
José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho
R&D Entities
FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
NIDeS - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde
GRIA - Grupo de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores
Perfis Externos
scholar.google.comjzi6JzEAAAAJ
Áreas de Conhecimento
Keywords
Financing Entities
Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento
Direção Regional da Ciência e da Tecnologia
Hiperligações
Partilhar este perfil:
of 95 Publicações
Barbosa-Anda, Francisco Rodolfo 209 Barbosa, João 56 Barbosa, Pedro 74 Barroso, Hugo Conde 143
ICARSC
ICARSC’2020 Committees
Licenciatura DE Educadores DE Infância
Um Ambiente de Autoria para Apoio à Aprendizagem Baseada em Projetos de Investigação
AZOBOPI: TESTING A SIMPLE ROBOT FOR LEARNING COMPUTATIONAL THINKING SKILLS IN ELEMENTARY CLASSES
Progress in Artificial Intelligence: 22nd EPIA Conference on Artificial Intelligence, EPIA 2023, Faial Island, Azores, September 5–8, 2023, Proceedings, Part II
Where is ocean literacy in oceanic islands’ schools? The Azores case
Educational robotics as a tool to foster 21st century skills
Predicting Flood Events with Streaming Data: A Preliminary Approach with GRU and ARIMA
Robotics in Natural Settings
Vulcano: A new robotic challenge for legged robots
Vulcano: Using the Volcano Metaphor as a Challenge to Educational Robotics
Where is Ocean Literacy in Oceanic Islands¿ Schools? The Azores case
A Toolkit for Re-Mar to Enhance Classroom Ocean Literacy
A simple interactive robot to promote computational thinking
Alphabot2 Revisited: An Educational Tool to Program and Learn Robotics
Bringing Underused Learning Objects to the Light: A Multi-agent Based Approach
Bringing underused learning objects to the light: a multi-agent based approach
Climbing a Volcano: a new robotic competition
Climbing a Volcano: A New Robotic Competition
Communication in educational robots: from coordination to IoT systems
Communication in Educational Robots: From Coordination to IoT Systems
Learning Objects in the Educational Context: The Perspective of Teachers in the Azores
Robotics for Young People in AZORESminiBOT
Robotics in Natural Settings: CLAWAR 2022
Azbot-1C: An Educational Robot Prototype for Learning Mathematical Concepts
Azbot-1c: An educational robot prototype for learning mathematical concepts
Azoresbot v2: A new robot for learning robotics and science at schools
Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System
Editorial of the topical collection “state of the art on autonomous robot systems and competitions”
Educational Robotics and Tangible Devices for Promoting Computational Thinking
Enhancing learning object repositories with ontologies
Paper-Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System
Re-Mar: repository of marine learning objects
Recommending Metadata Contents for Learning Objects Through Linked Data
Uso de Ontologias num Repositório de OAs sobre o Mar
Automated Discovery of Relationships, Models, and Principles in Ecology
Welcome Message
Azoresbot: An Arduino Based Robot for Robocup Competitions
Challenges of distance learning at the University of the Azores: outcomes of the implementation of MAPE to Engineering programes
SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment
SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment.
The OBAA Standard for Developing Repositories of Learning Objects: the Case of Ocean Literacy in Azores
A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágio
A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Assessing the landscape functional connectivity using movement maps: a case study with endemic Azorean insects
Contribuição para a sustentabilidade no fornecimento e uso da água em Massingir (Moçambique)
A Matemática no quotidiano : promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
A comunicação verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Agent-Based Modelling for a Resource Management Problem in a Role-Playing Game
Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio From Problem Solving to Mathematical Reasoning: An Experience in …
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico
A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática
A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1. º ciclo do Ensino Básico
Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino Básico
O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1. º Ciclo do Ensino Básico
O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
Role Playing Games in Participatory Agent-Based Systems
A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
Advances in Artificial Intelligence
Advances in Artificial Intelligence: Local Proceedings
Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada
Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo
Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo: uma forma de cativar as crianças para a aprendizagem da matemática
Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor
Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics): Preface
MULTI-AGENT SYSTEMS AND AGENT-BASED MODELING PARADIGM: TOOLS AND APPLICATIONS
O lado lúdico da aprendizagem da matemática : a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento das competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Perspectives and progress of ecology and conservation science in the Azores: the possible contribution of Artificial Intelligence
Problem Solving Through Crafts and Challenges
Progress in Artificial Intelligence
Towards an Agent Based Modeling: The Prediction and Prevention of the Spread of the Drywood Termite Cryptotermes brevis
Utilização da técnica agent-based modeling como ferramenta de previsão e controlo da infestação de térmitas na cidade de Angra do Heroísmo". Trabalho apresentado em Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?
A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância
Tuning agents' behaviours using embedded attributes
Tuning agents' behaviours using embedded attributes.
Characterising Agents’ Behaviours: Selecting Goal Strategies Based on Attributes
Toward a Motivated BDI Agent Using Attributes Embedded in Mental States
Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture
Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture.
Exploring the mechanisms behind a BDI-like architecture
Um laboratório para inteligência artificial distribuída
10 Research Projects
Programming and Robotics Club 2024
Programming and Robotics Club
22nd Portuguese Meeting of Artificial Intelligence EPIA 2023
Gaspar Frutuoso Foundation
25th CLAWAR 2022 International Conference Series on Climbing and Walking Robots and the Support Technology for Mobile Machines
Support for the management, organization, implementation and functional development of the Programming and Robotics Club of the University of the Azores.
Robotics and Artificial Intelligence Project of the University of the Azores (PRIA)
Robotics and Artificial Intelligence Project at the University of the Azores (PRIA)
Agent-based Modelling and Simulation for Conservation and Resource Management in Azorean Seamounts
16th Portuguese Meeting for Artificial Intelligence (EPIA2013)
2 Services Provisions
Training
Training
2008/04/28 |
Doutoramento Computational Science Universidade dos Açores, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Arquitecturas baseadas em estados mentais " |
1999 |
Mestrado Pré-Bolonha Maters in Informatics Universidade de Lisboa, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Laboratório Multi-Agentes" |
1997 |
Licenciatura Electronic and Computing Engineering Universidade de Lisboa, Portugal (TESE/DISSERTAÇÃO) "Diálogo entre Agentes" |
Áreas de Conhecimento
Biography
Hiperligações
Entities
R&D Entities
FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
NIDeS - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde
GRIA - Grupo de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores
Financing Entities
Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento