Acrónimo: | CATL III |
Centro de Custos: | 951 |
Título: | Os CATL como contextos de Promoção do Desenvolvimento e de Facilitação do Sucesso Escolar |
Início-Fim: | 21-11-2019 - 30-09-2021 |
Entidade Beneficiária: | Fundação Gaspar Frutuoso |
Gestores da FGF: | Bruno Machado, Matilde Pereira |
Investigador Responsável: | Ana Cristina Pires Palos |
Unidades Orgânicas: | FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
Unidades I&D: | CICS.NOVA.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais |
Financiamento Total: | 32.233,82 |
DRSS: | 32.233,82 (100.0 %) |
Entidade | Montante |
---|---|
Direção Regional da Solidariedade Social (100.0 %) | 32.233,82 € |
Descrição da Prestação de Serviços:
O estudo intitulado “OS CATL COMO CONTEXTOS DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E DE FACILITAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR” tem como objetivo geral perceber se a frequência de um CATL faz a diferença em termos de desenvolvimento e de facilitação do sucesso escolar das crianças.
Mais especificamente, pretende-se analisar se há diferenças entre as crianças que frequentam e não frequentam os CATL a nível de: competências sociais, aptidões para a aprendizagem escolar, aproveitamento escolar, potencial criativo e comportamentos problemáticos.
Com o intuito de explorar a hipótese de que as crianças inscritas em CATL e as que não os frequentam poderem apresentar níveis de desenvolvimento e de aproveitamento escolar distintos, serão estudados intensivamente dois grupos de crianças, residentes na ilha de São Miguel: um de crianças inscritas em CATL e outro de crianças que não se encontrem inscritas nos mesmos. Os grupos serão emparelhados para variáveis-chave: idade, sexo, ano de escolaridade, nível de escolar.