MC
Maria Isabel Dias Carvalho Neves Cabrita Condessa
maria isabel dias de carvalho neves cabrita condessa | condessa, maria | isabel condessa | isabel cabrita condessa
Maria Isabel Dias de Carvalho Neves Cabrita Condessa is an Associate Professor with Aggregation at the Department of Education of the Faculty of Social and Human Sciences of the University of the Azores (UAc) in the area of Education/ Analysis of Education and Training. Teacher in teacher and educators training in the areas of Physical Education, Educational Animation, Educational Innovation, Educational Research, Didactics, Teaching Methodology.
R&D Entities
FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Perfis Externos
Áreas de Conhecimento
Financing Entities
Partilhar este perfil:
of 171 Publicações
A formação inicial do educador: análise de práticas lúdicas em conexão entre as linguagens motora e matemática
2023
Isabel Cabrita Condessa
Educação e Linguagens Múltiplas: da Antiguidade à Era Digital
Ciência Vitae
Atividade física infantil em tempo de pandemia(s): uma ponte para intervenções mais significativas
2023
Isabel Cabrita Condessa
Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology.
Bienestar y práctica de actividad física por parte de los jóvenes - Análisis de los datos recopilados durante el período de pandemia.
2023
Isabel Cabrita Condessa; Caçador Anastácio, Zélia
Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology.
Conceptions and practices of educators/ teachers for the development of childrens motor skills in a childhood school
2023
Isabel Cabrita Condessa; Mariana Marques Paquete
Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI
Ciência Vitae
Da atividade lúdica à promoção da motricidade nas crianças: perceções sobre a mediação em contexto de aula.
2023
Isabel Cabrita Condessa; Rita Branco Lima ; Mariana Marques Paquete
Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI
Ciência Vitae
Análise de Perspetivas e Práticas de Docentes acerca dos Recurso ao Jogo no(s) Espaço(s) de Aprendizagem Escolar
2022
Almeida, Liseta do Carmo Moniz; Isabel Cabrita Condessa
A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação. Atas do XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal
Ciência Vitae
Conhecer o lugar da prática física na educação da criança: Um estudo exploratório realizado em contexto de pandemia
2022
Isabel Cabrita Condessa; Filipe Raposo
Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV
Ciência Vitae
Crianças na Escola! (Re)pensar o bem-estar no processo de ensino-aprendizagem
Educar a criança para Estilos de Vida Saudável
Imagem corporal, autoestima e adesao à atividade física: um estudo com jovens em período Covid-19
2022
Isabel Condessa; Caçador Anastácio, Zélia; Antão, Celeste
Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology.
OBSERVAÇÕES DE UMA ESTAGIÁRIA SOBRE O BEM-ESTAR FÍSICO E MOTOR DE UM GRUPO DE CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR
2022
Lima, Ana; Isabel Cabrita Condessa
XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Ciência Vitae
REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS DINÂMICAS EDUCATIVAS, CULTURAIS E TRADICIONAIS COM CRIANÇAS E JOVENS: UM ESTUDO DE CASO
2022
Bulhões, Paulo César; Condessa, Isabel Cabrita
A educação enquanto fenômeno social: Avanços, limites e contradições 5
Ciência Vitae
Reflexoes sobre práticas docentes na escola infantil: a emergência de aprender pela cultura lúdica
2022
Condessa, Isabel; Isabel Cabrita Condessa
Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology.
A Perspectiva de Pais sobre a Prática de Movimento de Crianças em Contexto de Pré-escolar e 1.º CEB
2021
Picanço, Cláudia; Isabel Cabrita Condessa; Anastácio, Zélia
XVII Seminário Internacional em Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS)
Ciência Vitae
A dança como meio de aprender andebol! Perceções sobre um estudo exploratório em contexto de clube.
2021
Souto, Carina; Isabel Cabrita Condessa
Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV
Ciência Vitae
Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança: Uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo
2021
"Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança: Uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1
Ciência Vitae
Crianças Livres nos Sonhos e Brincadeiras nas Atividades de Animação - Analisando Diferentes Perspectivas Através Do Focus Group
2021
Bulhões, Paulo César; Isabel Cabrita Condessa
XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Ciência Vitae
Estar bem e ser ativo: impacto de um período de confinamento em jovens açorianos
2021
Caçador Anastácio, Zélia; Isabel Cabrita Condessa
XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Ciência Vitae
Imagem Corporal, Autoestima e adesão à Atividade Física: um estudo com jovens em período COVID-19
2021
Caçador Anastácio, Zélia; Isabel Cabrita Condessa; Antão, Celeste
XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Ciência Vitae
Investir na formação com o recurso à dança enquanto movimento promotor de aprendizagens na infância.
2021
Souto, C
Educação e Múltiplas Linguagens: Olhares Transdisciplinares
Ciência Vitae
Motivações para ser (in)ativo em período pandémico: um estudo exploratório com adolescentes e jovens adult@s
Oportunidade de desenvolvimento da motricidade fina no 1.º ciclo: um estudo comparativo entre crianças de duas escolas
2021
Vieira, Viviana Silva; Isabel Cabrita Condessa
Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV
Ciência Vitae
Práticas de Atividade Física On-line com Crianças de 1.º CEB em contexto de estágio
2021
Marinho, Sara; Caçador Anastácio, Zélia; Isabel Cabrita Condessa
XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Ciência Vitae
Práticas de Atividade Física de Crianças no(s) Período(s) de Confinamento! Análise de práticas referidas por familiares de um grupo de menin@s açorian@s
2021
Freitas, Claudia; Pacheco, Vanessa; Pereira, Inês; Isabel Cabrita Condessa
V Seminário a Cultura Motora na Escola do 1.º Ciclo
Ciência Vitae
Testemunhos de Professores sobre a Inclusão nas Aulas de Educação Física do Ensino Básico – 1.º Ciclo
2021
Correia, Elsa; el; Pavão, Rute; Isabel Cabrita Condessa
V Seminário a Cultura Motora na Escola do 1.º Ciclo
Ciência Vitae
A criança à descoberta do jogo! : observações e reflexões de uma estagiária em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo
A educação dos tempos livres das crianças e jovens na promoção do bem estar, recreação e lazer
2020
Bulhões, Paulo César; Isabel Cabrita Condessa
Educação e Bem Estar. Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal
Ciência Vitae
Analysis of the use of equipments and spaces of school recess in 1st cycle of basic education in portugal,Análisis de la utilización de equipamientos y espacios de los recreos en escuelas de 1 ciclo de enseñanza básica en portugal
Análisis de la utilización de equipamientos y espacios de los recreos en escuelas de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal
2020
Rodríguez-Fernández, José Eugenio; Pereira, Vânia Sofia Sousa; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz
Aprender a ser através do jogo infantil : um estudo em contexto do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Avaliação de um programa de intervenção em escolas: aprender através do jogo
2020
Rodríguez-Fernández, José Eugenio; Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz
Criança(s) está na Hora de Relaxar! Pensar um Projeto de Intervenção para um novo Contexto de Educação.
2020
Lima, Ana; Botelho, Marina; Condessa, Maria
Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII
Ciência Vitae
Importância de Hábitos de Vida Saudável na Infância: Entre Falas de Familiares e Professores
2020
Medeiros, Clara; Isabel Cabrita Condessa
7.º Congresso Internacional em Saúde
Ciência Vitae
In)Formação para o Ensino das Expressões na Escola! Balanço de uma Estagiária sobre Políticas, Conceções e Práticas
2020
Costa D; Isabel Cabrita Condessa
II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas
Ciência Vitae
O recurso à observação como estratégia de formação inicial docente
Onde há mais oportunidades de Atividade Física? Análise comparativa em dois contextos de escola infantil?
2020
Oliveira, Marta; Isabel Cabrita Condessa
7.º Congresso Internacional em Saúde
Ciência Vitae
Práticas de Movimento em Período de Quarentena: Observações de Pais de Crianças do 1.º Ciclo dos Açores
2020
Picanço, Cláudia; Isabel Cabrita Condessa
Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII
Ciência Vitae
Refletir o Ensino-Aprendizagem na Educação Física: da Excelência das Práticas à Regulação da Ação Social
2020
Isabel Cabrita Condessa
O Potencial Educativo da Educação Física e dos Desportos Escolares numa Escola Interativa
Ciência Vitae
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
Valor atribuido al recreo escolar por el alumnado de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal
2020
Rodríguez-Fernández, José Eugenio; Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz
Value attributed to school recess by students of 1st cycle of basic education in Portugal,Valor atribuido al recreo escolar por el alumnado de 1° ciclo de enseñanza básica en Portugal
A criança e o seu desenvolvimento em atividades lúdicas e físico-motoras uma reflexão sobre instituições de tempos livres
2019
Paulo César Bulhões; Isabel Cabrita Condessa
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
A importância da atividade lúdica na escola: da perspectiva dos professores à realidade vivida
2019
Condessa, Isabel; Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz
Diálogos sobre formação docente e práticas de ensino
Ciência Vitae
A prática física e desportiva no 1º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a educação e saúde
Ambientes facilitadores de aprendizagem com a Educação Física : um estudo em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Análisis de la interacción entre pares en los recreos de 1º ciclo de enseñanza básica en Portugal
2019
Fernández, José Eugenio Rodríguez; Pereira, Vânia Sofia Sousa; Pereira, Beatriz; Condessa, Isabel
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
As potencialidades educativas e socioculturais dos Centro de Atividade de Tempos Livres (CATL) : um estudo realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
Brincadeiras e jogos na escola durante a infância : uma aprendizagem para a vida
Estudo exploratório dos níveis de satisfação com a imagem corporal em adolescentes - pensando no direito ao bem-estar
2019
Isabel Cabrita Condessa; Anastácio, Zélia
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
Hábitos de vida sudável no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a perceção de familiares e de educadores de um grupo de crianças
2019
Cátia Sofia Cardoso; Isabel Cabrita Condessa; Zélia Caçador Anastácio; Cardoso, Cátia; Condessa, Isabel; Anastácio, Zélia
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
Livro de Resumos do IV Seminário “A Cultura Motora na Escola do 1.ºCEB – Envolvimento em Práticas Físicas, Lúdicas e Desportivas. Boas Práticas em Espaços (In)formais
2019
Isabel Cabrita Condessa; Bulhões, Paulo César
Ciência Vitae
Motor skills in childhood: From the family perceptions to the practices of the children
O Ensino das Expressões nos Primeiros Anos da Escolaridade na Perspetiva do Educador/Professor.
2019
Martins, Joana; Condessa, Maria
XXV Colóquio da AFIRSE Portugal
Ciência Vitae
O impacto do brincar/jogar em atividades de tempos livres no envolvimento, satisfação e interação de crianças e jovens
2019
Paulo César Bulhões; Isabel Cabrita Condessa
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
O papel e o lugar do animador na educação infantojuvenil : das instituições escolares às não escolares. Um estudo multicasos da ilha de São Miguel
Um estudo de interações de perceção e desempenho - imagem corporal, capacidade físicas e motoras - com um grupo de menin@s do 1.º ciclo
2019
Isabel Cabrita Condessa
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
(Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
A atividade física na cultura de infância : delinear práticas e dinâmicas a partir do contexto de estágio
A cultura lúdica infantil na escola atual: estão as crianças a ser deixadas para trás?
A utilização da observação participante pelo profissional de educação, no seu próprio contexto de trabalho: desafios e formas de superação
2018
Bulhões, Paulo César; Lima, Jorge Ávila de
IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN)
Ciência Vitae
Análise de recursos e práticas para atividade física na infância: um estudo sobre 2 escolas.
2018
"Análise de recursos e práticas para atividade física na infância: um estudo sobre 2 escolas
IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN)
Ciência Vitae
Aprender competências das expressões nas associações locais – atividades para tod@s?
2018
Isabel Condessa
XXV Colóquio da AFIRSE Portugal
Ciência Vitae
Boas práticas de atividade física na escola infantil? Uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Construindo uma escola promotora de atividade física : um estudo em contexto de estágio
Culture of childhood playing in the schools: are childrens to be left behind?
Delinear ações educativas sustentáveis e integradoras em cidadania e expressões: uma proposta em contexto de estágio
2018
Ferraz, Cristina Maria; Isabel Cabrita Condessa; Fonseca, Josélia
Livro de Atas do XIV Congresso SPCE Ciências, Cultura e Cidadania – Coimbra 2018
Ciência Vitae
Espaço de Recreio: Um Momento de Atividade Física
2018
Isabel Cabrita Condessa; Santos, Emanuel
Motricidade Infantil. Abordagens Académicas de Investigação
Ciência Vitae
Good practices in physical activity? A case study conducted at a senior academy
2018
Condessa, Isabel Cabrita
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
O Lugar da Atividade Física Escolar na Educação da Criança: Perceção de Pais e de Educadores
2018
Isabel Cabrita Condessa; Santos, Emanuel
Motricidade Infantil. Abordagens Académicas de Investigação
Ciência Vitae
O jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança : olhares a partir da escola
Os jogos das crianças nos recreios das escolas do 1º ciclo do ensino básico do Norte de Portugal
2018
Pereira, Vânia Sofia Sousa; Rodríguez Fernández, José Eugenio; Pereira, Beatriz; Condessa, Isabel
The development of the child's fine motricity in the children's school. Comparative study of practice factors and evaluation parameters
2018
Viviana Silva Vieira; Isabel Cabrita Condessa
International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.
1. A Cultura do Brincar na Infância: um caleidoscópio de aprendizagens para a vida Condessa, I. (2017).. In,, (pp. 143-154) [Em linha] [Acedido em 09 de Dezembro de 2017, disponível em https://drive.google.com/file/d/0B9iFueSF8Lhdc3JaWUVGbFNrNk0/view.
2017
Isabel Cabrita Condessa
XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural - APDASC 2017
Ciência Vitae
A excelência do brincar e jogar no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma análise em contexto de estágio
A motricidade fina da criança na escola e o potencial da expressão plástica e motora : um estudo comparativo entre crianças das ilhas de São Miguel e Faial
A relevância dada à música e ao movimento nas práticas pedagógicas por Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo.
2017
Carvalho, Nisalda ; Isabel Condessa
I Jornadas em Estudos da Criança
Ciência Vitae
Ambientes de aprendizagem na educação infantil : do desenvolvimento das capacidades coordenativas ao desempenho escolar
Educadores em ação no recreio escolar: formar para (inter)agir
2017
Pereira, Vânia Sofia Sousa; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz
Ciência Vitae
Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável
Estudo sobre a inteligência emocional no desporto : avaliação da influência da prática desportiva no desenvolvimento da inteligência emocional
Formar Educadores/ Professores via E-learning: Um Novo Paradigma para a Educação Física?
2017
Isabel Cabrita Condessa
Educação Física, Lazer e Saúde. Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
Ciência Vitae
Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEB
2017
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
A perceção de pais sobre as rotinas, a prática de atividade física e a proficiência motora dos seus filhos
2016
Cordeiro, Nélia Oliveira; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
As interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço?
2016
Pereira, Vânia Sofia Sousa; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel
XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Ciência Vitae
Being and Learning with Physical Education
2016
Isabel Cabrita Condessa; Silva, Joana Isabel Gaspar
XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Ciência Vitae
Intervir através da educação física na coeducação : realidade ou intenção?
Jogos e brincadeiras de hoje nos recreios do 1º ciclo do ensino básico: intervenção pedagógica na conquista do vocabulário de jogo
O Currículo Regional na Educação Pré-Escolar - Análise de um ensaio realizado em contexto de Estágio.
2016
Moniz, Andreia Ferreira; Isabel Condessa
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
Ciência Vitae
Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física
2016
Isabel Cabrita Condessa
XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Ciência Vitae
(En)volver para (co)educar na Atividade Física Curricular
2015
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
A Matemática, a Educação Física e o Jogo : discursos e práticas para o Ensino da Educação Básica
2015
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
A cultura infantil açoriana : um olhar de educadores de infância e professores do 1.º CEB
A problemática da obesidade e da atividade física no desenvolvimento infantojuvenil : professores (in)capazes?
2015
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas crianças
Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas : da Educação Física ao Desporto
2015
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
Formar educadores/professores via e-learning : um novo paradigma para a Educação Física?
2015
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
O Espaço Recreio : um momento de atividade física para crianças no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
2015
Condessa, Isabel; Santos, Emanuel Jorge da Silva
Ciência Vitae
O Espaço Recreio: um momento de atividade física para crianças no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
O Lugar da Atividade Física Escolar na Educação da Criança: Perceção de Pais e de Educadores/Professores
2015
Isabel Cabrita Condessa; Emanuel Santos; Condessa, Isabel; Santos, Emanuel Jorge da Silva
E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte
O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões : um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º C.E.B.
2015
Condessa, Isabel; Borges, Carolina de Fátima Botelho
Ciência Vitae
O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões: um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
O desenvolvimento do estagiário através do ensino da Educação física : a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB
2014
Isabel Cabrita Condessa
Atividade Física, Saúde e Lazer. Olhar e Pensar o Corpo.
Ciência Vitae
O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
O papel do jogo na aprendizagem e cooperação das crianças na escola : a evolução da educação Pré-Escolar para o ensino do 1º ciclo
O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
2014
Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
(Re)aprender a brincar : memórias de infância dos seniores das ilhas Terceira e Graciosa
2013
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
A atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens
A importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissional
2013
Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
A música como recurso lúdico para aprender
As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criança
2013
Pereira, Vânia; Isabel Cabrita Condessa; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel
Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VI
Ciência Vitae
Contributos da atividade física em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
Expressão plástica : práticas e dinâmicas em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica
O tempo de recreio na escola: que sentimentos? que benefícios? : perspetivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
2013
Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
Olhares de Educadores e Professores sobre o Ensino das Expressões na Educação Infantil e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Estudo de Caso numa escola de estágio
2013
Condessa, Isabel; Melo, Ana Maria Miranda
Ciência Vitae
Potencialidades da atividade lúdica na educação pré-escolar e no ensino básico
Valorizando o património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
(Re)viver as brincadeiras e jogos de infância: o contributo para uma aprendizagem ao longo da vida
2012
Isabel Cabrita Condessa
Ciência Vitae
A Atividade Física para Idosos: apreciação de um projeto de intervenção
2012
Isabel Cabrita Condessa; Camarinha, Hélder
Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar
Ciência Vitae
A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudança
2012
Pacheco, Catarina; Isabel Cabrita Condessa
Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar
Ciência Vitae
A Formação Contínua de Professores de Educação Física na RAA : análise de um período de formação
2012
Neves, José; Isabel Cabrita Condessa
Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar
Ciência Vitae
A Implementação do Subprograma Oportunidade i em Rabo de Peixe : A Percepção dos Professores
2012
Condessa, Isabel; Vieira, Susana Andreia Ferreira
Ciência Vitae
A música como veículo promotor de ensino e aprendizagens
Aprender com a Expressão Dramática!
As TIC no Apoio à Disciplina de Educação Física
2012
Gaspar, João Paulo; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
As potencialidades do jogo infantil no desenvolvimento da criança : uma abordagem a práticas da educação física na Educação Básica
Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar
2012
Isabel Cabrita Condessa; Pereira, Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira; Carvalho, Graça S
Ciência Vitae
Marcas da Cultura Regional Açoriana no Currículo da EF no Ensino Básico
2012
Isabel Cabrita Condessa
Atividade Física, Saúde e lazer. O Valor Formativo do Jogo e da Brincadeira
Ciência Vitae
O desenvolvimento das expressões na escola : olhares de educadores e professores do 1.º CEB
Ser e aprender: contributos da educação física : um estudo em contexto no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
(Re)pensar as práticas de professores de Educação Física para a promoção da saúde
A educação física nas escolas do ensino profissional na Região Autónoma dos Açores: das concepções às práticas
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões (artísticas e físico-motora) na escola de jardim-de-infância/1º ciclo do ensino básico
Children Education: Azorean's Memories of their Childhood Playing
2011
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
Como vai o Ensino da Ginástica na Educação Física? Um Estudo nos Açores
2011
Condessa, Isabel
Ciência Vitae
Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
I Learn Physical Education on the Internet
2011
Gaspar, João Paulo; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
Operacionalização do CREB na Educação Física
2011
Flores, Ana ; Pacheco, C
Referencial Curricular para a Educação Básica na região Autónoma dos Açores, 102-109. Angra do Heroísmo: Direcção Regional de Educação e Formação
Ciência Vitae
Uma intervenção em contexto educativo: a expressão musical e o ensino da educação pré-escolar e escolar
What is the Role of Play in Childhood Development and Education
(Re)Aprender a Brincar: na Barca do PIRATA.
2010
Isabel Cabrita Condessa; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Ciência Vitae
O subprograma oportunidade I na área temática das expressões : um estudo de caso em Rabo de Peixe.
Vanessa Fernandes
2010
Isabel Cabrita Condessa
As Faces de Eva
Ciência Vitae
(Re)Aprender a Brincar. Da Especificidade à Diversidade.
2009
Condessa, Maria; Amado, João; Neto, Carlos; Cabrita, Maria João; Nídio, Alberto ; Camilo Cunha, António
Ciência Vitae
A Educação Física na Infância. Aprender: a Brincar e a Praticar
2009
Isabel Cabrita Condessa
(Re)Aprender a Brincar. Da Especificidade à Diversidade
Ciência Vitae
A criança e a cultura regional açoriana : contributos de um olhar sobre o brincar
2009
Condessa, Isabel; Fortuna, Maria Margarida Pacheco; Castanho, Maria da Graça Borges; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Andrade, Rita
Livro de Resumos do Seminário (Re)Aprender a Brincar.
2009
Isabel Cabrita Condessa
Ciência Vitae
Livro de Resumos do V.º Seminário Internacional/ II.º Seminário Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde.
2009
Pereira, Beatriz; Isabel Cabrita Condessa; Carvalho, Graça S
Ciência Vitae
O Projeto P.l.R.A.T.A.-C.B.
2009
Isabel Cabrita Condessa; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Andrade, Rita; Fortuna, Maria Margarida Pacheco; Castanho, Maria da Graça Borges
(Re)Aprender a Brincar. Da Especificidade à Diversidade
Ciência Vitae
Raparigas - as mais (in)satisfeitas com a disciplina de educação física
2009
Isabel Cabrita Condessa
Igualdade de género no desporto. Educação e políticas públicas
Ciência Vitae
Atividade Física Curricular e Extra-Curricular nas Escolas do 1.ºCiclo de Ponta Delgada
2008
Isabel Cabrita Condessa
Ciência Vitae
Indisciplina na Sala de Aula: um Problema?
2007
Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Maria Cogumbreiro Estrela; Isabel Cabrita Condessa
(Des)ordem na Escola - mitos e realidades
Ciência Vitae
Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na Educação Física Infantil
Uma Escola Indisciplinada ou um Estigma que se Procura Impôr?
2006
Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Maria Cogumbreiro Estrela; Isabel Cabrita Condessa
A Escola sob Suspeita
Ciência Vitae
Uma escola indisciplinada ou um estigma que procura se impor?
2005
Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Condessa, Isabel
Ciência Vitae
O que pensam os alunos e os professores de Educação Física dos Açores sobre a indisciplina nas aulas
A Organização de Tarefas Motoras e Aprendizagem: estudo do nível inicial de habilidade motora e da estrutura da tarefa numa unidade de ensino
2003
Isabel Cabrita Condessa; Carlos Alberto Ferreira Neto; Francisco Carreiro da Costa
Revista Cinergis
Ciência Vitae
A Percepção dos Alunos sobre o Ambiente de Aprendizagem nas Aulas de Educação Física e Crenças sobre o Comportamento Disciplinar
2003
Isabel Cabrita Condessa
A Indisciplina nas Aulas de Educação Física. Crenças de Professores e de Alunos - Um Estudo nas Escolas dos Açores
Ciência Vitae
A indisciplina nas aulas de Educação Física : crenças de professores e de alunos : um estudo nas escolas dos Açores
2003
Isabel Cabrita Condessa; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes
Ciência Vitae
Crenças de Professores e Alunos sobre o Comportamento Disciplinar Publicação Universidade dos Açores e DREFD.
2003
Isabel Cabrita Condessa; Rego, Isabel Maria Cogumbreiro Estrela; Caldeira, Suzana Nunes
A Indisciplina nas Aulas de Educação Física. Crenças de Professores e de Alunos - Um Estudo nas Escolas dos Açores
Ciência Vitae
Estudo das Crenças sobre o Comportamento Disciplinar nas Aulas de Educação Física – Design do Estudo
2003
Isabel Cabrita Condessa
A Indisciplina nas Aulas de Educação Física. Crenças de Professores e de Alunos - Um Estudo nas Escolas dos Açores
Ciência Vitae
O Papel do Ambiente de aprendizagem na Prevenção de Comportamentos de Indisciplina nas Aulas de Educação Física.
2003
Isabel Cabrita Condessa
Ciência Vitae
A influência do nível inicial de habilidades e de diferentes situações de ensino na aquisição de uma destreza motora específica (roda)
1 Research Project
0 Services Provisions
Não existem prestações de serviço
Training
Training
2012/10/12 |
Outro Ciências da Educação - Metodologia do Ensino Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "n/a" |
1999/07/26 |
Outro Ciências da Educação - Metodologia do Ensino Especialização em Ciências de Educação Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "The Organization of Motor Tasks and Learning. Study of the Initial Level of Motor Skill and of the Struture of the Task in a Unit of Teaching"" |
1989 - 1993/07/02 |
Outro Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica Especialização em Educação - Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas Universidade dos Açores, Portugal |
1986 |
Licenciatura Licenciatura em Educação Física Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Physical Education" |
Áreas de Conhecimento
Biography
Maria Isabel Dias de Carvalho Neves Cabrita Condessa is an Associate Professor with Aggregation at the Department of Education of the Faculty of Social and Human Sciences of the University of the Azores (UAc) in the area of Education/ Analysis of Education and Training. Teacher in teacher and educators training in the areas of Physical Education, Educational Animation, Educational Innovation, Educational Research, Didactics, Teaching Methodology. Her title of aggregate (2012) and PhD (1999) was obtained at University of Azores in Education. Is an external researcher integrated in the Research Centre in Early Childhood Education (CIEC- FCT nº 710) since 2006. Participied/ coordinator in numerous international and national projects, some funded projects. Her researches lineas/ areas are on Physical Activity, Well-being, Teaching and Learning, Culture and Tradition associated to children play . Author and co-author of international and national publications scientific articles, book and proceedings chapters, abstracts and editor of books. Organizer and reviewer of scientific events and Director of Education Department and several Master Courses. Supervisior of various dissertations and reports.