
| Acrónimo: | CATL III |
| Centro de Custos: | 1099 |
| Título: | Os CATL como contextos de Promoção do Desenvolvimento e de Facilitação do Sucesso Escolar |
| Início-Fim: | 01-01-2022 - 31-12-2022 |
| Entidade Beneficiária: | Fundação Gaspar Frutuoso |
| Gestores da FGF: | Bruno Machado, Matilde Pereira |
| Investigador Responsável: | Sofia de Oliveira Major |
| Unidades Orgânicas: | FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
| Unidades I&D: | NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente |
| Financiamento Total: | 3.000,00 |
| DRSS: | 3.000,00 (100.0 %) |
| Entidade | Montante |
|---|---|
| Direção Regional da Solidariedade Social (100.0 %) | 3.000,00 € |
Descrição da Prestação de Serviços:
O projeto intitulado “OS CATL COMO CONTEXTOS DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E DE FACILITAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR” tem como objetivo geral perceber se a frequência de um CATL faz a diferença em termos de desenvolvimento e de facilitação do sucesso escolar das crianças.
Mais especificamente, pretende-se analisar se há diferenças entre as crianças que frequentam e não frequentam os CATL a nível de: competências sociais, aptidões para a aprendizagem escolar, aproveitamento escolar, potencial criativo e comportamentos problemáticos. Com o intuito de explorar a hipótese de que as crianças inscritas em CATL e as que não os frequentam poderem apresentar níveis de desenvolvimento e de aproveitamento escolar distintos, serão estudados intensivamente dois grupos de crianças, residentes na ilha de São Miguel: um de crianças inscritas em CATL e outro de crianças que não se encontrem inscritas nos mesmos.
Os grupos serão emparelhados para variáveis-chave: idade, sexo, ano de escolaridade, nível de escolar.

