José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho
cascalho, josé manuel veiga ribeiro | josé cascalho | cascalho, j. | jose cascalho
José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Computação em 2008 pelo(a) Universidade dos Açores, Mestrado em Mestrado em Informática em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1997 pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores.
R&D Entities
FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
NIDeS - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde
GRIA - Grupo de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores
Perfis Externos
scholar.google.comjzi6JzEAAAAJ
Áreas de Conhecimento
Keywords
Financing Entities
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento
Hiperligações
Partilhar este perfil:
of 95 Publicações
Barbosa-Anda, Francisco Rodolfo 209 Barbosa, João 56 Barbosa, Pedro 74 Barroso, Hugo Conde 143
J Batista, P Batista, R Bertoglio, M Bertucat, R Bettencourt, ...
ICARSC
N Lau, MF Silva, LP Reis, J Cascalho
ICARSC’2020 Committees
N Lau, J Cascalho, H Guerra, M Funk, A Garcia, P Lima, IAH Norway, ...
Licenciatura DE Educadores DE Infância
JM Cascalho
Um Ambiente de Autoria para Apoio à Aprendizagem Baseada em Projetos de Investigação
CS Menezes, J Cascalho, RA de Nevado, L Gomes, P Delgada–Portugal
AZOBOPI: TESTING A SIMPLE ROBOT FOR LEARNING COMPUTATIONAL THINKING SKILLS IN ELEMENTARY CLASSES
2024
J Cascalho, M Funk, A Santos, F Pedro, F Marques, A Mendes, ...
EDULEARN24 Proceedings, 9174-9178, 2024
Progress in Artificial Intelligence: 22nd EPIA Conference on Artificial Intelligence, EPIA 2023, Faial Island, Azores, September 5–8, 2023, Proceedings, Part II
Where is ocean literacy in oceanic islands’ schools? The Azores case
2024
AC Costa, D Freitas, AI Santos, AZ Botelho, MI Parente, A Behr, ...
Marine Policy 163, 106062, 2024
Educational robotics as a tool to foster 21st century skills
2023
L Negrini, C Giang, G Bonaiuti, JM Cascalho, TT Primo, N Eteokleous
Frontiers in Education 8, 1186029, 2023
Predicting Flood Events with Streaming Data: A Preliminary Approach with GRU and ARIMA
2023
R Moura, A Mendes, J Cascalho, S Mendes, R Melo, E Barcelos
International Conference on Optimization, Learning Algorithms and …, 2023
Robotics in Natural Settings
2023
CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Mohammad Osman Tokhi; Mendes, Armando B
Ciência Vitae
Vulcano: A new robotic challenge for legged robots
2023
M Domingos, F Pedro, A Ramos, MG Funk, A Mendes, J Cascalho
Frontiers in Robotics and AI 9, 1057832, 2023
Vulcano: Using the Volcano Metaphor as a Challenge to Educational Robotics
2023
F Pedro, M Domingos, J Nuno, H Tavares, A Ramos, A Mendes, ...
Iberian Robotics conference, 501-512, 2023
Where is Ocean Literacy in Oceanic Islands¿ Schools? The Azores case
2023
Ana Cristina Matos Ricardo Costa ; Freitas, Diana; Botelho, Andrea Z
Marine Policy
Ciência Vitae
A Toolkit for Re-Mar to Enhance Classroom Ocean Literacy
A simple interactive robot to promote computational thinking
Alphabot2 Revisited: An Educational Tool to Program and Learn Robotics
2022
B Medeiros, R Mousinho, J Cascalho, M Funk
Iberian Robotics conference, 562-574, 2022
Bringing Underused Learning Objects to the Light: A Multi-agent Based Approach
2022
André Behr; José Cascalho; Armando Mendes; Hélia Guerra; Luis Cavique; Paulo Trigo; Helder Coelho; Rosa Vicari
Ciência Vitae
Bringing underused learning objects to the light: a multi-agent based approach
2022
A Behr, J Cascalho, A Mendes, H Guerra, L Cavique, P Trigo, H Coelho, ...
EPIA Conference on Artificial Intelligence, 751-763, 2022
Climbing a Volcano: a new robotic competition
2022
MG Funk, J Cascalho, F Pedro, A Behr, P Medeiros, AB Mendes
Climbing and Walking Robots Conference, 414-422, 2022
Climbing a Volcano: A New Robotic Competition
2022
Funk, Matthias G
Lecture Notes in Networks and Systems
Ciência Vitae
Communication in educational robots: from coordination to IoT systems
2022
J Cascalho, A Mendes, F Pedro, A Ramos, P Medeiros, M Funk
International Conference on Optimization, Learning Algorithms and …, 2022
Communication in Educational Robots: From Coordination to IoT Systems
2022
José Cascalho; Armando Mendes; Francisco Pedro; Alberto Ramos; Paulo Medeiros; Matthias Funk; Cascalho, José; et al
Communications in Computer and Information Science
Ciência Vitae
Learning Objects in the Educational Context: The Perspective of Teachers in the Azores
Robotics for Young People in AZORESminiBOT
2022
Medeiros, Paulo Jorge Ferreira de; Santos, Ana Isabel; Dora Pereira; Nanci Botelho; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO
International Journal of Information and Education Technology
Robotics in Natural Settings: CLAWAR 2022
2022
JM Cascalho, MO Tokhi, MF Silva, A Mendes, K Goher, M Funk
Springer Nature, 2022
Azbot-1C: An Educational Robot Prototype for Learning Mathematical Concepts
2021
Pedro, Francisco; Cascalho, José; Medeiros, Paulo; Novo, Paulo; Funk, Matthias; Ramos, Albeto; Mendes, Armando; Lima, José
Communications in Computer and Information Science
Ciência Vitae
Azbot-1c: An educational robot prototype for learning mathematical concepts
2021
F Pedro, J Cascalho, P Medeiros, P Novo, M Funk, A Ramos, A Mendes, ...
International Conference on Optimization, Learning Algorithms and …, 2021
Azoresbot v2: A new robot for learning robotics and science at schools
2021
Cascalho, Jose; Pedro, Francisco; Mendes, Armando; Funk, Matthias; Ramos, Alberto; Novo, Paulo
Ciência Vitae | Google Scholar
Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System
2021
M Funk, J Cascalho, M Funk, P Novo, F Pedro, A Mendes
Trends and Applications in Information Systems and Technologies: Volume 4 9 …, 2021
Editorial of the topical collection “state of the art on autonomous robot systems and competitions”
2021
Lau, Nuno; Silva, Manuel F
SN Applied Sciences
Educational Robotics and Tangible Devices for Promoting Computational Thinking
Enhancing learning object repositories with ontologies
Paper-Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System
2021
Funk, Matthias; Cascalho, José; Funk, Michael; Novo, Paulo; Pedro, Francisco; Mendes, Armando
Trends and Applications in Information Systems and Technologies
Ciência Vitae
Re-Mar: repository of marine learning objects
2021
A Behr, J Cascalho, H Guerra, A Costa, M Parente, A Botelho, R Vicari, ...
Anais do XII Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e …, 2021
Recommending Metadata Contents for Learning Objects Through Linked Data
2021
André Behr; Armando Mendes; Paulo Trigo; José Cascalho; Hélia Guerra; Ana Costa; Manuela Parente; Andrea Botelho; Rosa Vicari
Ciência Vitae | Google Scholar
Uso de Ontologias num Repositório de OAs sobre o Mar
Automated Discovery of Relationships, Models, and Principles in Ecology
2020
Cardoso, P
Frontiers in Ecology and Evolution
Welcome Message
2020
Lau, N
Ciência Vitae
Azoresbot: An Arduino Based Robot for Robocup Competitions
2019
Cascalho, José; Mendes, Armando; Ramos, Alberto; Pedro, Francisco; Bonito, Nuno; Almeida, Domingos; Augusto, Pedro; et al
Robot 2019: Fourth Iberian Robotics Conference
Ciência Vitae | Google Scholar
Challenges of distance learning at the University of the Azores: outcomes of the implementation of MAPE to Engineering programes
2019
Quadros, S
European Conference on Educational Research
Ciência Vitae
SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment
2019
Cascalho, José; Trigo, Paulo; Cruz, Maria; Mendes, Armando; Giacomello, Eva; Ressurreição, Adriana; Dentinho, Tomás; Morato, Telmo
Ciência Vitae
SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment.
2019
J Cascalho, P Trigo, MJ Cruz, AB Mendes, E Giacomello, A Ressurreiçao, ...
ICAART (1), 202-209, 2019
The OBAA Standard for Developing Repositories of Learning Objects: the Case of Ocean Literacy in Azores
A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágio
A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Assessing the landscape functional connectivity using movement maps: a case study with endemic Azorean insects
Contribuição para a sustentabilidade no fornecimento e uso da água em Massingir (Moçambique)
A Matemática no quotidiano : promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
A comunicação verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Agent-Based Modelling for a Resource Management Problem in a Role-Playing Game
2015
Cascalho, José; Mabunda, Pinto
Progress in Artificial Intelligence
Ciência Vitae | Google Scholar
Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio From Problem Solving to Mathematical Reasoning: An Experience in …
2015
JM Cascalho, R Teixeira, RF Meireles
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em …, 2015
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
2015
Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Ferreira, Rui Filipe Meireles
Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico
A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática
2014
CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Moreira, Stephanie; Teixeira, Ricardo; Serpa, Margarida
A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática
Ciência Vitae
A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1. º ciclo do Ensino Básico
2014
REC Teixeira, JM Cascalho, RFM Ferreira
Jornal das Primeiras Matemáticas 2, 52-64, 2014
Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino Básico
2014
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Ferreira, Rui Filipe Meireles
O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1. º Ciclo do Ensino Básico
2014
REC Teixeira, JM Cascalho, RP Nogueira
Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2. º Congresso da Ordem …, 2014
O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
2014
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira
Ciência Vitae
Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
Role Playing Games in Participatory Agent-Based Systems
A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
Advances in Artificial Intelligence
2013
Correia, Luís; Reis, Luís Paulo; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Gomes, Luis; Guerra, Hélia; Cardoso, Pedro
Ciência Vitae
Advances in Artificial Intelligence: Local Proceedings
2013
L Correia, LP Reis, J Cascalho, LM Gomes, H Guerra, PM Cardoso
CMATI-University of the Azores, 2013
Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada
2013
REC Teixeira, JM Cascalho, DT Oliveira
Jornal das Primeiras Matemáticas 1, 21-33, 2013
Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
2013
V Belém, JM Cascalho, RC Teixeira
Educação e Matemática, 29-33, 2013
Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo
2013
CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Melo, Tânia
Educação e Matemática
Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo: uma forma de cativar as crianças para a aprendizagem da matemática
2013
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Melo, Tânia Sofia do Amaral
Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor
2013
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Nogueira, Raquel
Jornal das primeiras matemáticas
Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics): Preface
2013
Correia, L
Ciência Vitae
MULTI-AGENT SYSTEMS AND AGENT-BASED MODELING PARADIGM: TOOLS AND APPLICATIONS
O lado lúdico da aprendizagem da matemática : a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento das competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Perspectives and progress of ecology and conservation science in the Azores: the possible contribution of Artificial Intelligence
Problem Solving Through Crafts and Challenges
2013
CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Moreira, Stephanie; Teixeira, Ricardo
Recreational Mathematics Colloquium III
Ciência Vitae
Progress in Artificial Intelligence
Towards an Agent Based Modeling: The Prediction and Prevention of the Spread of the Drywood Termite Cryptotermes brevis
2013
Guerreiro, Orlando; Ferreira, Miguel; Cascalho, José; Borges, Paulo
Progress in Artificial Intelligence
Ciência Vitae | Google Scholar
Utilização da técnica agent-based modeling como ferramenta de previsão e controlo da infestação de térmitas na cidade de Angra do Heroísmo". Trabalho apresentado em Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?
2013
Guerreiro, O
Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?"
Ciência Vitae
A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
2012
Belém, Vanda Patrícia de Oliveira; Cascalho, José; Teixeira, Ricardo; Vanda Belém; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Oliveira, Diana Tavares; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Oliveira, Diana
O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância
2012
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Nogueira, Raquel
Jornal de Matemática Elementar
Tuning agents' behaviours using embedded attributes
2007
Cascalho, J
Ciência Vitae
Tuning agents' behaviours using embedded attributes.
2007
J Cascalho, H Coelho
Artificial Intelligence and Applications, 157-162, 2007
Characterising Agents’ Behaviours: Selecting Goal Strategies Based on Attributes
2006
Cascalho, José; Antunes, Luis; Corrêa, Milton; Coelho, Helder
Lecture Notes in Computer Science
Ciência Vitae | Google Scholar
Toward a Motivated BDI Agent Using Attributes Embedded in Mental States
2006
Cascalho, José; Antunes, Luis; Corrêa, Milton; Coelho, Helder
Current Topics in Artificial Intelligence
Ciência Vitae | Google Scholar
Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture
2006
Jos\'e Cascalho; Helder Coelho; Cascalho, J
Proceedings of the 4th European Workshop on Multi-Agent Systems,EUMAS'06
Ciência Vitae
Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture.
Exploring the mechanisms behind a BDI-like architecture
2005
Jose Cascalho; Leonel Nobrega; Milton Correa; Helder Coelho
Conceptual Modeling Simulation Conference
Ciência Vitae | Google Scholar
Um laboratório para inteligência artificial distribuída
10 Research Projects
CC276
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• Direção Regional do Turismo
• Particulares (inscrições)
FCT
16th Portuguese Meeting for Artificial Intelligence (EPIA2013)
CC639
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• PO Açores 2020 - FEDER
FCT • NIDeS
Agent-based Modelling and Simulation for Conservation and Resource Management in Azorean Seamounts
CC867
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCT • NIDeS
Robotics and Artificial Intelligence Project at the University of the Azores (PRIA)
CC1042
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• PROSCIENTIA
FCT • NIDeS
Robotics and Artificial Intelligence Project of the University of the Azores (PRIA)
CC1094
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCT • NIDeS
Support for the management, organization, implementation and functional development of the Programming and Robotics Club of the University of the Azores.
CC1115
Direção Regional do Turismo
• Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCT • NIDeS
25th CLAWAR 2022 International Conference Series on Climbing and Walking Robots and the Support Technology for Mobile Machines
CC1161
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCT • NIDeS
Gaspar Frutuoso Foundation
CC1169
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCT • NIDeS
22nd Portuguese Meeting of Artificial Intelligence EPIA 2023
CC1184
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
• Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
FCT • GRIA
Programming and Robotics Club
CC1231
Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento
FCT
Programming and Robotics Club 2024
2 Services Provisions
Training
Training
2008/04/28 |
Doutoramento Computational Science Universidade dos Açores, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Arquitecturas baseadas em estados mentais " |
1999 |
Mestrado Pré-Bolonha Maters in Informatics Universidade de Lisboa, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Laboratório Multi-Agentes" |
1997 |
Licenciatura Electronic and Computing Engineering Universidade de Lisboa, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Diálogo entre Agentes" |
Áreas de Conhecimento
Biography
José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Computação em 2008 pelo(a) Universidade dos Açores, Mestrado em Mestrado em Informática em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1997 pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Organizou 2 evento(s). Participou em 8 evento(s). Orientou 8 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Atua nas Ciências Exatas com ênfase na Inteligência Artificial, na área de simulação em sistemas multiagentes e Robótica numa perspectiva mais educacional. Atuou ainda nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Matemática; Tecnologia; Resolução de Problemas, Matemática; Sistemas Multiagentes; Inteligência Artificial; Robótica; Educação.
Hiperligações