Outros Programas Regionais
Acrónimo:Projecto "Batata-Doce"
Centro de Custos:1125
Título:Consultadoria técnico e científica na análise e caracterização de propriedades e produtos desenvolvidos a partir de batata-doce
Início-Fim:04-07-2022 - 31-12-2022
Entidade Beneficiária:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Bruno Machado, Fábio Sousa
Investigador Responsável:Helena Cristina de Sousa Pereira Menezes e Vasconcelos
Unidades Orgânicas:FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
Financiamento Total:8.400,00
Outros Programas Regionais:8.400,00 (100.0 %)
Descrição da Prestação de Serviços:

O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis, a partir da extração de amido de resíduos de batata doce endógena, provenientes das plantações da Região, com resistência bacteriana e pode antioxidante, para o setor de embalagens.

Assim, pretende-se contribuir, de forma eficiente, para colmatar as necessidades identificadas, nomeadamente no que diz respeito à exploração do potencial associado à utilização de recursos regionais capazes de reduzir as importações para a região, e ao desenvolvimento de produtos inovadores e mais sustentáveis, a partir da extração de amido e combinação de agentes bioativos. Além disso, pretende-se igualmente que este projeto, através das suas vantagens tecnológicas, despolete um efeito arrastador da tecnologia em diferentes indústrias e aplicações na área do desenvolvimento de materiais poliméricos biodegradáveis.

Esta abordagem proporcionará à OTM Verde desenvolver produtos inovadores com uma forte componente tecnológica, para o setor dos materiais poliméricos e embalagens inteligentes, nomeadamente: embalagens flexíveis, embalagens duras, produtos de hotelaria, entre outras possíveis aplicações. Desta forma, com estes desenvolvimentos, a OTM Verde estará habilitada a produzir produtos de valor acrescentado, não ficando dependente de parceiros externos para o fazer. Consequentemente, com esta metodologia, permitir-lhe-á ascender na cadeia de valor neste setor, tornando o produto desenvolvido num produto de referência para a internacionalização.

Albúm