Outras Fontes de Financiamento
Acrónimo:INFOÁGUA_6
Centro de Custos:744
Título:Levantamento de informação para o estudo das origens de água para abastecimento público em diversas ilhas dos Açores visando otimizar a qualidade de água para consumo humano
Início-Fim:12-06-2018 - 31-12-2021
Entidade Beneficiária:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Matilde Pereira
Investigador Responsável:Sílvia Alexandra Bettencourt de Sousa de Quadros
Unidades I&D:IITAA - Instituto de Investigação em Tecnologias Agrárias e do Ambiente
Financiamento Total:16.486,00
Outras Fontes de Financiamento:16.486,00 (100.0 %)
Descrição da Prestação de Serviços:

A Prestação de Serviços integrada no estudo “Análise das origens de água para abastecimento público em diversas ilhas dos Açores visando otimizar a qualidade da água destinada ao consumo humano”, será desenvolvida pela Equipa da Universidade dos Açores (através da Fundação Gaspar Frutuoso) e englobará os seguintes trabalhos desenvolvimento no âmbito de cada uma das Ações:

Ação A. Levantamento da informação

Realização de um levantamento global da informação disponível, entre 2009 e 2017, no sentido de se conhecer: (a) a localização das captações afetadas, (b) as principais características das mesmas, em especial aquelas que podem condicionar a qualidade da água, (c) as características da qualidade da água e sua variação ao longo do tempo e (d) a descrição dos elementos dos sistemas de abastecimento dos concelhos envolvidos. Designadamente, esta ação envolverá:

a) Georreferenciação das captações, com as coordenadas geográficas, topografia e cota das captações;

b) Análise da origem em termos da massa de água a que pertence, mesmo que não em uso para abastecimento público, com base na análise do perfil litológico da captação e da posição/profundidade dos ralos. Informação sobre a profundidade de cada furo e da respetiva bomba de extração, níveis piezométricos, volumes captados, caudais de exploração recomendados e transmissividade.

c) Análise da qualidade da água, designadamente sobre as concentrações em fluoreto, cloreto e sódio nas captações afetadas/sinalizadas pela ERSARA. Essa análise será realizada sobre os resultados analíticos que a ERSARA disponibilizar para o efeito, relativos ao período 2009-2017. Também deve ser recolhida informação sobre a qualidade da água de captações não utilizadas para abastecimento de água destinada ao consumo humano, mas que tenham sido construídas. Caso esta informação não exista, deve-se proceder à análise sumária do(s) parâmetro(s) relevante(s) para o estudo, em duas amostras de água por captação. A colheita das amostras será realizada pela FGF; o transporte e análise serão da responsabilidade da ERSARA.

d) Descrição das zonas de abastecimento afetadas – localização em SIG e descrição sumária das componentes dos sistemas (captações, reservatórios, adutoras, redes de distribuição), perdas de água (estimadas ou calculadas pela Entidade Gestora), assim como a população residente em cada zona de abastecimento e sua percentagem relativamente ao concelho.

Ação B. Colaboração na análise preliminar de propostas de soluções

Colaboração com o LNEC na avaliação preliminar do tipo de soluções mais viáveis para o abastecimento público de água destinada ao consumo humano nas quatro ilhas, que contemplarão as seguintes opções, individualmente ou em conjunto: gestão das profundidades de captação; mistura de origens (com captações existentes ou novas); substituição completa da origem; tratamento dedicado em alguma(s) origem(ns). Sendo preliminar, esta avaliação não contempla a análise técnico-económica da eficácia e eficiência das hipóteses identificadas e do eventual tratamento necessário.

Ação C. Elaboração de relatórios

• produção do relatório-resumo do levantamento global da informação disponível 2009-2017;

• produção do relatório final da ação A;

• colaboração com o LNEC na produção do relatório final do estudo.

Albúm