• Fundação
    • O Patrono
    • O Fundador
    • Estrutura Orgânica
    • Equipa
    • Caracterização Jurídica
    • Objetivos e Competências
    • Informação Institucional
    • Documentos Legais
    • Galeria FGF
    • Contactos
  • Media
    • Agenda
    • Notícias
    • Eventos
      • IOBC
    • 25 Anos Fundação Gaspar Frutuoso
    • 500 Anos Gaspar Frutuoso
      • Biografia
      • Obra
      • Legado
      • Programa
      • Calendário de Eventos
      • Galeria
      • Downloads
    • Material Gráfico FGF
    • Galeria de Eventos
  • Prémios
    • Ana Neto
    • Mérito Científico UAc
    • Mérito de Ingresso UAc
  • Emprego
    • Oportunidades de Emprego
    • Bolsas
  • Investigação
    • Projetos e Prestações de Serviço
    • Investigadores
    • Entidades de I&D
    • Entidades Financiadoras
    • Evidências e Publicações Científicas
    • Documentos de Apoio
    • Submissão de Projetos
    • Recursos Humanos
    • Programas de Financiamento
  • Portal do Investigador  
EN
PT

José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho

cascalho, josé manuel veiga ribeiro | josé cascalho | cascalho, j. | jose cascalho
José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Computação em 2008 pelo(a) Universidade dos Açores, Mestrado em Mestrado em Informática em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1997 pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores.

  Enviar Mensagem

  Entidades de I&D

FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

NIDeS - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde

GRIA - Grupo de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores

  Perfis Externos

scholar.google.comjzi6JzEAAAAJ

cienciavitae.pt5E17-CA1F-1397

researcherid.comV-2744-2017

webofscience.comv-2744-2017

scopus.com15062374600

orcid.org0000-0002-5176-4882

  Áreas de Conhecimento

Ciências da Computação

  Palavras-Chave

multi-agent systems artificial intelligence

  Entidades Financiadoras

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento

Direção Regional da Ciência e da Tecnologia

PO Açores 2020 - FEDER

Particulares (inscrições)

  Hiperligações

https://gria.uac.pt

https://gria.uac.pt

Partilhar este perfil:

de 99 Publicações

2024 7th Iberian Robotics Conference (ROBOT)

  AP Aguiar, JAI Tecnalia, H Araujo, JMA Moreno, RB Castaño, AB Cruz, ...
Google Scholar

Barbosa-Anda, Francisco Rodolfo 209 Barbosa, João 56 Barbosa, Pedro 74 Barroso, Hugo Conde 143

  J Batista, P Batista, R Bertoglio, M Bertucat, R Bettencourt, ...
Google Scholar

ICARSC

  N Lau, MF Silva, LP Reis, J Cascalho
Google Scholar

ICARSC’2020 Committees

  N Lau, J Cascalho, H Guerra, M Funk, A Garcia, P Lima, IAH Norway, ...
Google Scholar

Licenciatura DE Educadores DE Infância

  JM Cascalho
Google Scholar

Um Ambiente de Autoria para Apoio à Aprendizagem Baseada em Projetos de Investigação

  CS Menezes, J Cascalho, RA de Nevado, L Gomes, P Delgada–Portugal
Google Scholar

AZOBOPI: TESTING A SIMPLE ROBOT FOR LEARNING COMPUTATIONAL THINKING SKILLS IN ELEMENTARY CLASSES

 2024
  J Cascalho, M Funk, A Santos, F Pedro, F Marques, A Mendes, ...
  EDULEARN24 Proceedings, 9174-9178, 2024
Google Scholar

Problem-solving at the Azorean Robotics Open: A study of the First Challenger competition.

 2024
  H Lima, SFD Silva, VG Araújo, J Cascalho, A Mendes
  Revista de Ciências da Computação, 2024
Google Scholar

Where is ocean literacy in oceanic islands’ schools? The Azores case

 2024
  AC Costa, D Freitas, AI Santos, AZ Botelho, MI Parente, A Behr, ...
  Marine Policy 163, 106062, 2024
  Google Scholar  8 Citações
Google Scholar

Educational robotics as a tool to foster 21st century skills

 2023
  L Negrini, C Giang, G Bonaiuti, JM Cascalho, TT Primo, N Eteokleous
  Frontiers in Education 8, 1186029, 2023
  Google Scholar  6 Citações
Google Scholar

Ocean Literacy

 2023
  A Behr¹, D Freitas¹, J Cascalho, A Mendes
  Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education: Third …, 2023
Google Scholar

Predicting flood events with streaming data: A preliminary approach with GRU and ARIMA

 2023
  R Moura, A Mendes, J Cascalho, S Mendes, R Melo, E Barcelos
  International Conference on Optimization, Learning Algorithms and …, 2023
  Google Scholar  9 Citações
Google Scholar

Progress in Artificial Intelligence: 22nd EPIA Conference on Artificial Intelligence, EPIA 2023, Faial Island, Azores, September 5–8, 2023, Proceedings, Part II

 2023
  N Moniz, Z Vale, J Cascalho, C Silva, R Sebastião
  Springer Nature, 2023
  Google Scholar  2 Citações
Google Scholar

Robotics in Natural Settings

 2023
  CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Mohammad Osman Tokhi; Mendes, Armando B
Ciência Vitae

Vulcano: A new robotic challenge for legged robots

 2023
  M Domingos, F Pedro, A Ramos, MG Funk, A Mendes, J Cascalho
  Frontiers in Robotics and AI 9, 1057832, 2023
  Google Scholar  2 Citações
Google Scholar

Vulcano: Using the Volcano Metaphor as a Challenge to Educational Robotics

 2023
  F Pedro, M Domingos, J Nuno, H Tavares, A Ramos, A Mendes, ...
  Iberian Robotics conference, 501-512, 2023
Google Scholar

Where is Ocean Literacy in Oceanic Islands¿ Schools? The Azores case

 2023
  Ana Cristina Matos Ricardo Costa ; Freitas, Diana; Botelho, Andrea Z
  Marine Policy
Ciência Vitae

A Toolkit for Re-Mar to Enhance Classroom Ocean Literacy

 2022
  André Behr; Diana Freitas; José Cascalho; Armando Mendes
Ciência Vitae | Google Scholar

A simple interactive robot to promote computational thinking

 2022
  Funk, M
  Frontiers in Computer Science
  Google Scholar  3 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Alphabot2 revisited: an educational tool to program and learn robotics

 2022
  B Medeiros, R Mousinho, J Cascalho, M Funk
  Iberian Robotics conference, 562-574, 2022
  Google Scholar  4 Citações
Google Scholar

Bringing Underused Learning Objects to the Light: A Multi-agent Based Approach

 2022
  André Behr; José Cascalho; Armando Mendes; Hélia Guerra; Luis Cavique; Paulo Trigo; Helder Coelho; Rosa Vicari
Ciência Vitae

Bringing underused learning objects to the light: a multi-agent based approach

 2022
  A Behr, J Cascalho, A Mendes, H Guerra, L Cavique, P Trigo, H Coelho, ...
  EPIA Conference on Artificial Intelligence, 751-763, 2022
  Google Scholar  5 Citações
Google Scholar

Climbing a Volcano: a new robotic competition

 2022
  MG Funk, J Cascalho, F Pedro, A Behr, P Medeiros, AB Mendes
  Climbing and Walking Robots Conference, 414-422, 2022
  Google Scholar  2 Citações
Google Scholar

Climbing a Volcano: A New Robotic Competition

 2022
  Funk, Matthias G
  Lecture Notes in Networks and Systems
Ciência Vitae

Communication in educational robots: from coordination to IoT systems

 2022
  J Cascalho, A Mendes, F Pedro, A Ramos, P Medeiros, M Funk
  International Conference on Optimization, Learning Algorithms and …, 2022
  Google Scholar  2 Citações
Google Scholar

Communication in Educational Robots: From Coordination to IoT Systems

 2022
  José Cascalho; Armando Mendes; Francisco Pedro; Alberto Ramos; Paulo Medeiros; Matthias Funk; Cascalho, José; et al
  Communications in Computer and Information Science
Ciência Vitae

Learning Objects in the Educational Context: The Perspective of Teachers in the Azores

 2022
  Santos, A
  Education Sciences
  Google Scholar  7 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Robotics for Young People in AZORESminiBOT

 2022
  Medeiros, Paulo Jorge Ferreira de; Santos, Ana Isabel; Dora Pereira; Nanci Botelho; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO
  International Journal of Information and Education Technology
  Google Scholar  10 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Robotics in Natural Settings: CLAWAR 2022

 2022
  JM Cascalho, MO Tokhi, MF Silva, A Mendes, K Goher, M Funk
  Springer Nature, 2022
  Google Scholar  2 Citações
Google Scholar

Azbot-1C: An Educational Robot Prototype for Learning Mathematical Concepts

 2021
  Pedro, Francisco; Cascalho, José; Medeiros, Paulo; Novo, Paulo; Funk, Matthias; Ramos, Albeto; Mendes, Armando; Lima, José
  Communications in Computer and Information Science
Ciência Vitae

Azbot-1c: An educational robot prototype for learning mathematical concepts

 2021
  F Pedro, J Cascalho, P Medeiros, P Novo, M Funk, A Ramos, A Mendes, ...
  International Conference on Optimization, Learning Algorithms and …, 2021
  Google Scholar  3 Citações
Google Scholar

Azoresbot v2: A new robot for learning robotics and science at schools

 2021
  Cascalho, Jose; Pedro, Francisco; Mendes, Armando; Funk, Matthias; Ramos, Alberto; Novo, Paulo
  Google Scholar  4 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System

 2021
  M Funk, J Cascalho, M Funk, P Novo, F Pedro, A Mendes
  World Conference on Information Systems and Technologies, 348-355, 2021
Google Scholar

Editorial of the topical collection “state of the art on autonomous robot systems and competitions”

 2021
  Lau, Nuno; Silva, Manuel F
  SN Applied Sciences
  Google Scholar  1 Citação
Ciência Vitae | Google Scholar

Educational Robotics and Tangible Devices for Promoting Computational Thinking

 2021
  Funk, M
  Frontiers in Robotics and AI
  Google Scholar  19 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Enhancing learning object repositories with ontologies

 2021
  Behr, André; Mendes, Armando B
  Google Scholar  4 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Marketing and Smart Technologies Proceedings of ICMarkTech 2023, Volume

 2021
  JL Reis, J Zelený, B Gavurová
  Proceedings of ICMarkTech 1, 2021
Google Scholar

Paper-Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System

 2021
  Funk, Matthias; Cascalho, José; Funk, Michael; Novo, Paulo; Pedro, Francisco; Mendes, Armando
  Trends and Applications in Information Systems and Technologies
Ciência Vitae

Re-Mar: repository of marine learning objects

 2021
  A Behr, J Cascalho, H Guerra, A Costa, M Parente, A Botelho, R Vicari, ...
  Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos …, 2021
  Google Scholar  5 Citações
Google Scholar

Recommending Metadata Contents for Learning Objects Through Linked Data

 2021
  André Behr; Armando Mendes; Paulo Trigo; José Cascalho; Hélia Guerra; Ana Costa; Manuela Parente; Andrea Botelho; Rosa Vicari
  Google Scholar  5 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Uso de Ontologias num Repositório de OAs sobre o Mar

 2021
  Mendes, Armando B
  2021
Ciência Vitae | Google Scholar

Automated Discovery of Relationships, Models, and Principles in Ecology

 2020
  Cardoso, P
  Frontiers in Ecology and Evolution
  Google Scholar  33 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Welcome Message

 2020
  Lau, N
Ciência Vitae

Azoresbot: An Arduino Based Robot for Robocup Competitions

 2019
  Cascalho, José; Mendes, Armando; Ramos, Alberto; Pedro, Francisco; Bonito, Nuno; Almeida, Domingos; Augusto, Pedro; et al
  Robot 2019: Fourth Iberian Robotics Conference
  Google Scholar  5 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Challenges of distance learning at the University of the Azores: outcomes of the implementation of MAPE to Engineering programes

 2019
  Quadros, S
  European Conference on Educational Research
Ciência Vitae

SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment

 2019
  Cascalho, José; Trigo, Paulo; Cruz, Maria; Mendes, Armando; Giacomello, Eva; Ressurreição, Adriana; Dentinho, Tomás; Morato, Telmo
Ciência Vitae

SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment.

 2019
  J Cascalho, P Trigo, MJ Cruz, AB Mendes, E Giacomello, A Ressurreiçao, ...
  ICAART (1), 202-209, 2019
  Google Scholar  1 Citação
Google Scholar

The OBAA Standard for Developing Repositories of Learning Objects: the Case of Ocean Literacy in Azores

 2019
  CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO
  Revista de Ciências da Computação
Ciência Vitae

A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágio

 2018
  Mendonça, Raquel Santos
Ciência Vitae

A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2018
  Correia, Gui Silva
Ciência Vitae

Assessing the landscape functional connectivity using movement maps: a case study with endemic Azorean insects

 2018
  Aparício, Bruno A
  Journal of Insect Conservation
  Google Scholar  16 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Contribuição para a sustentabilidade no fornecimento e uso da água em Massingir (Moçambique)

 2018
  Mabunda, Pinto Jorge
Ciência Vitae | Google Scholar

A Matemática no quotidiano : promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2017
  Garcia, Melissa Vanessa Santos
Ciência Vitae

O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2017
  Gouveia, Tatiana Filipa Silva
Ciência Vitae

A comunicação verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2016
  Freitas, Vanessa Viveiros Amaral
Ciência Vitae

Agent-Based Modelling for a Resource Management Problem in a Role-Playing Game

 2015
  Cascalho, José; Mabunda, Pinto
  Progress in Artificial Intelligence
  Google Scholar  4 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio From Problem Solving to Mathematical Reasoning: An Experience in …

 2015
  JM Cascalho, R Teixeira, RF Meireles
  Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em …, 2015
  Google Scholar  5 Citações
Google Scholar

Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio

 2015
  Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Ferreira, Rui Filipe Meireles
Ciência Vitae

Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2015
  Borges, Sandy Sousa
Ciência Vitae

O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

 2015
  Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
Ciência Vitae

O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico

 2015
  Rego, Miriam Fátima Cristiano
Ciência Vitae

A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática

 2014
  CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Moreira, Stephanie; Teixeira, Ricardo; Serpa, Margarida
  A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática
Ciência Vitae

A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio

 2014
  Ferreira, Rui Filipe Meireles
Ciência Vitae

Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1. º ciclo do Ensino Básico

 2014
  REC Teixeira, JM Cascalho, RFM Ferreira
  Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar, 2014
  Google Scholar  13 Citações
Google Scholar

Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino Básico

 2014
  Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Ferreira, Rui Filipe Meireles
Ciência Vitae

O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1. º Ciclo do Ensino Básico

 2014
  REC Teixeira, JM Cascalho, RP Nogueira
  Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2014
  Google Scholar  1 Citação
Google Scholar

O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico

 2014
  Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira
Ciência Vitae

Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática

 2014
  Castro, Maria do Rosário Ávila
Ciência Vitae

Role Playing Games in Participatory Agent-Based Systems

 2014
  J Cascalho
  Il Congressor de Cienca E Desnsolvimenta Dos Acores, 2014
Google Scholar

A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico

 2013
  Nogueira, Raquel Pereira
Ciência Vitae

A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio

 2013
  Cabral, Marie Stephanie Moreira
Ciência Vitae

Advances in Artificial Intelligence

 2013
  Correia, Luís; Reis, Luís Paulo; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Gomes, Luis; Guerra, Hélia; Cardoso, Pedro, ed
Ciência Vitae

Advances in Artificial Intelligence: Local Proceedings

 2013
  L Correia, LP Reis, J Cascalho, LM Gomes, H Guerra, PM Cardoso
  CMATI-University of the Azores, 2013
Google Scholar

Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada

 2013
  REC Teixeira, JM Cascalho, DT Oliveira
  Jornal das Primeiras Matemáticas 1, 21-33, 2013
Google Scholar

Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

 2013
  Melo, Tânia Sofia do Amaral
Ciência Vitae

Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática

 2013
  V Belém, JM Cascalho, RC Teixeira
  Educação e Matemática, 29-33, 2013
  Google Scholar  4 Citações
Google Scholar

Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo

 2013
  CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Melo, Tânia
  Educação e Matemática
Ciência Vitae

Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo: uma forma de cativar as crianças para a aprendizagem da matemática

 2013
  Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Melo, Tânia Sofia do Amaral
  Google Scholar  17 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor

 2013
  Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Nogueira, Raquel
  Jornal das primeiras matemáticas
  Google Scholar  6 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics): Preface

 2013
  Correia, L
Ciência Vitae

MULTI-AGENT SYSTEMS AND AGENT-BASED MODELING PARADIGM: TOOLS AND APPLICATIONS

 2013
  J Cascalho
  LIVRO DE ATAS, 177, 2013
Google Scholar

O lado lúdico da aprendizagem da matemática : a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento das competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

 2013
  Oliveira, Diana Tavares
Ciência Vitae

Perspectives and progress of ecology and conservation science in the Azores: the possible contribution of Artificial Intelligence

 2013
  Borges, Paulo A
  Google Scholar  1 Citação
Ciência Vitae | Google Scholar

Problem Solving Through Crafts and Challenges

 2013
  CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Moreira, Stephanie; Teixeira, Ricardo
  Recreational Mathematics Colloquium III
Ciência Vitae

Progress in Artificial Intelligence

 2013
  Correia, Luís; Reis, Luís Paulo; Cascalho, José, ed
  Google Scholar  2 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Towards an Agent Based Modeling: The Prediction and Prevention of the Spread of the Drywood Termite Cryptotermes brevis

 2013
  Guerreiro, Orlando; Ferreira, Miguel; Cascalho, José; Borges, Paulo
  Progress in Artificial Intelligence
  Google Scholar  5 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Utilização da técnica agent-based modeling como ferramenta de previsão e controlo da infestação de térmitas na cidade de Angra do Heroísmo". Trabalho apresentado em Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?

 2013
  Guerreiro, O
  Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?"
Ciência Vitae

A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico

 2012
  Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso
Ciência Vitae

Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática

 2012
  Belém, Vanda Patrícia de Oliveira; Cascalho, José; Teixeira, Ricardo; Vanda Belém; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Oliveira, Diana Tavares; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Oliveira, Diana
Ciência Vitae

O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

 2012
  Mata, Sara Saraiva Fogaça da
Ciência Vitae

O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância

 2012
  Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Nogueira, Raquel
  Jornal de Matemática Elementar
  Google Scholar  2 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Tuning agents' behaviours using embedded attributes

 2007
  Cascalho, J
Ciência Vitae

Tuning agents' behaviours using embedded attributes.

 2007
  J Cascalho, H Coelho
  Artificial Intelligence and Applications, 157-162, 2007
  Google Scholar  4 Citações
Google Scholar

Characterising Agents’ Behaviours: Selecting Goal Strategies Based on Attributes

 2006
  Cascalho, José; Antunes, Luis; Corrêa, Milton; Coelho, Helder
  Lecture Notes in Computer Science
  Google Scholar  5 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Toward a Motivated BDI Agent Using Attributes Embedded in Mental States

 2006
  Cascalho, José; Antunes, Luis; Corrêa, Milton; Coelho, Helder
  Current Topics in Artificial Intelligence
  Google Scholar  8 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture

 2006
  Jos\'e Cascalho; Helder Coelho; Cascalho, J
  Proceedings of the 4th European Workshop on Multi-Agent Systems,EUMAS'06
Ciência Vitae

Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture.

 2006
  J Cascalho, H Coelho
  EUMAS, 2006
  Google Scholar  2 Citações
Google Scholar

Exploring the mechanisms behind a BDI-like architecture

 2005
  Jose Cascalho; Leonel Nobrega; Milton Correa; Helder Coelho
  Conceptual Modeling Simulation Conference
  Google Scholar  5 Citações
Ciência Vitae | Google Scholar

Um laboratório para inteligência artificial distribuída

 1999
  Cascalho, José Manuel Veiga Ribeiro
Ciência Vitae | Google Scholar

12 Projetos de Investigação

  • UID/00027/2025
CC1338
 Fundação para a Ciência e Tecnologia
 FCT

UID/00027/2025 (IS2E/LIAC)


  • M1.1.A/FUNC.UI&D/013/2025
CC1299
 

Funcionamento UI&D/IS2E-LIACC/2025


  • M3.4.A/PRO. ROBÓTICA/022/2024
  • Fechado
CC1231
 Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento
 FCT

Clube de Programação e Robótica 2024


  • M3.4.A/PRO. ROBÓTICA/029/2023
  • Fechado
CC1184
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCT • GRIA

Clube de Programação e Robótica


  • M3.3.B/ORG.R.C./034/2023
  • Fechado
CC1169
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCT • NIDeS

22º Encontro Português de Inteligência Artificial EPIA 2023


  • M3.4.B/PRO. ROBÓTICA/028/2022
  • Fechado
CC1161
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCT • NIDeS

Fundação Gaspar Frutuoso


  • M3.3.B/ORG.R.C./019/2022/EDIÇÃO 1
  • Fechado
CC1115
 Direção Regional do Turismo • Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCT • NIDeS

25th CLAWAR 2022 International Conference Series on Climbing and Walking Robots and the Support Technology for Mobile Machines


  • M3.4.B/PRO.ROBÓTICA/001/2021
  • Fechado
CC1094
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCT • NIDeS

Apoio para a gestão, organização, implementação e desenvolvimento funcional do Clube de Programação e Robótica da Universidade dos Açores.


  • M3.4.B/PRO. ROBÓTICA/020/2020
  • Fechado
CC1042
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • PROSCIENTIA
 FCT • NIDeS

Projeto de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores (PRIA)


  • M3.4.B/PRO. ROBÓTICA/009/2019
  • Fechado
CC867
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
 FCT • NIDeS

Projeto de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores (PRIA)


  • PO ACORES2020-2015-SIMSEA
  • Fechado
CC639
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • PO Açores 2020 - FEDER
 FCT • NIDeS

Agent-based Modelling and Simulation for Conservation and Resource Management in Azorean Seamounts


  • M3.3.B/ORG.R.C/0000026/2013/1
  • Fechado
CC276
 Direção Regional da Ciência e da Tecnologia • Direção Regional do Turismo • Particulares (inscrições)
 FCT

16º Encontro Português para a Inteligência Artificial (EPIA2013)


2 Prestações de Serviço

  • CLAWAR 2022
  • Concluído
CC1153
 Particulares (inscrições)
 FCT • NIDeS

25th issue of the International Conference Series on Climbing and Walking Robots and the Support Technologies for Mobile Machines


  • ICARSC 2020
  • Fechado
CC968
 Particulares (inscrições)
 FCT • NIDeS

20th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems Competitions


Formação

  Formação

2008/04/28 Doutoramento
Computational Science
Universidade dos Açores, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Arquitecturas baseadas em estados mentais "
1999 Mestrado Pré-Bolonha
Maters in Informatics
Universidade de Lisboa, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Laboratório Multi-Agentes"
1997 Licenciatura
Electronic and Computing Engineering
Universidade de Lisboa, Portugal
(TESE/DISSERTAÇÃO) "Diálogo entre Agentes"

  Áreas de Conhecimento

Ciências da Computação

Biografia

José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Computação em 2008 pelo(a) Universidade dos Açores, Mestrado em Mestrado em Informática em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1997 pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Organizou 2 evento(s). Participou em 8 evento(s). Orientou 8 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Atua nas Ciências Exatas com ênfase na Inteligência Artificial, na área de simulação em sistemas multiagentes e Robótica numa perspectiva mais educacional. Atuou ainda nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Matemática; Tecnologia; Resolução de Problemas, Matemática; Sistemas Multiagentes; Inteligência Artificial; Robótica; Educação.

  Hiperligações

https://gria.uac.pt

https://gria.uac.pt

Entidades

  Entidades de I&D

FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

NIDeS - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde

GRIA - Grupo de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores

  Entidades Financiadoras

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento

Direção Regional da Ciência e da Tecnologia

PO Açores 2020 - FEDER

Particulares (inscrições)

Enviar uma mensagem

© 2025   Política de Privacidade

Developed by Valuring

Confirmar Ação

Tem a certeza que pretende continuar? Esta ação é irreversível.

Portal do

Investigador

Estamos agora mais próximos dos investigadores