Fundação para a Ciência e Tecnologia
Acrónimo:PTDC/GES-AMB/30052/2017
Centro de Custos:757
Título:BeSafeSlide - Protótipo de sistema de alerta para moviementos de vertente, de baixo custo, para melhorar a resiliência da comunidade e adaptação às mudanças ambientais
Início-Fim:01-10-2018 - 30-09-2022
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Lúcia Cláudio, Ricardo Figueira
Investigador Responsável:Rui Tiago Fernandes Marques
Unidades I&D:IVAR - Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
EntidadeFundação Gaspar Frutuoso
Financiamento Total14.687,50 €
Fundação para a Ciência e Tecnologia (100.0 %)14.687,50 €
Descrição do Projeto:

Neste projeto será dada atenção a dois tipos diferentes de eventos de deslizamento que serão monitorados permanentemente dentro do sistema regional de alerta precoce:
(i) Grandes eventos desastrosos de deslizamento de terra. Neste cenário considera-se uma ocorrência regional generalizada de deslizamentos de terra. O principal objetivo é fornecer informações aos serviços de proteção civil para antecipar e gerenciar a evacuação em massa de pessoas de áreas propensas a deslizamentos generalizados.
(ii) Pequenos deslizamentos de terra. Neste cenário são considerados diferentes níveis de ruptura territorial. Espera-se que ocorram diferentes frequências de ocorrência de deslizamentos de terra quando forem atingidos diferentes níveis de limiar de precipitação.

Resultados:

A aplicação do sistema de alerta precoce irá definir procedimentos de comunicação de alerta, avaliar a capacidade de resposta das partes interessadas, visa desenvolver práticas de capacidade social e reduzir a vulnerabilidade, de forma a reduzir o número de pessoas afetadas, perdas económicas e interrupções de infraestruturas críticas/serviços básicos.

Albúm


Evidências/Publicações