Acrónimo: | PO ACORES 2020-2015-SMART |
Centro de Custos: | 620 |
Código da Operação: | ACORES-01-0145-FEDER-000017 |
Título: | SMART - SMART-TOURISM |
Início-Fim: | 01-10-2016 - 20-12-2020 |
Entidade Beneficiária Principal: | Fundação Gaspar Frutuoso |
Gestores da FGF: | Lúcia Cláudio |
Investigador Responsável: | Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges Tiago |
Unidades Orgânicas: | FEG - Faculdade de Economia e Gestão |
Unidades I&D: | CEEAplA - Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico |
Entidade | Montante |
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Custo Total Elegível | 132.450,78 € |
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia (15.0 %) | 19.867,62 € |
PO Açores 2020 - FEDER (85.0 %) | 112.583,16 € |
Principais Objetivos:
Este projeto tem como objetivo estudar e analisar o comportamento das empresas e dos turistas no domínio digital, potenciando a capacidade de resposta do tecido empresarial regional do cluster do Turismo constante da estratégia RIS3 Açores. Irá permitir desenvolver novas abordagens metodológicas de tratamento de big data no turismo, monitorizar a evolução dos comportamentos de compra e a utilização dos meios digitais por parte dos turistas e avaliar e otimizar a atuação das empresas regionais. Prevê a realização de workshops com especialistas internacionais, uma plataforma online de divulgação de informação, bem como a publicação de artigos científicos e teses de doutoramento e de mestrado relacionadas com o projeto. Aumentar a Produção Científica de Qualidade e Orientada para a Especialização Inteligente.
Descrição do Projeto:
Este projeto desenvolve um modelo de avaliação e acompanhamento do turismo 3.0., aplicado aos Açores. Compreende a aplicação de técnicas inovadoras de tratamento de big data nos social media, avaliando a atividade das empresas e dos turistas. Prevê a criação de bases de dados, realização de inquéritos, sistematização e disponibilização de informação, formação e identificação de fatores críticos de desenvolvimento, com aplicação dos modelos STAR e DINESERV3.0. e facultando às empresas regionais uma ferramenta de apoio.
Resultados:
No decorrer dos três anos, o projeto SMART Tourism pretende alcançar os seguintes objetivos:
- Maximização das sinergias entre os diferentes stakeholders do setor do turismo;
- Organização de seminários, conferências e workshops;
- Dinamização de processos de transferência de conhecimento entre a academia e as empresas;
- Publicação de livro e artigos em revistas internacionais e nacionais;
- Apresentações e comunicações em encontros científicos internacionais e nacionais;
- Promoção e desenvolvimento de teses de Doutoramento e Mestrado;
- Incentivo ao surgimento de aplicações computacionais.