• Fundação
    • O Patrono
    • O Fundador
    • Estrutura Orgânica
    • Equipa
    • Caracterização Jurídica
    • Objetivos e Competências
    • Informação Institucional
    • Documentos Legais
    • Galeria FGF
    • Contactos
  • Media
    • Agenda
    • Notícias
    • Eventos
      • IOBC
    • 500 Anos Gaspar Frutuoso
      • Biografia
      • Obra
      • Legado
      • Programa
      • Calendário de Eventos
      • Galeria
      • Downloads
    • Material Gráfico FGF
    • Galeria de Eventos
  • Prémios
    • Ana Neto
    • Mérito Científico UAc
    • Mérito de Ingresso UAc
  • Emprego
    • Oportunidades de Emprego
    • Bolsas
  • Investigação
    • Projetos e Prestações de Serviço
    • Investigadores
    • Entidades de I&D
    • Entidades Financiadoras
    • Evidências e Publicações Científicas
    • Documentos de Apoio
    • Submissão de Projetos
    • Recursos Humanos
    • Programas de Financiamento
  • Portal do Investigador  
EN
PT

RD

Raquel José Jesus Vigário Dinis

dinis, raquel josé de jesus vigário

  Enviar Mensagem

  Entidades de I&D

FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente

  Perfis Externos

cienciavitae.pt1514-9FFD-62B0

  Entidades Financiadoras

Particulares (inscrições)

Direção Regional da Ciência e da Tecnologia

Partilhar este perfil:

de 31 Publicações

Odyssey in the Azores: A U.S. travel-study course preparing teachers for the magic of the profession

 2021
  Haines, Shana J
  Teaching and Teacher Education
Ciência Vitae

Formação Contínua de Professores à Distância: reflexão sobre uma experiência na construção e gestão de um AVA..

 2019
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Porteiro, João José Monteiro Mora; Gregório, Rute Dias
  Tempos, espaços e artefectos em Educação.
Ciência Vitae

O jogo pedagógico como tempo e espaço de aprendizagens integradoras: representações de Educadores de Infância e de Professores do 1.ºCEB.

 2019
  Coelho, Carolina Paula Faria; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
  Tempos, espaços e artefactos em Educação.
Ciência Vitae

Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2019
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha; Pacheco, Sónia Melo
  Jornal das Primeiras Matemáticas
Ciência Vitae

Autonomia e flexibilidade curricular com nuances insulares: a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores e outras particularidades.

 2018
  Sousa, Francisco José Rodrigues ; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
  Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação
Ciência Vitae

Construção e gestão de materiais pedagógicos no ensino da matemática : uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2018
  Abreu, João Cristiano Figueira
Ciência Vitae

Construção e gestão de materiais pedagógicos promotores da integração das áreas do conhecimento na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2018
  Cabral, Marylene Mendonça Medeiros
Ciência Vitae

Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular : potencialidades no contexto do ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2018
  Costa, Joana Pereira
Ciência Vitae

Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2018
  Abreu, João Cristiano Figueira; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha
Ciência Vitae

Formação de professores em B-Learning na Universidade dos Açores: reflexão sobre a experiência formativa na área de história, geografia e cultura dos Açores (Portugal)

 2018
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Porteiro, João José Monteiro Mora; Costa, Susana Goulart; Gregório, Rute Isabel Rodrigues Dias
  Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade
Ciência Vitae

Práticas de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : exploração das potencialidades do jogo pedagógico

 2017
  Coelho, Carolina Paula Faria
Ciência Vitae

A importância dos manuais escolares de História e Geografia no ensino e na aprendizagem : perspetivas de alunos, professores e pais

 2016
  Costa, Carlos Fernando Machado
Ciência Vitae

Práticas pedagógicas no ensino da história e da geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário : reflexão sobre o potencial dos materiais pedagógicos

 2016
  Carvalho, Cátia Daniela Pimentel Medeiros Cardoso
Ciência Vitae

A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão

 2015
  Silva, Maria do Carmo Oliveira Cabral
Ciência Vitae

A expressão plástica e os materiais pedagógicos, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : perspetivas e diálogos

 2015
  Garcia, Lina Joana Borges
Ciência Vitae

Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2015
  Machado, Mónica Medeiros
Ciência Vitae

Integração Curricular e Interdisciplinaridade: o Papel das Escolas e dos Professores

 2015
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
  Investigar em Educação Matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar
Ciência Vitae

O questionamento em sala de aula : práticas educativas e curriculares na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2015
  Galego, Cláudia Maria Medeiros
Ciência Vitae

Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2015
  Medeiros, Rita Raquel Oliveira
Ciência Vitae

As Escolas como espaços de Investigação e Desenvolvimento: delineando metodologias de trabalho em duas escolas Açorianas". Trabalho apresentado em II Workschop "Professores Investigadores

 2014
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Conceição Medeiros
  II Workschop "Professores Investigadores"
Ciência Vitae

A gestão contextualizada do currículo: considerações sobre potencialidades e riscos

 2013
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
  II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a Mudança
Ciência Vitae

Aditologia: prevenção e intervenções

 2013
  Medeiros, Teresa; Patrício, Luís; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Ciência Vitae

Promovendo a relevância do currículo no ensino da Matemática.

 2013
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Filomena Rebelo; Fernanda Silva
  Investigação para um currículo relevante
Ciência Vitae

Depois dos Projetos Curriculares de Turma: autonomia e burocracia na gestão curricular

 2012
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
  XIX Colóquio AFIRSE
Ciência Vitae

Flexibilidade e Contextualização: o lugar da Escola no desenvolvimento curricular

 2012
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Alonso, Luísa
  XIX Colóquio AFIRSE
Ciência Vitae

Mudar para o Sucesso: experiências no âmbito do projeto ICR - Investigação para um currículo relevante

 2012
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Rebelo, Filomena; Massa, Sara
  XIX Colóquio AFIRSE
Ciência Vitae

Aprender Ensinando: Investigação e desenvolvimento profissional na docência

 2010
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Filomena Rebelo; Mira Leal, Susana; Massa, Sara
  IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro
Ciência Vitae

Learning While Teaching: Embracing a Collaborative Action- Research Project

 2010
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Mira Leal, Susana; Rebelo, Filomena; Massa, Sara
  ATEE
Ciência Vitae

Resolução de Problemas na Sala de Aula: uma experiência com alunos do 6º ano da E.I.2,3 Roberto Ivens

 2010
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Rebelo, Filomena
  PROFMAT 2010
Ciência Vitae

Democracia e/ou Burocracia: a teia e a trata do trabalho individual e colegial dos professores

 2008
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Alonso, Luísa
  V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar - Trabalho Docente e Organizações Educativas.
Ciência Vitae

Gestão Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico: discursos e práticas

 2002
  Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Ciência Vitae

2 Projetos de Investigação

  • Partilhar Boas Práticas Ensino
  • Fechado
CC431
 Particulares (inscrições)
 FCSH

II Encontro Regional Partilhar Boas Práticas de Ensino


  • M3.2.2/I/029/2012
  • Fechado
CC243
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCSH

II Congresso Internacional de Aditologia: Substâncias de abuso, que intervenções?


0 Prestações de Serviço

Não existem prestações de serviço

Formação

  Formação

2015 - 2016 Pós-Graduação
Pós Graduação em E-Learning
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2015 Pós-Graduação
Educação Especial, domínio de Intervenção Precoce
Especialização em Intervenção Precoce na Infância
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2015 Pós-Graduação
Educação Especial, domínios Cognitivo e Motor
Especialização em Domínios Cognitivo e Motor
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2010 Doutoramento
Educação
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade dos Açores, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Desenvolvimento curricular Integrado na Escola: Lógicas de Gestão Colegial em duas Escolas Básicas Integradas dos Açores"
1999 - 2002 Mestrado Pré-Bolonha
Gestão Curricular
Especialização em Especialidade: 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade de Aveiro, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Gestão Curricular no 1.º Ciclo do ensino Básico: Discursos e Práticas"
1991 - 1996 Licenciatura
Ciências da Educação
Especialização em Educação de Adultos
Universidade de Coimbra, Portugal

Biografia

O investigador não tem uma biografia criada

Entidades

  Entidades de I&D

FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente

  Entidades Financiadoras

Particulares (inscrições)

Direção Regional da Ciência e da Tecnologia

Enviar uma mensagem

© 2025   Política de Privacidade

Developed by Valuring

Confirmar Ação

Tem a certeza que pretende continuar? Esta ação é irreversível.

Portal do

Investigador

Estamos agora mais próximos dos investigadores