Fundação para a Ciência e Tecnologia
Acrónimo:EXPL/CTA-AMB/1294/2021
Centro de Custos:1089
Título:O papel do microboima na saúde e resiliência dos corais de profundidade num oceano em mudança
Início-Fim:01-01-2022 - 31-12-2023
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Lúcia Cláudio, Ricardo Figueira
Investigador Responsável:Maria Teresa de Sousa Barros Cerqueira
Unidades I&D:OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar
EntidadeMontante
Fundação para a Ciência e Tecnologia (100.0 %)49.935,00 €
Principais Objetivos:

Como tal, o objetivo geral deste projeto é elucidar os papéis funcionais dos micróbios associados aos habitats formadores de octocorais nos Açores e a sua dinâmica em cenários de alterações climáticas e pressões humanas (acidificação dos oceanos e mineração em alto mar). Especificamente, este PR visa estudar:

1) A composição do microbioma de dois octocorais formadores de habitat abundantes nos Açores (Tarefa 1).
2) Os efeitos da acidificação dos oceanos e da mineração em alto mar na composição do microbioma dos corais e a correlação com a condição fisiológica dos corais (Tarefa 2).
3) A dinâmica do holobionte em diferentes cenários ambientais e os potenciais efeitos em cascata dessas mudanças nos ecossistemas CWC (Tarefa 3).

Descrição do Projeto:

Este projeto de investigação irá contribuir para o conhecimento global da ecologia microbiana de corais de águas frias de profundidade, e criar um importante repositório de sequências de novos genes com potencial interesse biotecnológico. Os resultados deste trabalho irão contribuir também para alargar o conhecimento sobre a resiliência dos ecossistemas de corais de águas frias a perturbações humanas e ambientais e contribuir também para a implementação de políticas de conservação dos oceanos.