Fundação para a Ciência e Tecnologia
Acrónimo:PTDC/CED-EDG/31182/2017
Centro de Custos:756
Título:Guia de Campo: Ferramentas Móveis Interativas para a Aprendizagem Baseada no Local (Field Guide)
Início-Fim:01-10-2018 - 30-09-2022
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Lúcia Cláudio, Melissa Figueiredo
Investigador Responsável:Rosalina Maria De Almeida Gabriel
Unidades Orgânicas:FCAA - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente
Unidades I&D:GBA-cE3c - Grupo de Biodiversidade dos Açores
EntidadeFundação Gaspar Frutuoso
Financiamento Total62.340,35 €
Fundação para a Ciência e Tecnologia (100.0 %)62.340,35 €
Principais Objetivos:

Focado no Parque Natural da Ilha Terceira, o projeto será constituído por uma aplicação móvel e sensível ao contexto que apoiará os utilizadores na exploração de informação científica relevante vinculada a espécies e locais específicos do parque. Mesclando pedagogia baseada no local, design de experiência do usuário e educação científica, o projeto Guia de Campo promoverá a maior importância da aprendizagem, tecnologia e aprendizagem ao ar livre na melhoria dos níveis de alfabetização científica entre uma geração mais jovem. Nosso objetivo com o Field Guide é demonstrar que a tecnologia pode apoiar experiências mais ativas e significativas para aqueles que participam de projetos educacionais contextualmente situados.

Descrição do Projeto:

O projeto Guia de Campo visa estabelecer uma melhoria nos níveis de literacia científica das crianças e jovens residentes no arquipélago dos Açores. Com uma das taxas de sucesso escolar mais baixas em Portugal, este projeto combinará a aprendizagem baseada no local e a tecnologia móvel sensível ao contexto para promover experiências de aprendizagem mais ativas e significativas na região. Através da concepção de um guia de campo eletrônico móvel, o projeto oferecerá à geração mais jovem a oportunidade de explorar, aprender e monitorar seu ambiente imediato. Concebido para interagir com os portais de biodiversidade existentes e as respetivas bases de dados, o guia de campo eletrónico móvel que será concebido para o projeto utilizará o poder da tecnologia sensível ao contexto para moldar a compreensão dos jovens sobre o mundo natural, ao mesmo tempo que sensibiliza para um dos principais - ecossistemas insulares oceânicos.

Resultados:

Assim, o referencial teórico, as metodologias e os resultados práticos propostos pelo projeto refletem debates disciplinares recentes nos campos da pedagogia, do design educacional e do estudo das literacias científicas. Destinadas a contribuir igualmente para a regionalização do currículo nos Açores, as ferramentas que serão concebidas no âmbito do projeto Guia de Campo servirão para recolher e analisar dados através de um conjunto de workshops que serão desenvolvidos em colaboração com as escolas de a ilha Terceira. Envolvendo diretamente os alunos na exploração de seu ambiente imediato, o projeto Field Guide conectará um público mais jovem a conhecimentos e conceitos científicos importantes que são apropriados para a idade. Com base na importância de desenvolver um currículo científico que se baseie em inovações pedagógicas recentes, como aprendizagem baseada no local, aprendizagem baseada em fenômenos e aprendizagem baseada em projetos, o trabalho que será desenvolvido com as escolas locais também promoverá o uso de informações e tecnologias de comunicação no contexto do sistema escolar público açoriano.

Albúm


Evidências/Publicações