?
2014
Sousa, Francisco
FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae
Investigação sobre métodos de ensino: contributo para a afinação de um instrumento de observação
2014
Jaques, Evangelina; Rocha, Patrícia; Gomes, Sérgia; Sousa, Francisco
FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia
Ciência Vitae
Is action research necessarily collaborative? Discussing some findings from the RRC project
2014
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Learner engagement in the construction of a relevant curriculum: the project RRC". Trabalho apresentado em International Conference "A child's world - next steps
2014
Sousa, Francisco
International Conference "A child's world - next steps"
Ciência Vitae
Nuances in the embedment of ESDGC in the Azorean curriculum
2014
Sousa, Francisco
A child's world: Contemporary issues in education
Ciência Vitae
Portugal – Teacher education with an Atlantic flavor
2014
Sousa, Francisco; Castanho, Graça; Morgado, José Carlos
Education
Ciência Vitae
Professores investigadores e formação contínua – no rescaldo do proejto ICR". Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores
2014
Sousa, Francisco
II Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae
Professores investigadores e formação inicial : o modelo formativo da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores". Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores
2014
Sousa, Francisco
II Workshop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae
Studying the development of an online course on Curriculum: implications for the students’ workload in light of the Bologna principles
2014
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
The mirage of curricular autonomy
2014
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
CTD-O: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it
2013
Sousa, Francisco
European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility
Ciência Vitae
Cultura e experiência enquanto ferramentas concetuais no trabalho curricular
2013
Sousa, Francisco
Estudos Curriculares: Um debate contemporâneo (pp. 65-79). Curitiba: CRV.
Ciência Vitae
Integração e relevância curricular
2013
Alonso, Luísa; Sousa, Francisco
Investigação para um currículo relevante
Ciência Vitae
Investigação para um currículo relevante
2013
Sousa, Francisco; Alonso, Luísa; Roldão, M
Ciência Vitae
O papel das narrativas na construção da identidade profissional
2013
Eugénio, Sandra; Oliveira, Mariana; Sousa, Francisco
Investigação para um currículo relevante
Ciência Vitae
Portugal - The mirage of curricular autonomy
2013
Sousa, Francisco
Balancing curriculum regulation and freedom across Europe
Ciência Vitae
"As crianças ainda são imaturas" - Perspetivas dos educadores de infância sobre a abordagem de temáticas ambientais nos jardins de infância dos Açores
2012
Pacheco, Cidália; Sousa, Francisco; Gabriel, Rosalina
Abordagens do ambiente em contexto educativo
Ciência Vitae
"Se já havia lá gente, eu acho que foi uma redescoberta": Procurando oportunidades de diferenciação curricular inclusiva em uma escola portuguesa
2012
Sousa, Francisco
Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas
Ciência Vitae
A emergência de uma política curricular nos Açores: Sentidos e interrogações
2012
Alonso, Luísa; Sousa, Francisco
Revisitar os Estudos Curriculares: Onde estamos e para onde vamos? XIX Colóquio da AFIRSE
Ciência Vitae
Azorean children’s engagement with rural communities in the age of globalization: Folklore, resistance or global citizenship on a small scale?
2012
Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina
International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future
Ciência Vitae
Formação ambiental de educadores de infância: um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem
2012
Godinho, Ana Isabel; Rodrigues, António Félix; Sousa, Francisco
Abordagens do ambiente em contexto educativo
Ciência Vitae
Insularism and curriculum: Trends in Atlantic Islands
2012
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Investigação-ação sobre questões curriculares: Quem define a agenda?
2012
Sousa, Francisco
VI colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares
Ciência Vitae
Nuances in the embedment of ESDGC in the regional curriculum of the Azores
2012
Sousa, Francisco
International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future
Ciência Vitae
Programa de governo para a educação e formação: interrogações e expectativas
The project RRC: A partnership based on action research
2012
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
A diferenciação como princípio de organização curricular
2011
Sousa, Francisco
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares - Conferências
Ciência Vitae
A relevância do currículo no ensino básico: Contributos de um projecto de investigação-acção
2011
Sousa, Francisco; Mira Leal, Susana
XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular
2011
Sousa, Francisco
Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular
Ciência Vitae
Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal
2011
Sousa, Francisco; Mira Leal, Susana; Cabral, Ana Paula
Nuances - Estudos sobre Educação
Que lugar para a Teoria e Desenvolvimento Curricular na Formação Pedagógica de Formadores em Portugal?
2011
Sousa, Francisco
XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Schools’ ownership of the curriculum and their self-evaluation: Findings from two European regions
2011
Sousa, Francisco; Melo, Rodrigo Q
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Territorial inequality and school-based curriculum: Voices from Portuguese and Czech rural schools
2011
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference
2011
Sousa, Francisco
The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference
Ciência Vitae
A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR
Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidade
2010
Sousa, Francisco
IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro
Ciência Vitae
Diferenciação curricular e deliberação docente
2010
Sousa, Francisco
Ciência Vitae
Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: O contributo do projecto ICR
2010
Sousa, Francisco; Machado, Odília
IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro
Ciência Vitae
Políticas curriculares na tensão entre o global e o local: Que possibilidades de avaliação?
2010
Sousa, Francisco
XXII Colóquio da ADMEE – Europa
Ciência Vitae
School culture and relevance of the curriculum: Consolidation and expansion of an action research project
2010
Sousa, Francisco; Rusenescu, Ileana
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Teacher evaluation, curricular autonomy and professional development: trends and tensions in the Portuguese educational policy
Um currículo regional relevante é também internacional
2010
Sousa, Francisco
Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares
Ciência Vitae
A importância das histórias contadas pelas famílias no desenvolvimento das competências linguísticas: Um estudo com crianças de quatro anos
2009
Sousa, Francisco; Balbino, Alice; Coelho, Ana Maria; Correia, Sónia
Arquipélago - Ciências da Educação
Ciência Vitae
Auto-avaliação das organizações educativas açorianas: A incipiente abordagem às questões curriculares no projecto Qualis
2009
Sousa, Francisco; Roldão, Maria do Céu
Investigar, avaliar, descentralizar: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Cidadania e relevância do currículo: O contributo do projecto ICR
2009
Sousa, Francisco; Silva, Fernanda
Investigar, avaliar, descentralizar: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Projecto Qualis: Que lugar para as questões curriculares?
2009
Sousa, Francisco; Roldão, M
Arquipélago - Ciências da Educação
Ciência Vitae
Towards a relevant curriculum: Recent outcomes from an action research project
2009
Sousa, Francisco; Silva, Fernanda
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Exploring opportunities for an inclusive approach to curriculum differentiation
2008
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva
2008
Sousa, Francisco
IV colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares
Ciência Vitae
Producing (more or less inclusive) discourses on identity and difference: What role can Curriculum Theory and Development play?
2008
Sousa, Francisco
European Conference on Educational Research, Göteborg (Sweden).
Ciência Vitae
Que relevância reconhecem as crianças no currículo: Trilhando um percurso de investigação-acção
2008
Sousa, Francisco; Valadão, Francisco
Infâncias Possíveis, Mundos Reais: 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança
Ciência Vitae
Educação e culturas: duas lições e um desafio à construção de um currículo relevante
2007
Sousa, Francisco
Atlântida - Revista de Cultura
Ciência Vitae
Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açoriana
2007
Sousa, Francisco
Investigação em Educação Inclusiva
Ciência Vitae
Construir currículo na ultra-periferia da Europa em tempo de globalização: Reflexões sobre o currículo regional dos Açores
2006
Sousa, Francisco
VII Colóquio Sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares
Ciência Vitae
Curriculum making on the edge of Europe in the age of globalization: Two alternative scenarios
2006
Sousa, Francisco
Second World Curriculum Studies Conference
Ciência Vitae
Currículo, saberes docentes e saberes discentes: Reflexões sobre a transitividade do verbo ensinar
2006
Sousa, Francisco
VII Colóquio sobre questões curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares
Ciência Vitae
Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa.
2005
Sousa, Francisco
Arquipélago – Ciências da Educação
Ciência Vitae
“Pedagogia por competências” e “pedagogia por objectivos”: Que relação?
2004
Sousa, Francisco
Revista de Estudos Curriculares
Ciência Vitae
Pequenas e grandes escolas, agrupamentos e respectivos projectos educativos: Alguns problemas na teorização sobre diferentes realidades organizativas
2003
Sousa, Francisco
Arquipélago – Ciências da Educação
Ciência Vitae
Políticas educativas e curriculares face à diferença: Virtudes e limitações de uma abordagem categorial
2003
Sousa, Francisco
VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
Tazos e Barbies: Quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância
2002
Sousa, Francisco
V Colóquio Sobre Questões Curriculares, I Colóquio Luso-brasileiro
Ciência Vitae
Formar educadores de infância atentos à realidade social: o contributo da Universidade dos Açores
2000
Sousa, Francisco
Informar - Revista de Acção Educativa
Ciência Vitae
Formar educadores para a diferenciação curricular e para a equidade: Uma preocupação da Universidade dos Açores
2000
Sousa, Francisco
Inovação, currículo e formação
Ciência Vitae
Reconstructing children’s experience when teaching and assessing them: Lessons from Dewey
Do debate sobre o modelo aos efeitos da avaliação dos alunos: a não-linearidade da relação produção científica - regulamentação - práticas docentes.
1999
Sousa, Francisco
Informar - Revista de Acção Educativa
Ciência Vitae
Decisão sobre os efeitos da avaliação: Uma situação dilemática a abordar na formação de professores do 1º ciclo do ensino básico
1998
Sousa, Francisco
INOVAÇÃO – Revista do Instituto de Inovação Educacional
Ciência Vitae
Formação para o profissionalismo docente a partir da investigação sobre práticas profissionais
1998
Sousa, Francisco
IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ciência Vitae
5 Projetos de Investigação
CC225
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCSH
Workshop "Professores investigadores - abordagens práticas
CC422
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCSH
II Workshop Professores Investigadores
CC440
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCSH
International Conference A Child's World – Next Steps
CC704
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCSH • CICS.NOVA.UAc
III Workshop Professores Investigadores
CC962
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCSH • CICS.NOVA.UAc
Potencial do Ensino à Distância na promoção da inclusão geográfica nos Açores
1 Prestação de Serviço
Formação
Formação
2022/02/03 - 2022/02/03 |
Outro Ação de formação "Gamificação no processo de ensino-aprendizagem" Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, Portugal |
2016 - 2016 |
Outro Fundamentals of Graphic Design California Institute of the Arts (via Coursera), Estados Unidos |
2015 - 2015 |
Outro Design thinking - 2nd iteration Macromedia University of Applied Sciences/ iversity, Alemanha |
2014 - 2014 |
Outro Conflict resolution & negotiation Pluris, Portugal |
2010 - 2011 |
Outro Formação em Blended Learning FBL'01 Universidade Aberta, Portugal |
2007 - 2008 |
Pós-Graduação Competências pedagógicas e didáticas em e-learning e TIC Aniconsulta (formação adjudicada pela Universidade dos Açores), Portugal |
1999 - 2005 |
Doutoramento Ramo de Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular Universidade dos Açores, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Gerir o currículo na encruzilhada das diferenças: contributo para a conceptualização da diferenciação curricular" |
1997 |
Outro Desenvolvimento Curricular Universidade dos Açores, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Desenvolvimento Curricular" |
1991 - 1992 |
Licenciatura Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Variante de Português e Inglês Universidade do Algarve, Portugal |
1988 - 1991 |
Outro Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Universidade dos Açores, Portugal |
Biografia
Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Portugal. Membro integrado do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (pólo da Universidade dos Açores - CICS.NOVA.UAc). "Co-convenor" da rede 3 (Curriculum) da European Educational Research Association.
Hiperligações