Acrónimo: | PTDC/CED-EDG/31182/2017 |
Centro de Custos: | 756 |
Título: | Guia de Campo: Ferramentas Móveis Interativas para a Aprendizagem Baseada no Local (Field Guide) |
Início-Fim: | 01-10-2018 - 30-09-2022 |
Entidade Beneficiária Principal: | Fundação Gaspar Frutuoso |
Gestores da FGF: | Lúcia Cláudio, Ricardo Figueira |
Investigador Responsável: | Rosalina Maria De Almeida Gabriel |
Unidades Orgânicas: | FCAA - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente |
Unidades I&D: | GBA-cE3c - Grupo de Biodiversidade dos Açores |
Entidade | Fundação Gaspar Frutuoso |
---|---|
Financiamento Total | 62.340,35 € |
Fundação para a Ciência e Tecnologia (100.0 %) | 62.340,35 € |
Principais Objetivos:
Focado no Parque Natural da Ilha Terceira, o projeto será constituído por uma aplicação móvel e sensível ao contexto que apoiará os utilizadores na exploração de informação científica relevante vinculada a espécies e locais específicos do parque. Mesclando pedagogia baseada no local, design de experiência do usuário e educação científica, o projeto Guia de Campo promoverá a maior importância da aprendizagem, tecnologia e aprendizagem ao ar livre na melhoria dos níveis de alfabetização científica entre uma geração mais jovem. Nosso objetivo com o Field Guide é demonstrar que a tecnologia pode apoiar experiências mais ativas e significativas para aqueles que participam de projetos educacionais contextualmente situados.
Descrição do Projeto:
O projeto Guia de Campo visa estabelecer uma melhoria nos níveis de literacia científica das crianças e jovens residentes no arquipélago dos Açores. Com uma das taxas de sucesso escolar mais baixas em Portugal, este projeto combinará a aprendizagem baseada no local e a tecnologia móvel sensível ao contexto para promover experiências de aprendizagem mais ativas e significativas na região. Através da concepção de um guia de campo eletrônico móvel, o projeto oferecerá à geração mais jovem a oportunidade de explorar, aprender e monitorar seu ambiente imediato. Concebido para interagir com os portais de biodiversidade existentes e as respetivas bases de dados, o guia de campo eletrónico móvel que será concebido para o projeto utilizará o poder da tecnologia sensível ao contexto para moldar a compreensão dos jovens sobre o mundo natural, ao mesmo tempo que sensibiliza para um dos principais - ecossistemas insulares oceânicos.
Resultados:
Assim, o referencial teórico, as metodologias e os resultados práticos propostos pelo projeto refletem debates disciplinares recentes nos campos da pedagogia, do design educacional e do estudo das literacias científicas. Destinadas a contribuir igualmente para a regionalização do currículo nos Açores, as ferramentas que serão concebidas no âmbito do projeto Guia de Campo servirão para recolher e analisar dados através de um conjunto de workshops que serão desenvolvidos em colaboração com as escolas de a ilha Terceira. Envolvendo diretamente os alunos na exploração de seu ambiente imediato, o projeto Field Guide conectará um público mais jovem a conhecimentos e conceitos científicos importantes que são apropriados para a idade. Com base na importância de desenvolver um currículo científico que se baseie em inovações pedagógicas recentes, como aprendizagem baseada no local, aprendizagem baseada em fenômenos e aprendizagem baseada em projetos, o trabalho que será desenvolvido com as escolas locais também promoverá o uso de informações e tecnologias de comunicação no contexto do sistema escolar público açoriano.
Equipa
Nome | Categoria | Início | Termo |
---|