Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
Acrónimo:AD4MAC
Centro de Custos:946
Código da Operação:MAC2/1.1b/350
Título:Digestão anaeróbica de resíduos e subprodutos animais para geração de energia renovável e proteção do ambiente natural na Região Macaronésica
Início-Fim:01-10-2019 - 31-12-2023
Entidade Beneficiária Principal:Fundação Gaspar Frutuoso
Gestores da FGF: Vera Cordeiro
Investigador Responsável:Carlos Fernando Mimoso Vouzela
Unidades Orgânicas:FCAA - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente
Unidades I&D:GBA-cE3c - Grupo de Biodiversidade dos Açores
EntidadeMontante
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia (15.0 %)19.814,07 €
Principais Objetivos:

O projeto enquadra-se na área temática prioritária da Agricultura, Pecuária e Agroindústria, na Prioridade Estratégica da Promoção da Diversificação e Sustentabilidade dos Sistemas de Produção, área de intervenção da Nutrição Animal.
O projeto visa identificar e promover sistemas de produção inovadores que contribuam para a eficiência ambiental e para a preservação da biodiversidade. Explorar o potencial de uso de recursos regionais que permitem a substituição de importações para a Região. E identificar novos ecoprodutos ou ecosserviços, integrados em cadeias de valor internacionais.

Descrição do Projeto:

Na Macaronésia existe uma importante produção de subprodutos animais e derivados, que são produzidos como consequência da atividade pecuária e de dois processos de transformação relacionados. Atualmente, a maioria desses subprodutos, correspondentes à pecuária, são manejados de forma inadequada por dois produtores, ou que geram um impacto ambiental significativo no ambiente natural, afetando a biodiversidade, isoladamente, as águas subterrâneas e a atmosfera. Parte desses subprodutos é gerida por meio de uma exceção temporária à legislação europeia. Portanto, é necessário encontrar soluções para essa situação, que também afeta negativamente a economia produtiva de dois produtores desses subprodutos.
Este projeto visa encontrar metodologias que permitam alterar a dinâmica atual, resultando numa melhor conservação e recuperação do ambiente natural da Macaronésia e reduzindo o impacto ambiental do setor primário, especialmente no contexto de espectaculares alterações climáticas.

Equipa