Acrónimo:IPM-Popillia
Centro de Custos:1021
Título:Integrated Pest Management of the Invasive Japanese Beetle, Popillia japonica
Início-Fim:01-09-2020 - 31-12-2024
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Matilde Pereira
Investigador Responsável:Nelson José de Oliveira Simões
Unidades Orgânicas:FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
Unidades I&D:CBA - Centro de Biotecnologia dos Açores
EntidadeFundação Gaspar Frutuoso
Financiamento Total511.230,00 €
Comissão Europeia (100.0 %)511.230,00 €
Hiperligações:
Principais Objetivos:

O objectivo do IPM-Popillia é enfrentar o desafio de um novo risco para a fitossanidade na Europa, a invasão do besouro japonês, Popillia japonica. Esta praga foi introduzida acidentalmente na Europa continental em 2014 (EPPO 2014) e pode espalhar-se facilmente no decurso do comércio e na circulação de mercadorias e pessoas. P. japonica ameaça todo o setor agrícola, as paisagens urbanas e a biodiversidade nas áreas invadidas.
A prevenção da invasão da espécie enfrenta dois constrangimentos: as possibilidades de restringir a circulação de mercadorias e pessoas são limitadas e a erradicação bem sucedida da população estabelecida a sul da fronteira entre a Itália e a Suíça é impossível. Recentemente, a EFSA e o JCR da Comissão Europeia nomearam P. japonica como candidata a praga de alta prioridade na nova Lei Fitossanitária da UE.
Neste contexto, é fundamental desenvolver medidas que ajudem a limitar a propagação da nova praga e a prevenir a acumulação de elevadas densidades populacionais que causam perdas económicas às culturas agrícolas e aumentam a pressão migratória dos besouros japoneses.
O projecto IPM-Popillia desenvolve estas medidas. Envolve equipas que trabalham no centro da área do surto recente, conduzindo investigação prática adequada à finalidade num ambiente europeu que pode ser aplicada imediatamente, como medidas de contenção de curto prazo. A longo prazo, o IPM-Popillia fornece ferramentas e aconselhamento sobre como gerir a praga numa escala continental europeia maior e sobre como estar melhor preparado para invasões de pragas semelhantes no futuro.

Fonte: Biotechnology Centre of Azores (CBA) Web Portal

Descrição do Projeto:

GA 861852 - Integrated Pest Management of the Invasive Japanese Beetle, Popillia japonica

Albúm


Evidências/Publicações